Notas

A Escola de Música da UEM abre inscrição para o Curso de Iniciação no Instrumento  Violino e Violão. As aulas são direcionadas a qualquer interessado nessas práticas.

A entrevista será no dia 22 de março, das 14h às 18h e, somente após a entrevista que a matrícula poderá ser efetivada. O valor da matrícula é RS 56,08.

Mais informações na secretaria da Escola de Música: 3011 4383

 

A Coordenadora do Núcleo Incubadora Unitrabalho da Universidade Estadual de Maringá abriu vagas para estagiários/bolsistas de vários projetos de extensão.

Ao todo são 40 vagas, oferecidas aos acadêmicos de graduação de diferentes áreas. Os aprovados irão atuar em projetos visando a manutenção das atividades das Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários do Programa Multidiclipinar de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e os Movimentos Sociais. O contrato é para este ano, com disponibilidade de 12 horas semanais.

As inscrições podem ser feitas até segunda-feira, dia 22, e deverão ser realizadas na Secretaria do Núcleo/Incubadora Unitrabalho, no Bloco A-01, salas 6 e 8, das 9:00 as 11:00 horas e das 14:00 as 17:00 horas. O candidato deverá apresentar fotocópias do RG, do CPF e do horário de aula, além do currículo documentado.

Os inscritos passarão por uma reunião coletiva e entrevista com membros do Núcleo/Incubadora, no mesmo local de inscrição. A reunião será no dia 22 das 13h30 às 17 horas e as entrevistas individuais serão no dia 22 das 19 às 21 horas e no dia 23, das 13h30 às 17h30. Informações pelo fone 44 3011-3785.

 

A Pró-reitoria de Ensino (PEN) abre inscrição para bolsa de monitoria do Projeto Indicadores: Mapeamento de Provedores de Informação (PROINDI), destinada ao atendimento dos alunos indígenas matriculados em cursos de graduação da UEM.  Estão sendo ofertadas duas bolsas para as disciplinas de Estatística e Noções Gerais em Saúde.

As inscrições devem ser efetuadas no Protocolo Acadêmicos do Diretoria de Assuntos Acadêmicos no período de 22 a 26 de março. Cada bolsa terá duração de 08 meses, com a carga horária de 12 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 180 reais.

O resultado final será divulgado no dia 05 de abril, na secretaria da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG). O edital completo está disponível na página da PEN

Outras informações pelo telefone 3011-4240.

O reitor Décio Sperandio entregou ontem (17), o laboratório de informática dos cursos de Licenciatura Plena em Ciências e Engenharia Têxtil, Câmpus Regional de Goioerê. Foram entregues 30 computadores que integram o Programa Universidade em Movimento, da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Com a inauguração, o câmpus passa a ter dois laboratórios disponibilizados para uso exclusivo dos mais de 300 alunos da graduação e dos cursos à distância. Para alojar o laboratório, foi reformada e adaptada uma sala de aula  

 A solenidade reuniu diversas autoridades da Universidade e do município de Goioerê, entre elas, o chefe de Gabinete da Reitoria, Júlio Santiago Prates Filho; a diretora do Centro de Ciências Biológicas, Soni Molinari; o diretor do Centro de Tecnologia da UEM, Mauro Antônio da Silva Ravagnani; a diretora do Campus Regional de Goioerê, Irene Yuokiko Kimura; prefeito de Goioerê, Luiz Roberto Costa; vice-prefeito, José Torres da Silva; presidente da Câmara, Roberto reis de Lima, coordenadores dos cursos beneficiados e chefes de departamentos.

 

No dia 27 deste mês, ocorre a 2ª Conferência de Economia Solidária da Macrorregião de Maringá, no horário das 8 às 17 horas no salão da Paróquia Santo Antônio, à Rua Coripheu de Azevedo Marques. A entrada é gratuita. Além do debate, com eixos temáticos em torno da criação de políticas públicas para a economia solidária, haverá uma feira com exposição de artigos de artesanato, reciclagem, produtos da agricultura familiar, plantas medicinais entre outros. As inscrições devem ser feitas pelo site www.aras.org.br. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail comunic.confecosolmga@gmail.com.

Aumentam, cada vez mais, as exigências de controle e segurança sobre os produtos que vão para o mercado, em especial os alimentícios. Atenta a esta realidade, a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), órgão maior do setor no país, tem procurado estabelecer uma agenda estratégica para a consolidação de um avançado sistema de produção apícola no país. Esta agenda tem como principal foco de atenção a implantação de um Programa Nacional de Georreferenciamento e Cadastro de Apicultores, o PNGEO.

O objetivo principal é promover o georreferenciamento, a rastreabilidade e a modernização da produção apícola no Brasil, por intermédio de ações de mapeamento, diagnóstico, capacitação e regulamentação das atividades em todos os elos da cadeia.

Essa discussão estará em foco hoje à noite, a partir das 19h30, no Hotel Bristol, em Maringá, onde será realizado um fórum de debates para a consolidação das estratégias e o alinhamento das ações a serem organizadas dentro do PNGEO na região sul.  A Universidade Estadual de Maringá é uma das organizadoras do evento.

Estarão reunidos, em uma mesa de debates, o presidente Nacional da CBA, João Gomercindo Corrêa da Cunha, o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural, Ademir Antônio Rodrigues, o gestor do PNGEO, Ricardo Lustosa, o membro efetivo do Comitê Nacional de Sanidade Apícola, Aroni Sattler, além de pesquisadores da UEM e representantes de várias entidades e associações de apicultores do Estado.