Notas

A segunda edição dos Colóquios de Prática de Ensino em Ciências Sociais vão debater propostas, programas e estratégias para os licenciandos de Ciências Sociais na educação básica. AS atividades serão realizadas de segunda a quinta-feira da semana que vem (6 a 9), no Colégio Doutor Gastão Vidigal.

Serão enfocados temas como: Fatores Sociais, Econômicos e Culturais que Influenciam no Desempenho dos Alunos no Ensino Superior; Pedagogia Libertária: é possível?; Propostas de Práticas e Conteúdos para o Ensino das Ciências Sociais. Também será realizada a Oficina de Sociologia – propostas de práticas e conteúdos para o ensino das Ciências Sociais.

As atividades serão desenvolvidas a partir das 19h30. Outras informações no Departamento de Ciências Sociais da UEM, bloco G-34, fone 3261-4288.

A Diretoria de Cultura da UEM promove, dentro do evento Arte Agora 2008, a palestra Plasticidade Neural e a Arte, com o professor Marcílio Hübner de Miranda Neto, no dia 7, às 8 horas, no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi).  Além disso, programou o encontro com o artista Jorge Pedro, no dia 10, no bloco A-34, sala 3. Os presentes poderão bater um papo com o artista. As inscrições devem ser feitas na DCU, bloco A-34. Outras informações pelos fones 3261-3880 e 3261-8993.

 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá aceitará inscrições para a turma de 2009, de 15 de outubro a 14 de novembro. O mestrado, com área de concentração em Análise Regional e Ambiental, tem duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental e Organização do Espaço Habitado. Serão aceitos 30 alunos.

A homologação das inscrições e projetos será no dia 21 de novembro. A prova escrita será em 25 de novembro. Quem for aprovado na primeira fase, vai passar por uma entrevista que será marcada no dia 5 de dezembro. As notas das provas e análise do currículo serão divulgadas no dia 12, junto com o resultado final.

Outras informações na secretaria do PGE, bloco H-12, sala 18. O telefone é o (44) 3261-4731; o site

Estão abertas, até o dia 28 de novembro, as inscrições para o curso de mestrado em Ciências Farmacêuticas (PCF), oferecido pela Universidade Estadual de Maringá.

Estão sendo oferecidas 16 vagas. A seleção será feita em três etapas: uma prova escrita, análise de currículo e entrevista. A ficha de inscrição e todas as informações sobre o curso estão disponíveis no site www.pcf.uem.br. O telefone do PCF é o (44) 3261-4835.

Foto: Prefeitura de MarialvaMarialva inaugurou, no dia 24, a nova ala da Clínica Odontológica, que funciona no Posto de Saúde do Jardim Paraíso e serve de campo de estágio para alunos dos 3º, 4º e 5º anos de Odontologia da UEM. O espaço recebeu mais seis cadeiras (recursos do Pró-Saúde), que serão utilizadas pelos acadêmicos. A clínica contava quatro cadeiras, que ficarão com os 12 dentistas contratados da Prefeitura.

Os 120 estudantes, sob orientação de professores, realizam procedimentos básicos de Odontologia, de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde. Os profissionais da Prefeitura atendem até as 21 horas.

Entre os discursos proferidos, durante a solenidade de inauguração, o reitor Décio Sperandio destacou a importância do campo de estágio e do currículo do curso que valoriza, em primeiro lugar, o atendimento à comunidade. O prefeito Humberto Feltrin falou da importância de receber os acadêmicos. A chefe do Departamento de Odontologia da UEM, Mirian Marubayashi Hidalgo, ressaltou a importância de parcerias como essa.

Segundo informações da Prefeitura de Marialva, são realizados cerca de 90 atendimentos diários, número que deve ser duplicado com a nova estrutura.

Tecnologia em Infraestrutura para Pesquisa é o tema do Workshop Internacional que será promovido na pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nos dias 27 e 28 deste mês.

O objetivo é disseminar as técnicas e ferramentas tecnológicas para colaboração e produção em pesquisa, bem como conhecer a estrutura e as propostas do Research on Rechearch Group (RoR), que podem contribuir com as ações dos grupos de pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde da UEM. Em outras palavras, o workshop traz a expectativa de discussão das possibilidades de desenvolvimento de projetos conjuntos, objetivando oportunidades de financiamento e publicação internacional.
Estão sendo oferecidas 40 vagas. As inscrições estão abertas e para conhecer detalhes de como garantir a participação é preciso ligar para o ramal 4976 ou entrar no site do www.ppa.uem.br.

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA), oferecido em conjunto pelas universidades estaduais de Maringá e Londrina, aceitará inscrições de interessados de 1º a 31 de outubro. O mestrado é na área de concentração em Gestão de Negócios, e as linhas de pesquisa são Empreendedorismo e Gestão de Organizações.

O curso, que começa no primeiro semestre de 2009, oferece 12 vagas. Os candidatos devem ter passado no Teste Anpad (provas de Raciocínio Lógico, Raciocínio Quantitativa, Raciocínio Analítico, Português e Inglês) a partir da edição de fevereiro 2007. Outras informações pelo site www.ppa.uem.br.