Notas

Entre os dias 20 e 21 deste mês, o PET Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai discutir o tema Educação Física e Atuação Profissional: experiência no campo da licenciatura e do bacharelado.

As atividades serão realizadas das 19h30 às 23 horas, no Auditório da Fadec, no câmpus da UEM. Entre os palestrantes estão o  professor da disciplina de Lazer, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Carlos Gomes de Oliveira (Rosa); e o professor Adauto da Silva, diretor de Escola da Rede Municipal de Educação de Sarandi.

Inscrições no bloco M-5, sala 1-b (PET). Outras informações pelo (44) 3261-4488  e-mail:petdefuem@yahoo.com ou no blog http://grupopetdefuem.blogspot.com.

 

No próximo dia 17 (sexta-feira), será realizado um evento para discutir o tema Plasticidade neural, aprendizagem e cidadania. O encontro será no auditório Luzamor, com início às 8h30 e, ao longo do dia, contará com debate, curta pró-cidadania, peça de teatro, ações do Observatório Social de Maringá, música e poesia, além de uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em anatomia, Marcílio Hubner de Miranda Neto.

 

O evento, que tem financiamento da Secretaria do Estado da Ciência e tecnologia e Ensino Superior, é direcionado a professores do Ensino Básico e realizado pela UEM/Mudi/CAE, em pareceria com a Receita Estadual, Lions Clube Universitário Integração e SEED/Núcleo Regional de Educação de Maringá.

 

As inscrições já podem ser feitas gratuitamente no Mudi, das 9h às 11h, com Margarete e no Núcleo Regional de Educação, das 9h às 17h com Rosangela.

 

Alunos de Agronomia da UEM promovem o dia de campo sobre colheita mecanizada de cana-de-açúcar, nesta sexta-feira, a partir das 10 horas, na Usina Usaciga, em Cidade Gaúcha. O tema será explorado pelos alunos de graduação e de doutorado da área e por técnicos da fábrica de tratores e equipamentos agrícolas Johndeere.

Os inscritos de Maringá terão um ônibus à disposição para o transporte, que sairá às 7h30 de frente do Restaurante Universitário. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até amanhã à tarde (9), pelos fones 8803-4889 (Bruno) e 9944-1117 (Alisson). 

O Projeto de Estensão Música, Poesia e Cidadania do GrupoAbaecatu está com a agenda lotada para os próximos meses. Aqueles que não assistiram ao espetáculo podem se agendar pelo cronograma abaixo:

09/10 (Quinta-feira)08h00 – Anfiteatro do Nupelia. CONALI. Organização do DLE/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Meio-Ambiente.

17/10 (Sexta-feira)14h00 - Luzamor. Professores participantes do PDE. Organização do MUDI/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

21/10 (Terça-feira) – 14h30. Cianorte.  Comemoração ao Dia do Servidor Público. Organização da Administração Central da UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

22/10 (Quarta-feira)09h00 – UNOPAR. Centro Empresarial de Londrina. II Congresso Nacional de Extensão Universitária. Organização da Diretoria de Extensão da UNOPAR. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

23/10 (Quinta-feira) – 20h00 - FAFIMAN. Semana da Ciências Contábeis. Cidadania. Organização da própria FAFIMAN em parceria com a SER-Maringá. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

29 a 31/10 (Quarta a Sexta-feira) – Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. Organização da Associação COCAMAR – Foz do Iguaçu. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

03 a 05/11 (Segunda a Quarta-feira) – Goioerê. VI Seminário Paranaense de Educação Fiscal. Organização do MUDI/UEM.

11/11 (Terça-feira)19h00 – Anfiteatro do Bloco C-67. IV Ciclo de Arquitetura e Urbanismo – o Urbano. Organização do DAU/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

12/11 (Quarta-feira)19h00 – Casa da Cultura do Jardim Alvorada ou Teatro Reviver. Organização do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

13/11 (Quinta-feira)18h30 – Colégio Adventista. Feira do Conhecimento. Organização do próprio Colégio. Espetáculo Música, Poesia e Meio-Ambiente.

