Notas

O Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de especialização Formação de Professor de Língua Materna e Língua Estrangeira – práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias. Voltado para docentes do ensino fundamental, médio e superior e para profissionais da área de língua portuguesa, inglês, francês e espanhol, aceita inscrições até 2 de abril. Os inscritos serão selecionados por meio de entrevista e análise de currículo.

As aulas serão ministradas aos sábados de manhã e à tarde a partir de 8 de maio. No núcleo comum, serão oferecidas as disciplinas: Formação de Professore de Línguas; Novas Abordagens para o Ensino de Línguas; O Ensino de Línguas e as Novas Tecnologias; Estratégias de Aprendizagem e Ensino de Línguas; Ensino de Línguas para Crianças e Adolescentes; Metodologia de Pesquisa; e Avaliação e o Ensino/Aprendizagem de Línguas. As disciplinas dos grupos específicos são: Ensino de Língua Estrangeira: Produção e Compreensão Oral; Ensino de Língua Estrangeira: Produção Escrita; Ensino de Língua Estrangeira: Estratégias de Leitura; Ensino de Tradução: Versão e Revisão de Texto; Ensino de Tradução: Práticas Tradutórias; Fonética e Fonologia da Língua Estrangeira; Ensino de Língua Materna: Leitura e Produção Textual; Ensino de Língua Materna: Gramática Contemporânea; e Ensino de Língua Materna: Estratégias de Leitura.

A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e as mensalidades são 18 parcelas de R$ 300,00. Outras informações no DLE, bloco G-34, sala 121, fone 3011-4889 ou site www.dle.uem.br.

 

No dia 8 de março, a Universidade Estadual de Maringá recebe a visita do professor Messias Gonzaga Pereira, presidente da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP). Ele vai ministrar a Aula Inaugural de 2010 do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento, com Seminário sobre a Situação Atual e Perspectivas do Melhoramento de Plantas no Brasil.

O evento será realizado às 9 horas, no Anfiteatro do Centro de Ciências Agrárias, localizado no Bloco J-45, no câmpus universitário. Outras informações pelo telefone (44) 3011-8984; ou pelo e-mail sec-pgm@uem.br.

A Biblioteca Central da UEM está com uma exposição de fotos sob o tema Tony Tornado e o V Festival Internacional da Canção. São quatro painéis, montados no hall da BCE. A mostra é uma iniciativa do projeto de mestrado em História, desenvolvido por Amanda Palomo Alves, sob orientação da professora Sandra Pelegrini. O título do trabalho é O Poder Negro na Pátria Verde e Amarela: musicalidade, política e identidadades em Tony Tornado na década de 1970.

Ator e cantor Tony Tornado foi o vencedor da fase nacional do V Festival Internacional da Canção, interpretando a música BR-3, de Tibério Gaspar e Antônio Adolfo. Quem quiser conhecer fragmentos dessa história, poderá visitar a mostra até sexta-feira, dia 26.  


A Adecon, empresa júnior de consultoria que funciona na UEM, vai selecionar novos integrantes. Vinculada aos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, a Agência é composta exclusivamente por graduandos e tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento da sociedade, prestando serviços de qualidade a preços baixos, enquanto capacita seus membros.

As inscrições estarão abertas do dia 8 até às 18 horas do dia 19 de março. Uma palestra informativa será realizada no dia 17, às 18 horas, no anfiteatro Ney Marques, no câmpus universitário.

Outras informações pelo telefone na Adecon, que fica no bloco E-34, sala 11-B; no site www.adecon.uem.br; ou pelo telefone (44) 3011-4361.

A Biblioteca Central está oferecendo, desde ontem (22), o curso de capacitação de restauração de livros, previsto para terminar na sexta-feira (26). O curso é realizado pela Divisão de Treinamento(TDE) e visa a capacitar os servidores da BCE, bem como das extensões.O conteúdo é direcionado a prática das técnicas de restauro em
materiais bibliográficos pertencentes aos acervos da instituição. As ministrantes são Zenaide Soares da Silva, Rita Andrade de Oliveira, Adélia Tomaz e Ana Elizabeth H. Morelli, servidoras da Biblioteca Central.