Notas

Lúcio Tadeu Mota, Mário de Azevedo, Elza Kimura Grimshaw, Sandra Pelegrini, Alexandra Campos, Fernando Campos e José Carlos CalazansA UEM e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa/Portugal) firmaram um protocolo de cooperação, com o objetivo de organizar a co-participação em cursos livres, de especialização, mestrado e seminários de pesquisa, promovendo o acesso do corpo docente e discente entre as duas instituições. Além disso, o acordo propõe o intercâmbio de docentes e discentes e o partilhar das experiências de pesquisas no âmbito dos serviços prestados à comunidade.

 

 

O mestrado em Psicologia da UEM aceita inscrições de interessados de segunda-feira até o dia 10 de outubro. Recomendado pela Capes, o curso tem área de concentração em Constituição do Sujeito e Historicidade e as linhas de pesquisa em Psicanálise e Civilização e em Constituição Psicossocial da Subjetividade e do Conhecimento.

Os objetivos são expandir o universo conceitual dos profissionais; desenvolver habilidades e competências científicas para a capacidade de universalidade e crítica; capacitar os mestrandos para a compreensão de teorias, métodos e técnicas da área de Psicologia, entre outros.

Os candidatos passarão por prova escrita, entrevista, análise de currículo e do projeto de pesquisa. O início das aulas está previsto para março de 2009. Outras informações pelo fone 3261-3871, site www.ppi.uem.br, e-mail sec-ppi@uem.br.

 

Apostando na diversificação da grade e na participação, cada vez maior, da comunidade acadêmica na emissora, a UEM-FM 106,9 colocou no ar dois novos programas. A primeira aposta é o programa Ponto & Contraponto, que vem promovendo embates temáticos de interesse público, ao vivo e com especialistas da área. A iniciativa é a concretização de um projeto de extensão da UEM-FM, com orientação do professor do Departamento de Fundamentos da Educação, Luiz Hermenegildo Fabiano, e coordenação do jornalista Paulino Júnior. Os ouvintes podem participar com perguntas pelo telefone 3261-4393 ou no e-mail uemfm-jornalismo@uem.br. Ponto & Contraponto vai ao ar toda sexta-feira, às 11 horas, e será reprisado no domingo, às 8h30; terça-feira, às 21 horas; e quarta-feira, às 16 horas.

A outra novidade é o Rádio PET, um projeto de extensão do programa de Educação Tutorial da UEM, com apoio técnico da UEM-FM. O produto é desenvolvido por grupos de estudantes de graduação, com tutoria de um docente, que têm direito a bolsa e são preparados para o exercício profissional de forma crítica, ética e consciente, por meio do trabalho em grupo. O programa vai ao ar toda terça-feira, às 10h30, com reprises às sextas-feiras, às 20h30; sábados, às 8h30; e às segundas-feiras, às 16h30.

O XXVI Ciclo de Debates Agronômicos de Maringá e a V Mostra de Trabalhos Científicos em Agronomia da UEM estão debatendo, desde segunda-feira até hoje (26), o Conhecimento e a Tecnologia Frente aos Desafios da Ciência Agronômica. Na pauta, desde produção de milho safrinha, biocombustível, destinação de resíduos de indútria e sua aplicação na agricultura, situação atual da produção de café no Paraná  até mercado de trabalho e perfil do engenheiro agrônomo.

Os eventos são promovidos pelo Departamento de Agronomia e pelo Centro Acadêmico José Lutzemberger da UEM, com o objetivo de agregação e difusão de conhecimentos relacionados a ciências agrárias, um dos alicerces da nação brasileira.

O Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas da UEM realizará, de 10 a 17 de novembro, as inscrições de interessados em cursar o mestrado. A documentação deve ser entregue na secretaria do PAN, Bloco I-90, sala 8, ou enviado pelo correio (data de postagem até 13 de novembro). Os candidatos serão avaliados por meio de prova escrita, análise de currículo e entrevista.

A área de concentração é em Análises Clínicas e as duas linhas de pesquisa são: Diagnóstico, Epidemiologia e Controle de Doenças (estuda a epidemiologia de doenças com ênfase na melhoria do diagnóstico e do controle de cura, utilizando os conhecimentos da biologia de microrganismos e dos avanços científicos disponíveis em biologia) e Fisiopatologia e a Interação Parasito-hospedeiro em Doenças (estuda a fisiopatologia das doenças e a interação parasito-hospedeiro, dando ênfase aos agentes biológicos e seus produtos que possam interferir no meio ambiente ou causar danos à saúde humana).

Outras informações pelo site www.pan.uem.br ou e-mail sec-pan@uem.br.

O Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação de Educação da UEM (PPE), que termina hoje (26), está debatendo políticas e gestão em educação; ensino, aprendizagem e formação de professores; e história e historiografia da educação. Durante a solenidade de abertura, no dia 24, os professores aposentados do PPE foram homenageados por meio de três docentes que estiveram na cerimônia.

Na programação, constam mesas-redondas, palestras, sessão de comunicações. Hoje, estão sendo realizadas duas reuniões com o professor Alfredo Macedo Gomes, da Universidade Federal do Pernambuco, do Comitê de Avaliação da Capes. Uma com os professores e outra com os discentes do PPE. Ele explica as novas regras para avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes.

 

O II Congresso Nacional de Linguagens em Interação abordará o ensino de língua e literatura de 7 a 10 de outubro em Maringá. A solenidade de abertura será no dia 7, às 19h30, no Teatro Marista. A professora Zilá Bernd (UFRGS) falará sobre As Literaturas Americanas e os Mitos da Modernidade. Depois, será apresentada a peça teatral O Auto dos 99 – criação do CPC da UNE, com direção de Pedro Ochoa.

O evento, promovido pelo Departamento de Letras da UEM, já encerrou as inscrições e terá a participação de 730 pessoas. Na programação, simpósios, mesas-redondas, palestras, minicursos, painéis, mostra de cinema e apresentação cultural. As atividades serão desenvolvidas em vários locais da UEM. Além disso, será realizada a Feira do Livro do Conali, no estacionamento ao lado do Restaurante Universitário.

Entre os temas, serão abordados os seguintes: Política e Ideologia nos Meios de Comunicação; Novas Tecnologias e Ensino; Modernidade x Pós-Modernidade – confrontos ideológicos; A Inserção do Negro no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Da Narrativa Clássica para a Narrativa Moderna; O Exercício da Tradução e a Autonomia do Aluno de LE; Ensino de Língua e Literatura Estrangeiras e Colonialismo Cultural. Também será debatido sobre: Ecocrítica e Representações da Natureza na Literatura; Léxico Geral e Especializado e Lingüística de Corpus; O Perfil das Revistas Literárias na Atualidade; Conceitos de Latino-Americanidade. A mesa-redonda de encerramento será sobre O Ensino de Língua e Literatura numa Perspectiva Interdisciplinar.

Outras informações pelo site www.dle.uem.br/conali.