Notas

Interdisciplinaridade e seus Desafios para a Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação é o tema da palestra que o professor doutor Arlindo Philippi Jr. faz na UEM, no dia 4 de maio. Ele é docente da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e atua como coordenador de Área Interdisciplinar da Capes.

A palestra está sendo promovida pela Diretoria de Pós-Graduação (DPG) e será realizada, às 11 horas, no Auditório Profº. Oscar Pereira Dos Santos, do mestrado em Direito, localizado no 1º piso, do bloco D-34.  

Outras informações na secretaria da DPG. O telefone é o (44) 3011-4534.

A Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou o curso de doutorado em Economia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Economia, que já oferece o curso de mestrado desde 1995. Tanto o mestrado quanto o doutorado apresenta área de concentração em Teoria Econômica, com duas linhas de pesquisa: Economia Aplicada e Desenvolvimento Econômico. As inscrições para a primeira turma do doutorado serão abertas no dia 15 de abril e o prazo segue até 21 de maio. Para esta turma são ofertadas cinco vagas.
A prova e a entrevista serão no dia 27 de maio e o resultado sai no dia 15 de junho. Em agosto, começam as aulas. A prova dissertativa contará com questões de Microeconomia, Macroeconomia e Econometria. O candidato também deverá apresentar proposta de projeto de tese. As normas para o processo seletivo e a bibliografia sugerida estão disponíveis no site www.pce.uem.br. Informações pelo fone 44 3011-4987.
 

Na próxima quinta-feira, dia 15, o Cinuem apresenta A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça, de Tim Burton. A comentarista será a professora Zuleika Bueno (DCS).  No dia 22, será a vez do filme Um lugar ao sol, de Gabriel Mascaro, que contará com o comentário de Rosana Steinke (DHI) e do prórpio Mascaro. Dia 29, toma conta da tela Patagônia – uma viagem de verão. O comentarista será o professor Marcílio Hubner (Mudi) e João Peralta.

As atividades do Cinuem são realizadas sempre as quintas-feiras, às 18h30, no Anfiteatro Ney marques.

Os servidores da UEM podem desfrutar de aulas de Tai Chi Chuan. A iniciativa faz parte do projeto Atenção Integral à Saúde do Trabalhador: práticas e alternativas.

Dentro deste mesmo projeto, estão sendo oferecidos outros serviços: Terapia Comunitária, às quintas-feiras, às 17h30, no Bloco 27, com condução do Psicólogo Fernando; Grupo Informativo, às sextas-feiras, com o psicólogo Mauro, no período de manhã; e, às 17h40, é possível participar de aulas de ioga, com a terapeuta Nelma, no bloco da PEC.  

As aulas de Tai Chi Chuan serão ministradas por Hideo Nagao e serão oferecidas as quartas feiras, das 17h40  as 18h10. Esta semana, como não haverá aula de ioga nessa sexta, dia 9, o professor de Tai Chi irá ministrar aula demonstrativa-prática, a partir das 17h40, nos fundos da PEC.

As informações sobre o projeto Atenção Integral à Saúde do Trabalhador podem ser obtidas com o coordenador, Ailton Santos, pelo fone (44) 3011-4312.

O Programa Raízes Brasileiras, da Rádio UEM FM, recebeu hoje (08), o apresentador, poeta, radialista, escritor e professor universitário, Luiz Rocha. Formado em Matemática e professor da Universidade de Brasília (UNB), Rocha, atua na área de comunicação desde a “época da faculdade”, quando entrou na Radiobrás.

Nesta época, conta Rocha, surgiu o seu interesse em criar um programa. “Falei para a minha chefa que eu era capaz de produzir um programa de uma hora sobre moda caipira. Ela me disse, ‘cuida das suas coisas! ’. Até que surgiu a oportunidade, um jornalista da rádio faltou e eu me ofereci para cobri. Neste momento a minha chefa viu que eu era competente. Criamos então o programa Brasil Caipira”.

“Eu queria apresentar um programa que pudesse levar cultura e entretenimento de qualidade para o povo brasileiro. E o Brasil Caipira era mais que isso, era alma e o corpo do caipira nativo”, explica Rocha.

  Em Brasília, além da Rádiobrás, Rocha atuou em diversas rádios AM e FM, destacando-se cada vez mais como apresentador do gênero. “O Brasil Caipira, começou na Rádiobrás, passou pela TV Nacional e hoje está na TV Câmara. Apresento ao vivo todos os sábados e domingos, a partir das 10 horas da manhã”. O programa também é apresentado ao vivo na Rádio Formosa, aproximadamente 100 km de Brasília.   Com 11 livros publicados, o compositor ganhador do Galo de Ouro no Festival de Ituiutaba/MG, com a música Violeiro de Deus em homenagem a Tião Carreiro.  

 O produtor do Programa Raízes Brasileiras, Ricardo Viana e o assessor de Planejamento da UEM, Paulo Moreira Rosa acompanharam a visita. 


 

A UEM vai sediar o V Workshop de Biocatálise e Biotransformação, que será realizado de 20 a 23 de julho. A promoção é do Departamento de Farmácia e Farmacologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas.

O Workshop de Biocatálise e Biotransformação é um evento de periodicidade bianual e de âmbito nacional. Neste evento participarão pesquisadores da área de Farmácia, Química, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Ciências de Alimentos e áreas afins, acadêmicos de pós-graduação e graduação, além de outros profissionais.

Na programação estão palestras de profissionais e pesquisadores Internacionais confirmados, além de palestrantes brasileiros, minicursos, apresentações orais e em pôster.

As informações e fichas de inscrições encontram-se no site http://www.pcf.uem.br/wbiocat/. Dúvidas poderão ser esclarecidas através do email biocat2010@uem.br ou pelo telefone (44) 3011-4835 ou 3011-4871.

 

UEM/ASC

APM – 7/4/10