15 e 16/11 (Sábado e domingo) – Cambará. Oficina “A música e a poesia contribuindo para a formação Cidadã”. Organização do Núcleo Regional de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal.

O Programa de Pós-graduação em Enfermagem vai realizar a conferência O Comitê Assessor na Capes - Área de Enfermagem e a pós-graduação. A palestrante será a representante da área na Capes Alacoque Lorenzini Erdmann, da Universidade Federal de Santa Catarina. A professora vai abordar os temas Pesquisa em Enfermagem; Visibilidade da Enfermagem, e Formação de Recursos Humanos em Enfermagem.

A palestra será nesta sexta-feira (10), no auditório da Fadec - Bloco 036. Pela manhã, às 8h30, a professora fala para os alunos do mestrado, PIC, Pibic e o quarto ano de Enfermagem. Às 14 horas, é a vez do encontro com os docentes do Departamento de Enfermagem e do Programa de Mestrado.

Na sexta-feira, dia 10, haverá uma caminhada dentro do câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá, para marcar o Dia Nacional de Combate a Obesidade e os três anos de implantação do Projeto Multidisciplinar contra a Obesidade na Adolescência. A saída será às 16 horas, em frente ao Bloco M-05, com participação aberta a todos os interessados, tanto da comunidade universitária, quanto da comunidade externa.

A iniciativa é da Associação Leve Vida, que desenvolve o Projeto em parceria com o Núcleo de Estudos Multiprofissional da Obesidade (Nemo), do Departamento de Educação Física da UEM. Anália Nasser, presidente da Associação, diz que espera a participação de todas as pessoas interessadas em engajar-se na luta contra a obesidade, considerada uma das principais doenças da sociedade moderna, atingindo, indiscriminadamente, pessoas de todas as classes sociais, gênero ou idade.

Nasser explica que a Associação trabalha em parceria com diferentes instituições, visando a atuar em todas as questões ligadas ao problema, e no caso da UEM, o foco da parceira são crianças e jovens. Recentemente, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Obesidade e Exercícios da Universidade analisou mais de cinco mil alunos de escolas públicas e privadas de Maringá, com idade entre 6 e 10 anos. O levantamento dá uma idéia da extensão do problema, pois revelou que mais de um terço dos alunos apresentava excesso de peso. Outras informações sobre a Caminhada de sexta-feira podem ser obtidas na Associação Pense Leve, fone 44 3225.2121. 

Na próxima quinta-feira (9), o Museu da Bacia do Paraná, na UEM, recebe crianças da 5ª série do ensino fundamental do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM. Elas darão prosseguimento ao projeto Veja com as Mãos.

A iniciativa propõe desenvolver um processo de inclusão no conhecimento da história de Maringá, por meio do acervo do Museu. A ação acontecerá através de diferentes linguagens que facilitam a sensação táctil, como mapas, maquetes e o braile.

Na primeira fase, as crianças descreveram 120 peças do acervo sob a orientação da professora de Língua Portuguesa Dinara Fátima Girardi Farhat e da coordenadora pedagógica do CAP, Ana Paula Werri. Os textos escritos foram encaminhados ao Programa interdisciplinar de Pesquisa e Apoio à Excepcionalidade (Propae), para serem repassados para o braile. Na quinta-feira, a garotada vem ao museu para ver o resultado da produção da turma.

Na semana que vem, os textos em braile vão compor a exposição Uma Experiência Infantil Visando a Inclusão, que será realizada na segunda-feira (13), a partir das 8h30. Deficientes visuais farão uma nova descrição das peças expostas e dos outros objetos do acervo. O projeto Veja com as Mãos vai ser encerrado, com uma grande exposição, reunindo as impressões de todos os participantes.

O Museu da Bacia do Paraná fica no prédio ao lado da reitoria da UEM. O telefone (44) 3261-4294 – horário 8h às 11h e 14h as 17horas.