Notas

A UEM promove vários eventos em Maringá e Cianorte, enfocando a educação. São eles: o III Encontro de Pesquisa em Educação, a I Jornada de Gestão Educacional, a XV Semana de Pedagogia e Pedagogia 35 anos - história e memória (que comemora os 35 anos do curso de Pedagogia da UEM). Em Maringá, as atividades serão realizadas de 6 a 11 de outubro e, em Cianorte, de 20 a 25 de outubro. As inscrições podem ser realizadas no site www.semanadepedagogia2008.com.br. Os eventos são realizados pelo Departamento de Fundamento da Educação, de Teoria e Prática da Educação, pelo PET Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Laboratório de Apoio Pedagógico. Outras informações podem ser solicitadas pelos e-mails: maringa@semanadepedagogia2008.com.br e cianorte@semanadepedagogia2008.com.br.

A UEM realiza o V Ciclo de Palestras Políticas Públicas na Atualidade – educação e diversidade cultural de 22 deste mês a 21 de novembro, das 19h30 às 23 horas, no Anfiteatro Ney Marques. Durante o evento, serão abordados temas como: Relatório Delors: a educação para o século XXI; Educação em Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Intervenção Pedagógica no Ambiente Hospitalar; Educação Inclusiva para Pessoas com Necessidades Especiais; Educação no e do Campo; Diversidade Cultural e Educação Escolar Indígena; Gênero e Sexualidade na Educação; e Educação para as Relações Étnico-raciais.

O ciclo é promovido pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação e Laboratório de Apoio Pedagógico da UEM. É destinado a acadêmicos de licenciatura, profissionais da educação básica e professores do Programa de Desenvolvimento Educacional. As inscrições podem ser feitas de 8 a 22 deste mês, pelo site www.dtp.uem.br/lap/, no link cursos e eventos, a uma taxa de R$ 20,00.

A Diretoria de Assuntos Comunitários promove seminário de reapresentação de projetos sociais da UEM, nos dias 24 e 25 deste mês, a partir das 19h30, na Oficina de Teatro. O objetivo, além de reapresentar os projetos, é construir um espaço para debater o trabalho e definir, junto com a Reitoria, a política social da UEM.

No primeiro dia, as atividades começam com a peça teatral O Servidor. Serão apresentados os projetos Ações de Fortalecimento das Relações Humanas no Ambiente de Trabalho; Cidadania com Responsabilidade Social; Educação Financeira Sustentável; Política Previdenciária. Além disso, serão abertos espaços para a PEC-G e para discussão.

No segundo dia do evento, estarão em foco os projetos Ginástica Laboral e Compensatória; Promoção à Saúde Mental, Provent; Tabagismo; e Núcleo de Políticas da Saúde da Comunidade Universitária. Além disso, será abordado o tema LER/Dort – atenção à saúde do trabalhador.

Outras informações pelo fone 3261-4365.

 

O professor Christian Fausto Moraes dos Santos, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM), ministrará, no dia 10 de setembro, às 14 horas, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura (Nupélia), câmpus universitário, a palestra A Biogeografia de Noé: animais, plantas e continentes no renascimento. A promoção é do Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (Gema). Os interessados em acompanhar a palestra não precisam se inscrever. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4327.    

O Cottonet-Clube apresenta a temporada Limpe seus Ouvidos na Oficina de Teatro da UEM nos domingos de setembro. Sempre a partir das 20 horas, são quatro shows diferentes. No dia 7, é a vez do Grupo Abaecatu, que em tupi-guarani significa homem de bem. Ele é integrado por três servidores da UEM: os músicos Enéas Ramos de Oliveira, da Diretoria de Cultura, e José Ribeiro da Costa, o Tijolo, do Mudi, e a poetisa Márcia Facci Capelette, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. No dia 14, apresentam-se Rakelly Calliari e sua banda; no dia 21, será a vez de Paulinho Schoffen; e no dia 28, de Ronaldo Gravino.

Cerca de 150 pessoas, a maioria alunos, estão participando da XIII Semana de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aberta, ontem (25), e que prossegue até sexta-feira (29), no Centro de Eventos Araucária, em Maringá. A programação do evento, num total de 23 palestras, um workshop e um minicurso, tem, como tema central, a discussão sobre os três níveis de atenção à saúde, que são o primário, o secundário e o terciário. As conferências são ministradas por médicos, professores e pesquisadores de Maringá e região e abordam desde a questão do SUS (Sistema Único de Saúde) e o tratamento cirúrgico, até a medicina nuclear. A palestra de abertura foi proferida pelo professor Gutemberg Freire, de Londrina, que falou sobre como é importante o homem buscar a humanização, por meio de atitudes como a humildade e qualidades como o talento. A promoção do evento é do Centro Acadêmico de Medicina (Camem). A programação científica completa da XIII Seman de Medicina da UEM pode ser vista por meio do site www.camem.uem.br. Outras informações no Departamento de Medicina (DMD), pelo telefone (44) 2101-9019.