Notas

O professor Marcílio Hübner de Miranda Neto, do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da Universidade Estadual de Maringá, profere a conferência Ritmos da Vida, dentro da programação da III Aula Magna da Faculdade Integrado de Campo Mourão. O tema será abordado nesta quarta-feira (18), às 19h15, no Teatro Municipal de Campo Mourão. Miranda Neto vai explicar a harmonia entre o homem e a natureza no estabelecimento dos ritmos cotidianos da vida. A palestra baseia-se nos princípios da cronobiologia. O professor diz que é possível organizar as atividades de trabalho, estudo e lazer, respeitando a harmonia entre o corpo e o meio ambiente.

Também fará parte da programação a apresentação da peça teatral A farsa do fiscal que se casou com a trambiqueira, cujo texto é de Marcílio Hübner de Miranda Neto e direção de Reinaldo de Castro Soriani. Nela são dramatizados muitos dos problemas envolvidos no contrabando e na pirataria. São mostrados o desemprego e a ânsia por consumir produtos industrializados como fatores que favorecem o surgimento de máfias de contrabandistas e de legiões de camelôs e sacoleiros que muitas vezes, sem se dar conta, servem a essas máfias. No elenco, estão Marcelo Henrique Galdioli (Salomão Justino); Sônia Trannin de Melo (Anunciata); Vera Lehmann (Dúbia Bela); Rosa Fátima dos Santos (Porcina Patriofóbica); Marcílio Hubner de Miranda Neto (Patriofílico Tributarício), Rodolfo Molinari Hubner (Mula); Reinaldo de Castro Soriani (Arauto). A realização é do Museu Dinâmico Interdisciplinar da UEM e da Associação SER Maringá (Receita Estadual, Receita Federal e Lions Clube Maringá Universitário Integração).

Inscrições para participação da Aula Magna são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.grupointegrado.br.

A Adecon, empresa júnior de consultoria que funciona na UEM e reúne acadêmicos dos cursos de Economia, Ciências Contábeis e de Administração, vai selecionar novos integrantes. O processo seletivo dos candidatos será realizado no dia 11 de março, às 18h15, no anfiteatro Ney Marques, no câmpus universitário.

Outras informações pelo telefone (44) 3261-4361.

Começa terça-feira (17), com uma vernissage, a Feira de Arte de Maringá. Nove artistas estarão expondo seus trabalhos no Teatro Calil Haddad e negociando suas obras diretamente com o público. A proposta visa fomentar o mercado de arte na cidade e desmistificar a relação de compra e venda de obras de qualidade a um bom preço.

Ademir Kimura, Cristina Agostinho, Edgar Osterroht, Jorge Pedro, Paolo Ridolfi, Regina Acatu, Ricardo Zwecker, Suzan Yoko e a professora da UEM, Tânia Machado são os artistas expositores.

Outras informações no site www.maringa.com/feiradearte.

No período de 24 de janeiro a 7 de fevereiro, uma equipe da UEM, formada pelos professores Américo José Marques (DGE) e Maria Aparecida Sert (DBI)  e pelos acadêmicos Aline Roberta Tacon Dambrós (Pedagogia), Débora Lachner (Biologia), José dos Santos Neto (Agronomia), Michelly Pinheiro (Arquitetura e Urbanismo) e Pedro Henrique Carnevalli Fernandes (Geografia), participaram da Operação Centro-Norte do Projeto Rondon, juntamente com a equipe da Universidade São  Francisco – USF – no município de Monte Alegre de Goiás – GO.

Durante os 15 dias de operação, a equipe da UEM desenvolveu no município, com muito êxito e com intensa participação da comunidade local, as seguintes atividades: Culinária: alimentos saudáveis e baratos; Gestão de Projetos, Introdução ao ambiente Windows e Microsoft Office; Técnicas de manejo zootécnico e agronômico; Horto de técnicas medicinais; Horta familiar; Compostagem; Arte em recicláveis; Alternativas de produção de papel reciclado; Literatura Infantil; Reutilização do óleo de cozinha para a confecção do sabão; Curso básico de CorelDRAW e AutoCAD; Instrumentos legais para elaboração e execução de Plano Diretor e Saneamento Básico.

O Projeto Rondon é um projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa e conta com a colaboração da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC. O Projeto envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento de comunidades carentes.

O Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferecem o curso de especialização Atenção à Família e à Comunidade, a partir do dia 21 de março. As inscrições podem ser feitas até o dia 9, na coordenação de Pós-Graduação, no Bloco 118.

A especialização é destinada a psicólogos, psiquiatras, educadores, médicos, enfermeiros, advogados, assistentes sociais, e outros profissionais da área de humanas e da saúde. O curso tem o objetivo de formar profissionais de alto nível, capacitados para o atendimento psicoterápico da família e para intervenções pontuais em famílias e comunidades em diferentes contextos; além de promover o aprofundamento teórico sobre as principais teorias sociológicas e psicológicas acerca da família.

No ato da matrícula o aluno deverá optar pela área de formação em psicoterapia familiar sistêmica, só permitida a psicólogos e psiquiatras, ou área de formação em intervenções sistêmicas na família e na comunidade. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras a partir das 18h40 e sábados de manhã e à tarde.

Os candidatos serão selecionados por meio da análise do currículo. O investimento é de R$ 50,00, na inscrição, e 28 parcelas de R$ 290,00. Outras informações pelo fone (44) 3261-4416 ou e-mail rgcmoraes@uem.br.

A partir do dia 16 deste mês, a Aiesec, organização gerida por jovens universitários, realiza processo seletivo de recrutamento de acadêmicos interessados para o trabalho dentro da organização e para intercâmbios profissionais, estimulando a descoberta e o desenvolvimento do potencial de liderança de seus membros.

As inscrições estão abertas para alunos dos cursos do centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e dos cursos de engenharia em geral. Devem ser feitas pelo site www.aiesec.org.­­br/maringa.

A seleção será feita com base numa palestra informativa, dinâmica em grupo e numa entrevista. O processo termina no dia 23 de março. Organização que está completando 10 anos na UEM, a Aiesec está presente em mais de 100 países.

Informações adicionais pelo ramal 3688 ou no escritório da organização, instalado no Bloco D-67, sala 104, no câmpus universitário.