Notas

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem vai realizar a conferência O Comitê Assessor na Capes - Área de Enfermagem e a pós-graduação. A palestrante será a representante da área na Capes Alacoque Lorenzini Erdmann, da Universidade Federal de Santa Catarina. A professora vai abordar os temas Pesquisa em Enfermagem; Visibilidade da Enfermagem, e Formação de Recursos Humanos em Enfermagem.

A palestra será nesta sexta-feira (10), no auditório da Fadec - Bloco 036. Pela manhã, às 8h30, a professora fala para os alunos do mestrado, PIC, Pibic e o quarto ano de Enfermagem. Às 14 horas, é a vez do encontro com os docentes do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado.

Na próxima quinta-feira (9), o Museu da Bacia do Paraná, na UEM, recebe crianças da 5ª série do ensino fundamental do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. Elas darão prosseguimento ao projeto Veja com as Mãos.

A iniciativa propõe desenvolver um processo de inclusão no conhecimento da história de Maringá, por meio do acervo do Museu. A ação acontecerá através de diferentes linguagens que facilitam a sensação táctil, como mapas, maquetes e o braile.

Na primeira fase, as crianças descreveram 120 peças do acervo sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Dinara Fátima Girardi Farhat e da coordenadora pedagógica do CAP, Ana Paula Werri. Os textos escritos foram encaminhados ao Programa interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae), para serem repassados para o braile. Na quinta-feira, a garotada vem ao museu para ver o resultado da produção da turma.

Na semana que vem, os textos em braile vão compor a exposição Uma Experiência Infantil Visando a Inclusão, que será realizada na segunda-feira (13), a partir das 8h30. Deficientes visuais farão uma nova descrição das peças expostas e dos outros objetos do acervo. O projeto Veja com as Mãos vai ser encerrado, com uma grande exposição, reunindo as impressões de todos os participantes.

O Museu da Bacia do Paraná fica no prédio ao lado da reitoria da UEM. O telefone (44) 3261-4294 – horário 8h às 11h e 14h as 17horas.

 

Será realizado, de segunda a quarta-feira da semana que vem ( 6 a 8), o Desnorteia - III Semana Acadêmica de Design da UEM. A edição deste ano terá como tema central o universo do projeto de produto, suas particularidades, curiosidades e regimento. O Desnorteia contará com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos, com o intuito de promover a integração e aperfeiçoamento profissional dos participantes.

 

O Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL abre nova turma de mestrado. A área de concentração é em Estudos do Movimento Humano, subdividida em quatro linhas de pesquisa: Aspectos Fisiológicos do Exercício Físico, Aquisição e Desempenho de Habilidade Motoras, Atividade Física Relacionada à Saúde e Formação e Intervenção em Educação Física.

As
inscrições podem ser feitas até o dia 22 deste mês. A prova será aplicada no dia 10 de novembro. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 12, a partir das 14 horas. A entrevista será realizada nos dia 13 e 14. O resultado final será informado no dia 28 de novembro. A matrícula dos aprovados na UEM será de 15 a 19 de dezembro; e na UEL, de 19 a 23 de janeiro. As aulas começam no dia 2 de março de 2009.

Outras informações pelo site http://indianapolis.uem.br/~sec-pos/apresentacao.php?CodProg=21

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais da UEM abre nova turma de mestrado e doutorado. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 deste mês, com a entrega da documentação exigida. Com a área de concentração em Ciências Ambientais e linhas de pesquisa em Ecologia de Áreas Alagáveis e Ecologia e Manejo em Reservatórios, o programa oferece 15 vagas para o mestrado e sete vagas para o doutorado. As atividades começam em março de 2009.

Os candidatos para o mestrado vão passar pelas fases eliminatória (avaliação de conhecimentos em Ecologia) e classificatória (avaliação de inglês e análise de currículo); e para o doutorado, por análise de conhecimentos teóricos em Ecologia, de currículo, da proposta do projeto compatível com os objetivos do programa e entrevista.

Outras informações na secretaria do Programa de Pós-Graduação, Bloco G-90, fone 3261-4751, site www.pea.uem.br e e-mail secretaria@pea.uem.br.

 

A XX Semana do Contador de Maringá será realizada de segunda a sexta-feira da semana que vem ( 6 a 10), no Auditório da Biblioteca Central da UEM. O tema central é Formando Cidadãos para Integrar. Estão programadas palestras, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

A abertura oficial será segunda, às 19h30. Logo após, o professor Ariovaldo dos Santos (FEA/USP) fala sobre A Lei 11.638/2007, o CPC e a Convergência às Normas Internacionais de Contabilidade.

As outras palestras vão abordar os tema: Mercado de Capitais: oportunidades e riscos; Perspectivas e Mudanças do Comportamento Profissional; Controle Social na Gestão Pública: uma experiência prática no exercício da cidadania; e, encerrando o evento, Como Mensurar a responsabilidade Social na Administração Pública. Na quinta-feira, o Grupo de Teatro do Observatório Social de Maringá encena A Farsa do Fiscal que Casou com a Trambiqueira.


As inscrições para participação podem ser feitas até domingo (5), pelo site www.dcc.uem.br/semana2008. A taxa é de $ 50,00.