Notas

Um projeto apresentado pelos profesores Maria Magdalena Ferreira Ribas (Câmpus Regional do Arenito) e Eder Pereira Gomes (Campus de Umuarama) ao edital de seleção de bolsistas foi aprovado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras: Extensão Tecnológica Empresarial/ Fundação Araucária.

Trata-se do Projeto de Extensão: “Alternativas de aproveitamento de efluentes como inovação tecnológica em laticínios: Uma proposta para a região de Entre Rios – Noroeste do Paraná”

O Universidade Sem Fronteiras é da da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Seti – Fundação Araucária.

Serão beneficiados pelo projeto acadêmicos dos cursos de Engenharia Agrícola e Agronomia, que cursam do 2º ao 8º semestre. O projeto prevê o desenvolvimento de diversas atividades: planejamento, execução, implantação, avaliação e monitoramento das ações referentes ao projeto, tanto em campo como em laboratório. Os profissionais atuarão nas áreas de Tratamento de Efluentes de Laticínios e Fertirrigação.

O local de realização do projeto serão os municípios de Cidade Gaúcha, Umuarama e região Entre Rios do Noroeste do Paraná. A duração é de um ano.

 

Os professores Renilson Menegassi e Edson Carlos Romualdo são os responsáveis pelo curso de extensão Gêneros textuais na prova de redação do concurso vestibular, que será ministrado somente para professores, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), nos dias 9, 16 e 23 de março.

Doutores em Letras, Menegassi e Romualdo são professores do Departamento de Letras da UEM, onde desenvolvem um projeto de pesquisa financiado pela Fundação Araucária. O objetivo do curso é contribuir e preparar os professores de língua portuguesa e redação a respeito da produção de gêneros textuais no concurso vestibular da UEM. A inscrição deve ser feita até 6 de março, no Bloco G-34, sala 1 (térreo). Outras informações pelo telefone (44) 3261-4830 / E-mail: sec-ple@uem.br.


    

 


 

Termina, no dia 27 deste mês, o prazo de inscrições para o curso de especialização em Biotecnologia Aplicada à Angroindústria da UEM.

Ele é dirigido a profissionais de Agronomia, Zootecnia, Ciências Biológicas, Farmácia, Tecnologia em Alimentos, Engenharia de Produção, Veterinária em áreas afins. As aulas começam no dia 14 de março.

Entre as disciplinas, estão as de Biossegurança em Biotecnologia; Estrutura e Função das Macromoléculas Biológicas; Genética Aplicada à Biotecnologia; Aplicações de Biologia Molecular em Biotecnologia; Biotecnologia Microbiana; Biotecnologia Aplicada à Agronomia; Marcadores Moleculares Aplicados à Agronomia; Monitoramento Ambiental: Mutagênese. Os alunos também estudarão o Controle Biológico de Pragas; Biotecnologia Ambiental: diagnósticos moleculares e biologia do desenvolvimento; Marcadores Moleculares Baseados em Isoenzimas Aplicados à Produção Animal; Biotecnologia Aplicada a Zootecnia e Veterinária; Marcadores Citológicos Aplicados à Piscicultura; Fundamentos de Genômica; Fundamentos de Bioinformática; entre outras.

Os interessados devem se inscrever na secretaria do Departamento de Biologia Celular e Genética, Bloco H-67, sala 16, munidos da documentação exigida. Outras informações pelo telefone 3261-4342, site www.dbc.uem.br ou e-mail  sec-dbc@uem.br.

A Central de Biologia Molecular, Estrutural e Funcional e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem a palestra Genome Sequencer FLX System: longer reads for more applications, no dia 10 deste mês. O tema será abordado por Sandra Valéria de Sá, da Roche Applied Science, a partir das 9 horas, no anfiteatro do Comcap (Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa), Bloco A-9.

 

A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá aceita inscrições para o curso de Extensão em Música, dirigido a iniciantes, nos seguintes instrumentos: piano, flauta doce, flauta transversal, violino e violão. As inscrições vão de 2 a 13 de março.  Há ainda a possibilidade de ingresso no curso Pré-Básico, que abrirá inscrições no mesmo período, para aulas de piano, violão, violino e flauta transversal.

Até 12 de março, estarão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Instrumento Musical – piano, violão e flauta transversal.  E, ainda, de 23 a 26 de março, será possível se inscrever para o Curso de Extensão Pré-Técnico II, em piano, violão, violino e flauta transversal. 

As inscrições devem ser feitas na Escola de Música, Bloco 117, no câmpus universitário. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4383.    

 

 

A Universidade Estadual de Maringá oferece curso de língua japonesa a partir de 16 de março. As matrículas de interessados devem ser feitas de 9 a 13 de março, no Instituto de Estudos Japoneses, bloco 25, sala 12, das 14 às 18 horas. Nos dias 11 e 12, o atendimento se estenderá até 19h30. Os documentos exigidos são cópias do RG e CPF e uma foto 3x4.

Para quem já possui conhecimento do idioma, será feito teste de classificação nos dias 11 (em três horários) e 12 (em dois horários). O curso é aberto à comunidade em geral. A taxa de matrícula é de R$ 70,28. O custo do curso é de quatro parcelas de R$ 46,49.

Outras informações no IEJ, fone 3261-4268 ou e-mail sec-iej@uem.br.