Notas

Amanhã (30), a partir das 19h, a Associação de Docentes da UEM (ADUEM) receberá a segunda fase da Conferência Livre de Segurança Pública. O Projeto de Apoio ao Dependente Químico (PADEQ), Programa de Prevenção e Tratamento do Dependente Químico (PROVENT) e Observatório das Metrópoles da UEM participam da coordenação da conferência.

 

O evento faz parte da programação da 1º Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), promovida pelo Ministério da Justiça, que, de acordo com o site oficial do evento (www.conseg.gov.br), objetiva superar os entraves que colocam o tema entre as três maiores preocupações dos brasileiros.

 

Em Maringá, a segunda fase da conferência debaterá os eixos temáticos propostos, com ênfase nos eixos 1 (gestão democrática: controle social, integração e federalismo) e 5 (prevenção social do crime e das violências e construção da paz). Serão formuladas propostas, para envio à etapa nacional. As inscrições poderão ser feitas no dia e local do evento, às 18h30. Mesmo quem não participou da primeira fase, poderá participar da segunda.

 

 

Serviço:

 

Segunda fase da Conferência Livre de Segurança Pública

30 de agosto, a partir das 18h30.

ADUEM - R. Prof. Itamar Soares, 305.

Com a mesa temática O Jornalismo Político: a novidade dos blogs, no dia 7 de agosto, às 19 horas, auditório do CCH, terá início, na UEM, o evento de extensão Desmanchando Consensos, Fórum Permanente de Debate sobre Sociedade e Política.

Sob a coordenação da professora Ana Lúcia Rodrigues, a mesa reunirá, como debatedores, os jornalistas Verdelírio Barbosa, Milton Ravagnani, Messias Mendes e Ângelo Rigon.

Promovido pelo CCH, por meio do Departamento de Ciências Sociais, o evento se estenderá até dezembro, com o objetivo de criar um espaço de debate plural a respeito de temática de interesse público.

Outras mesas temáticas a serem realizadas abordarão os temas Gestão Pública e Participação Democrática: fóruns, conselhos e movimentos sociais; O Papel da Câmara de Vereadores: representa a quem?; e Habitação de Interesse Social: morando nas periferias das cidades.

A coordenação geral  do Fórum é da professora Celene Tonela.

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual de Maringá (CPA/UEM) enfatiza a importância de os alunos de graduação da Instituição participarem da avaliação dos cursos. A não execução desse ciclo avaliativo pode prejudicar a revalidação do reconhecimento dos cursos. Os discentes respondem questões ligadas à auto-avaliação, à avaliação dos professores, das disciplinas cursadas no ano anterior, da estrutura da UEM e também ao estágio/TCC. Em novembro, os formandos poderão realizar a avaliação deste ano.

A avaliação é regulamentada pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior), estabelecido pela Lei Nº 10.861 de 14 de abril de 2004, e que se caracteriza como um sistema completo, abrangente e consistente. O Sinaes é constituído de 3 fases interdependentes e complementares: avaliação institucional – interna e externa; avaliação externa de curso; e Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

Os alunos matriculados a partir do segundo ano do curso de graduação presencial podem responder o questionário no site www.npe.uem.br/ain, utilizando o número de RA e a mesma senha de acesso às notas pela DAA. Outras informações na CPA, fone 3261-4309 ou site www.cpa.uem.br.

Numa parceria com o Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), a UEM e o Observatório das Metrópoles (núcleo Maringá) promoverão, nos dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro o curso de capacitação Introdução à Análise Demográfica Regional – edição Maringá.

O evento será realizado das 8h30 às 18 horas, no auditório do Bloco F-67, Departamento de Matemática. As inscrições, gratuitas, terminam no dia 18 de agosto, por meio do site www.ipardes.gov.br. As vagas são limitadas. Os selecionados serão informados por e-mail ou telefone, com antecedência de duas semanas.

O curso tem, entre outros objetivos, introduzir as principais fontes de dados, conceitos, indicadores e modelos interpretativos necessários para o entendimento de relatórios de análises demográficas regionais.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3351-6338/6345 ou pelo e-mail ctd@ipardes.pr.gov.br, com Norma Consuelo dos Santos. O curso é uma proposta da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes).

A peça O Auto da Barca do Fisco será apresentada na Unipar, em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, nos dias 3 e 4 de agosto. O elenco, formado por voluntários da UEM e das Receitas Estadual e Federal, fará três apresentações. Até o momento, mais de 66 mil pessoas já assistiram à peça escrita por Marcílio Hübner de Miranda Neto e baseada nas obras de Gil Vicente e Ariano Suassuna.

Segundo Miranda Neto, o espetáculo faz uma crítica à corrupção de alguns líderes na sociedade contemporânea, em especial, no que se refere ao desvio ou à má utilização do dinheiro público. A peça pretende conscientizar as pessoas para a cidadania e faz parte de um trabalho maior de Educação Fiscal, desenvolvido pela Associação SER (Sociedade Eticamente Responsável) para sensibilizar a sociedade para a função socioeconômica do tributo.

As apresentações fazem parte da divulgação do Concurso de Redação sobre Cidadania Fiscal, voltado para estudantes da 8ª série do ensino fundamental, 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ensino superior, das redes municipal, estadual, federal e particular de ensino. Outras informações pelo site www.sermaringa.org.br.


Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Técnica Vocal para Iniciantes, oferecido pelo Departamento de Música da UEM. A proposta é ensinar, através de aulas teóricas e práticas, as noções básicas de técnicas vocais como respiração, fisiologia, emissão e ressonância do som, além da prática por meio de exercícios vocais específicos. O curso é gratuito, com oferta de 10 vagas. As inscrições podem ser feitas de 30 deste mês a 6 de agosto na secretaria do Departamento de Música, Bloco 8, das 8 às 11 e das 14 às 17 horas. Os alunos serão selecionados por ordem de inscrição e para se inscrever é preciso ter mais de 15 anos. As aulas terão início no dia 10 de agosto e serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, também no Bloco 8. O curso será coordenado pela professora Claudiana Melo e ministrado por acadêmicos do curso de graduação em Música. Informações pelo fone 3261-4092 ou site www.dmu.uem.br.