Notas

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá programou diversas atividades para outubro, que prometem mobilizar a comunidade interna, a população de Maringá e visitantes de outros estados e países.

A primeira atividade é a exposição A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População, que pode ser vista até dia 30 de novembro. O visitante poderá apreciar maquetes geográficas e de marcos culturais da cidade, painéis fotográficos e objetos de trabalhos. Os deficientes visuais poderão tocar o acervo exposto.

A segunda mostra é Brincando no Museu e pode ser apreciada de 5 a 13 de outubro. Nela os visitantes terão contato com brinquedos montados por alunos de Educação Física, sob coordenação do professor Giuliano Pimentel.

O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Escolas e grupos de turistas podem agendar horário, inclusive noturno, pelo fone 3261-4294. 

Aniversário – Uma exposição em homenagem aos 12 anos da Academia de Letras de Maringá, que poderá ser vista de 17 a 30 de outubro, e o I Congresso Internacional de Museologia, que será realizado de 21 a 23, também estão na programação do mês. O conjunto de atividades fecha as comemorações dos 30 anos do Museu.

A Associação Leve Vida realizará, no próximo dia 10 de Outubro (sábado), uma caminhada para mobilizar a sociedade sobre os cuidados na prevenção da obesidade em todas as faixas etárias e classes sociais.

As atividades serão dirigidas por educadores físicos e contará com o apoio de acadêmicos da área de saúde. A Leve Vida é uma Organização Não Governamental (ONG), que desenvolve projetos para a prevenção da Obesidade, por considerar que esta doença é um problema social. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2.015, mais de 700 milhões de pessoas serão obesas no mundo.

No dia 10 de outubro do ano passado, integrantes do Programa de Tratamento Multiprofissional da Obesidade em Adolescentes e da Associação Leve Vida comandaram uma caminhada pelo câmpus sede da UEM, para marcar os três anos do Programa, realizado em parceria entre a Associação e o Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade, coordenado pelo professor Nelson Nardo Junior, do Departamento de Educação Física.

Os participantes saíram do Bloco M-05 e percorram todo o câmpus levando uma faixa alusiva ao Dia Nacional de Combate a Obesidade. As atividades terminaram em frente ao prédio da Reitoria.

No Brasil, foi instituída, no dia 23 de junho de 2008, a Lei n° 11.271, que marca o dia 11 de Outubro como Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

A saída para a caminhada do próximo dia 10 ocorrerá no Bosque das Grevíleas, Zona 05, próximo ao Fim da Picada. Outras informações pelo telefone (44) 3262-7272.

O evento tem apoio do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Centro de Cirurgia da Obesidade e Diabetes, Instituto São Francisco, Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Saúde.

 

O Cinuem exibe hoje Alemanha, Ano Zero, dirigido pelo cineasta italiano Roberto Rossellini, em 1947, em preto e branco. O filme, considerado um marco para o cinema italiano, neo-realista, será exibido às 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. A sinopse relata que, em Berlim, após o final da 2ª Guerra Mundial, Edmund (Edmund Moeschke), um garoto de uma família muito pobre, trabalha para sustentar o pai doente, sua pequena irmã e o irmão, que não tem documentos. Um dia, ao conversar com um antigo mestre (Erich Gühne), fala do seu pai enfermo e entende ter recebido um conselho para matar seu pai, um peso morto. Ele começa a pensar na idéia.

A Universidade Estadual de Maringá, por intermédio da Diretoria de Cultura, oferece o curso de Xilogravura – Método Picasso – Técnica da Matriz Perdida, de 19 a 24 deste mês, das 13 às 17 horas. No dia 19, a partir das 14 horas, no bloco A-34, será proferida a palestra Gravura, porque gravura?. O curso será ministrado por André de Miranda, do Rio de Janeiro, que iniciou sua atividade artística em 1975, na Academia de Arte e Cultura Elzira Amábile, Rio de Janeiro, sendo discípulo de Gena Walisberg, e em 1976 de Jemile Diban. Estudou com vários artistas, como Frank Schaeffer, Tilde Canti, J. Borges, Marcelo Frazão, entre outros. É membro do Núcleo de gravura do Rio Grande do Sul d do Grupo Gravura .

Segundo a coordenadora do curso, ele será desenvolvido no entendimento e prática dos procedimentos da xilogravura, fazendo uso da técnica da matriz perdida, método praticado por Picasso na década de 1950, utilizando diversas cores na mesma matriz. No programa, estão os tópicos: registro para a impressão da matriz perdida, método japonês; planejamento da matriz perdida, uso da cor e secagem da primeira impressão; diversos procedimentos da execução da xilo; uso da segunda e da terceira cor e sua impressão; transporte e armazenamento da gravura; pequeno histórico da xilogravura; apresentação e mostra das gravuras executadas durante a oficina, discussão sobre o processo criativo da construção do trabalho poético e de divulgação do artista gravador.

As inscrições podem ser feitas na DCU, bloco A-34, sala 4, de 5 a 14 deste mês, a uma taxa de R$ 60,00. Além disso, os alunos devem providenciar o material a ser utilizado no curso. Outras informações pelo fone 3261-3880.

A UEM, por meio dos departamentos de Teoria e Prática da Educação (DTP) e Fundamentos da Educação (DFE), promove de 6 a 10 de outubro de 2009 o IV Encontro de Pesquisa em Educação, a XVI Semana de Pedagogia da UEM e a II Jornada de Gestão Escolar. O tema será “A formação do professor e intervenções pedagógicas humanizadoras”

 

O evento contará com mesas-redondas, palestras, oficinas, mini-cursos, além de apresentações de comunicações orais. O objetivo é promover a atualização do conhecimento técnico-científico, trocas de experiências e propiciar maior integração dos professores vinculados ao Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) com a UEM.

 

As inscrições, com apresentação de trabalho, vão até o próximo dia 5 e ouvintes podem se inscrever até o dia 26 de outubro. Acadêmicos da graduação e pós-graduação da UEM e professores da UEM e do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), pagam 40 reais. Acadêmicos de outras instituições e outros interessados pagam 50 reais.

 

Mais informações, normas para apresentação de trabalho e inscrições podem ser feitas no site do evento: http://www.semanadepedagogia2009.com.br/2009/maringa/home