Notas

O Grupo PET Farmácia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, nos dias 10 e 11 deste mês, o curso Biotecnologia: um mercado multidisciplinar em busca de profissionais especializados.

O curso terá início às 19h30, no anfiteatro do Bloco C-67, câmpus da UEM. No dia 10, Ênio José Bassi, do Instituto de Química, da Universidade de São Paulo (USP), falará sobre Biotecnologia e suas potenciais aplicações e, no dia 11, Geraldo Rodrigues Garcia Armôa, do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), enfocará o tema Desenvolvimento e produção de vacinas recombinantes.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 e as vagas são limitadas. O evento tem o patrocínio do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Departamento de Farmácia e Farmacologia (DFF) e do Conselho Regional de Farmácia do Paraná.

Outras informações pelos telefones (44) 3261-4307, 8817-2176 (Luis Carlos) ou diretamente no Bloco 7, sala 7.

 

A área de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza, nos dias 19 e 20 deste mês, a VI Jornada de Políticas Públicas e Educação - Por uma Educação do Campo: Política e Gestão no Brasil. O evento é organizado em conjunto com o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional (Geppge I) e o Projeto de Ensino: Políticas Públicas e Gestão no Brasil - Educação no e do Campo.

O objetivo do evento é aprofundar o conhecimento sobre a educação no e do campo. A programação conta com mostra uma de atividades culturais e uma aula monitorada na Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (Copavi), em Paranacity, no dia 20.

As inscrições serão recebidas até o dia 18, mediante a entrega de 2 kg de alimentos não perecíveis, no Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP) da UEM, que fica no Bloco G-34, térreo, e também na Associação dos Docentes da UEM, local do evento. As inscrições para a aula monitorada na Copavi serão feitas até o dia 11, no valor de R$ 8,00.

Outras informações podem ser obtidas por meio do blogg Políticas707, no endereço http://politicas707.blogspot.com/2008/08/vi-jornada-de-polticas-pblicas_30.html.

A Diretoria de Assuntos Comunitários promove seminário de reapresentação de projetos sociais da UEM, nos dias 24 e 25 deste mês, a partir das 19h30, na Oficina de Teatro. O objetivo, além de reapresentar os projetos, é construir um espaço para debater o trabalho e definir, junto com a Reitoria, a política social da UEM.

No primeiro dia, as atividades começam com a peça teatral O Servidor. Serão apresentados os projetos Ações de Fortalecimento das Relações Humanas no Ambiente de Trabalho; Cidadania com Responsabilidade Social; Educação Financeira Sustentável; Política Previdenciária. Além disso, serão abertos espaços para a PEC-G e para discussão.

No segundo dia do evento, estarão em foco os projetos Ginástica Laboral e Compensatória; Promoção à Saúde Mental, Provent; Tabagismo; e Núcleo de Políticas da Saúde da Comunidade Universitária. Além disso, será abordado o tema LER/Dort – atenção à saúde do trabalhador.

Outras informações pelo fone 3261-4365.

 

A UEM promove vários eventos em Maringá e Cianorte, enfocando a educação. São eles: o III Encontro de Pesquisa em Educação, a I Jornada de Gestão Educacional, a XV Semana de Pedagogia e Pedagogia 35 anos - história e memória (que comemora os 35 anos do curso de Pedagogia da UEM). Em Maringá, as atividades serão realizadas de 6 a 11 de outubro e, em Cianorte, de 20 a 25 de outubro. As inscrições podem ser realizadas no site www.semanadepedagogia2008.com.br. Os eventos são realizados pelo Departamento de Fundamento da Educação, de Teoria e Prática da Educação, pelo PET Pedagogia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Laboratório de Apoio Pedagógico. Outras informações podem ser solicitadas pelos e-mails: maringa@semanadepedagogia2008.com.br e cianorte@semanadepedagogia2008.com.br.

O Cottonet-Clube apresenta a temporada Limpe seus Ouvidos na Oficina de Teatro da UEM nos domingos de setembro. Sempre a partir das 20 horas, são quatro shows diferentes. No dia 7, é a vez do Grupo Abaecatu, que em tupi-guarani significa homem de bem. Ele é integrado por três servidores da UEM: os músicos Enéas Ramos de Oliveira, da Diretoria de Cultura, e José Ribeiro da Costa, o Tijolo, do Mudi, e a poetisa Márcia Facci Capelette, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo. No dia 14, apresentam-se Rakelly Calliari e sua banda; no dia 21, será a vez de Paulinho Schoffen; e no dia 28, de Ronaldo Gravino.

A UEM realiza o V Ciclo de Palestras Políticas Públicas na Atualidade – educação e diversidade cultural de 22 deste mês a 21 de novembro, das 19h30 às 23 horas, no Anfiteatro Ney Marques. Durante o evento, serão abordados temas como: Relatório Delors: a educação para o século XXI; Educação em Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente; Intervenção Pedagógica no Ambiente Hospitalar; Educação Inclusiva para Pessoas com Necessidades Especiais; Educação no e do Campo; Diversidade Cultural e Educação Escolar Indígena; Gênero e Sexualidade na Educação; e Educação para as Relações Étnico-raciais.

O ciclo é promovido pelo Departamento de Teoria e Prática da Educação e Laboratório de Apoio Pedagógico da UEM. É destinado a acadêmicos de licenciatura, profissionais da educação básica e professores do Programa de Desenvolvimento Educacional. As inscrições podem ser feitas de 8 a 22 deste mês, pelo site www.dtp.uem.br/lap/, no link cursos e eventos, a uma taxa de R$ 20,00.