Notas

A Universidade Estadual de Maringá está participando da Semana Nacional e Municipal de Prevenção, promovida pelo Conselho Municipal Antidrogas de Maringá, desde domingo (21) até 1º de julho. O evento marca o Dia Internacional de Combate ao Uso Indevido de Drogas (26 de junho). Entre as atividades, estão a banca de prevenção nas feiras, audiência pública com a aplicação da legislação (26/6, às 14 horas, na Câmara Municipal) e Seminário Segurança Pública e Política sobre Drogas (1º de julho na UEM).

Segundo o Comad, o desconhecimento, a indiferença e a omissão contribuem para o aumento do uso indevido de drogas e suas conseqüências, como a violência doméstica, atraso ou evasão escolar, acidentes no trânsito, doenças físicas e mentais, criminalidade.

Outras informações pleos fones: Comad - 3218-3131; Projeto de Apoio ao Dependente Químico da UEM - 2101-9070; e Projeto de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico da UEM  -  3261-4266.

Cerca de 500 alunos de 15 escolas estaduais de Maringá e região participam do X Grande Festival Interpólos do Centro de Excelência Regional de Handebol, neste domingo (21), das 8h30 às 17 horas, no Ginásio Valdir Pinheiro. Na programação, competições de minihandebol, atividades de integração dos grupos e lanche.

O Centro de Excelência faz parte de um projeto de extensão do Departamento de Educação Física da UEM, em convênio com a Associação Maringaense de Handebol e parceria com a Unimed, a Secretaria de Esportes de Maringá e escolas públicas estaduais. Coordenado pelo professor Lourivaldo Teixeira, tem como objetivos a socialização da prática esportiva e a promoção e a estimulação do aprendizado de handebol. Para desenvolver as atividades, o Centro conta com 20 monitores, alunos da UEM, Cesumar e Uningá.

Departamento de Geografia e o Programa de Pós-graduação em Geografia da UEM promovem a palestra “Generalidatdes y Aspectos Mineros de la Provincia de Catamarca-Republica Argentina Principais Yacimientos en Explotación”, ministrada pela professora Susana Fuentes, da Faculdade de Tecnologia e Ciências Aplicadas, da Universidade Nacional de Catamarca, Argentina. Será realizada no dia 23 de junho de 2009, as 19h30, bloco H-12, sala 14. (auditório do PGE).

A palestra faz parte de um convênio realizado entre a Secretária de Estado da Educação do Governo do Paraná (SEED) com o IES (Instituição de Ensino Superior) e o Grupo das Universidades do Norte Grande Argentino.

Outras informações no site: http://www.pge.uem.br/ 

O programa Ponto & Contraponto desta sexta-feira (19), na Rádio UEM FM (106,9 MHz) vai debater, a partir das 11 horas da manhã, o tema Religiões e Religiosidades. Debaterão o tema o professor doutor José Beluci Caporalini, do Departamento de Filosofia da UEM, e as professoras doutoras Sandra de Cássia Pelegrini e Solange Ramos de Andrade David, do Departamento de História da UEM. O Ponto & Contraponto é transmtido ao vivo, com o objetivo de fomentar o debate de idéias e gerar a reflexão crítica e de cidadania.

Os professores Lenamar Fiorese Vieira e José Luiz Lopes Vieira, do Departamento de Educação Física da UEM, participam do livro Síndrome de Down: informações, caminhos e histórias de amor. O livro foi organizado por Vanessa Santana Dalla Déa e Edison Duarte e publicado pela Editora Phorte. Os docentes da UEM escreveram o capítulo O Papel da Família no Desenvolvimento da Criança com Síndrome de Down.

Lenamar e José Luiz Vieira abordam o desenvolvimento físico-motor, cognitivo e afetivo das crianças com essa síndrome. Eles falam sobre o comprometimento que a família deve ter com o desenvolvimento de uma criança portadora da síndrome de Down, entendendo que a família é o contexto imediato e primordial e o que exerce maior influência sobre seu desenvolvimento.

Aproveitando a experiência na área, Vieira inicia, a partir do segundo semestre deste ano, projetos na Apae de Maringá, com bolsistas do Programa de Iniciação Científica (Pibic) e alunos do mestrado em Educação Física da UEM. Um dos projetos envolve atividades motoras para as crianças da Apae.