Notas

O Departamento de Biologia Celular e Genética da UEM prorrogou o prazo de inscrições para o Curso de Especialização em Biotecnologia Aplicada à Agroindústria, turma 2010. Os interessados, agora, podem se inscrever até dia 11 deste mês.

O curso teórico e prático é uma oportunidade para biólogos, zootecnistas, agrônomos, veterinários, engenheiros de alimentos, farmacêuticos e profissionais que atuam direta ou indiretamente com as agroindústrias, de atualizar e aprofundar seus conhecimentos de Biotecnologia e modernas ferramentas da Biologia Molecular aplicadas na Agroindústria. Entre os temas abordados nas aulas estão transgênese, análise de variabilidade de organismos, terapia gênica, genômica, teste de paternidade baseado no DNA, clonagem, controle biológico e melhoramento animal assistido por marcadores moleculares.

Outras informações no site www.dbc.uem.br.

A Universidade Estadual de Maringá oferece o curso de especialização em Produção Industrial – sustentabilidade de processo. O objetivo é repassar conhecimentos sobre inovações tecnológicas e sustentabilidade dos processos com foco em sistemas produtivos de melhor custo/benefício em termos industriais, sociais e financeiros. Além disso, o curso pretende capacitar os profissionais para atuarem na produção industrial, gerir recursos materiais e intelectuais de forma sustentável. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira (5), no Departamento de Engenharia de Produção, bloco 19, das 13 às 17h30 e das 19h30 às 22 horas, com a entrega da documentação exigida.

Destinado a graduados em Engenharia de Produção e áreas afins, será ministrado às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde, a partir de 19 deste mês. Outras informações pelo fone 3011-4196, site www.dep.uem.br ou e-mail sec-dep@uem.br.

O Departamento de Análises Clínicas da Universidade Estadual de Maringá abrirá uma nova turma para o curso de especialização em Análises Clínicas, com aulas a partir do início do segundo semestre deste ano.

Será a quarta turma do curso, que tem como objetivo oferecer aos profissionais Farmacêuticos e Biomédicos a possibilidade de atualização, reciclagem e especialização em temas de relevância para a sua atuação profissional. O curso está estruturado em aulas teóricas e práticas e acontecerá nos finais de semana. Os alunos serão capacitados para desenvolver, analisar e interpretar cientificamente dados clínico-laboratoriais, além de gerar novos conhecimentos na área.

Informações sobre as inscrições e desenvolvimento do curso poderão ser obtidas no site do departamento de Análises Clínicas a partir de maio. O endereço é www.dac.uem.br e o fone é 44 3011- 4850.

 

Cerca de 50 pessoas se reuniram na sala dos Conselhos Superiores, localizada no prédio da reitoria, no dia 1º de março, para prestigiar a palestra de um dos maiores nomes da pesquisa em diabetes do mundo, o professor Willy J. Malaisse, chefe do Laboratório de Hormonologia da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica.

Professores e pesquisadores da UEM puderam se atualizar sobre as pesquisas de Malaisse, que giram em torno do tema: Secreção de Insulina: o papel dos canais de potássio sensível ao ATP e os canais de ânion sensível ao volume. O professor esteve em Maringá para oferecer consultoria ao Programa do Núcleo de Estudos em Diabetes e Obesidade da UEM, criado em 18 de janeiro deste ano. Durante sua estada no Brasil, ainda recebe o título de Doutor Honoris Causa da Unicamp e vai conhecer Itaipu.

Na UEM, ele foi recebido pelo professor Paulo Mathias e a equipe do Laboratório de Controle e Secreção de Insulina.

Atores do musical A Bela e a Fera visitarão, nesta sexta-feira, às 10 horas, o Hospital Universitário Regional de Maringá. Eles irão conhecer as crianças no ambulatório e as que estiverem internadas na pediatria do HUM. Superprodução apresentada em diversas capitais brasileiras, A Bela e a Fera envolve 200 profissionais, incluindo 22 atores que interpretam 40 personagens. A novidade é que o musical utilizará a tecnologia 3 D para projetar algumas animações durante os intervalos das cenas. A peça retrata a história de Bela, cujo pai, Marcel, perdeu a fortuna e todos acham que é louco. Bela é cortejada pelo belo Gastón, mas o despreza, já que o considera desprezível. Gastón ameaça tomar a casa de Marcel caso Bela não se case com ele. Bela foge para a floresta. Tentando escapar dos lobos durante uma tormenta, ela se refugia num castelo e acaba prisioneira da Fera, o senhor do castelo.
Fera, na realidade, é um príncipe que foi amaldiçoado por uma bruxa, que também transformou todos no castelo em objetos falantes. O feitiço só será quebrado se a Fera amar alguém e essa pessoa retribuir este amor antes da última pétala da rosa encantada cair.
As apresentações de A Bela e a Fera ocorrerão nesta sexta-feira, sábado e domingo, no Teatro Calil Haddad.
 

A Universidade Estadual de Maringá oferece curso de língua japonesa, com aulas a partir de 8 de março. As matrículas de interessados devem ser feitas de 1 a 5, na secretaria do Instituto de Estudos Japoneses (IEJ), Bloco 25, sala 12, das 14h às 19h30. Será exigida a apresentação de fotocópia de RG e CPF, além de uma foto 3x4.

Para quem já possui conhecimento do idioma, será feito teste de classificação nos dias 3 (em dois horários) e 4 (em dois horários). O curso é aberto à comunidade em geral. A taxa de matrícula é de R$ 77,58. O custo é de quatro parcelas de R$ 51,32. Outras informações no IEJ, fone 3011-4268.