Notas

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI), da UEM, prorrogou até a próxima segunda-feira (13) o prazo de inscrição para o curso de mestrado em Psicologia, conforme edital disponibilizado no site http://www.ppi.uem.br/index.php.

Constituição do sujeito e historicidade é a área de concentração do curso. As linhas de pesquisa são psicanálise e civilização, e constituição psicossocial da subjetividade  e do conhecimento. Outras informações pelo telefone (44) 3261-3871 ou e-mail séc-ppi@uem.br.

O Centro Acadêmico Florestan Fernandes, do curso de Ciências Sociais, da UEM, está promovendo o ciclo de palestras Clássicos da Política, com a participação de professores de diversos departamentos da universidade, sempre a partir das 14 horas.

Nesta sexta-feira (11), o professor José Antônio, do Departamento de Filosofia, fala sobre Maquiavel; no próximo dia 18, Antonio Ozaí, do Departamento de Ciências Sociais, aborda a obra de Hobbes; no dia 8 de novembro, o professor Eflay Miranda, do DCS, fala sobre Locke; no dia 22 de novembro, o professor Paulo Martines, do Departamento de Filosofia, aborda a obra de Montesquieu; e no dia 29 de novembro a professora Eide Abreu, do Departamento de Ciências Sociais, fala sobre Rousseau.

Com exceção das palestras de hoje e do dia 29, que serão proferidas no auditório do bloco C-67, as demais ocorrerão no auditório do Bloco H-35.

Outras informações poderão ser obtidas pelo endereço eletrônico http://casociaisuem.blogspot.com/.

Entre os dias 20 e 21 deste mês, o PET Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai discutir o tema Educação Física e Atuação Profissional: experiência no campo da licenciatura e do bacharelado.

As atividades serão realizadas das 19h30 às 23 horas, no Auditório da Fadec, no câmpus da UEM. Entre os palestrantes estão o  professor da disciplina de Lazer, do Centro Universitário de Maringá (Cesumar), Carlos Gomes de Oliveira (Rosa); e o professor Adauto da Silva, diretor de Escola da Rede Municipal de Educação de Sarandi.

Inscrições no bloco M-5, sala 1-b (PET). Outras informações pelo (44) 3261-4488  e-mail:petdefuem@yahoo.com ou no blog http://grupopetdefuem.blogspot.com.

Acaba de ser publicado o Edital MCT/MDS/CNPq 038/2008 - Josué de Castro: Promoção de Segurança Alimentar e Nutricional em Territórios CONSAD – Etapa 1 – mobilização e planejamento. O objetivo é a seleção pública de proposta para o apoio a projetos multidisciplinares que desenvolvam diagnóstico e planejamento territorial por meio de ações de extensão universitária, visando à promoção da segurança alimentar e ao desenvolvimento local no âmbito dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad).

Podem apresentar propostas pesquisadores, professores e especialistas com vínculo funcional com instituições públicas federais ou estaduais de ensino superior, pesquisa e extensão. Os projetos terão o valor máximo para gastos com custeio e capital e bolsas de até R$ 250.000,00. Serão alocados R$ 3.000.000,00. A proposta deve ser formulada com o aval e a participação da Pró-Reitoria de Extensão, ou órgão congênere, da universidade, bem como, ter sido pré-aprovada pelo Fórum de entidades de Segurança Alimentar e Nutricional do Território. O edital está disponível no endereço  http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/038.htm. A data limite para a apresentação de propostas é 10 de novembro.

 

No próximo dia 17 (sexta-feira), será realizado um evento para discutir o tema Plasticidade neural, aprendizagem e cidadania. O encontro será no auditório Luzamor, com início às 8h30 e, ao longo do dia, contará com debate, curta pró-cidadania, peça de teatro, ações do Observatório Social de Maringá, música e poesia, além de uma palestra com o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em anatomia, Marcílio Hubner de Miranda Neto.

 

O evento, que tem financiamento da Secretaria do Estado da Ciência e tecnologia e Ensino Superior, é direcionado a professores do Ensino Básico e realizado pela UEM/Mudi/CAE, em pareceria com a Receita Estadual, Lions Clube Universitário Integração e SEED/Núcleo Regional de Educação de Maringá.

 

As inscrições já podem ser feitas gratuitamente no Mudi, das 9h às 11h, com Margarete e no Núcleo Regional de Educação, das 9h às 17h com Rosangela.

 

 

A Universidade Estadual de Maringá recebe, no dia 17 deste mês, o professor Giovanni Alves que irá proferir uma palestra enfocando as transformações no mundo do trabalho no século XXI. Giovanni Alves é docente do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Marília e lidera o Grupo de Pesquisa Estudos da Globalização (GPEG) e a Rede de Estudos do Trabalho (RET). Também publicou vários artigos e livros na área de trabalho, sindicalismo e reestruturação produtiva.

O pesquisador vem a convite do Departamento de Fundamentos da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão da Educação na América Latina e Caribe.

As inscrições para participação podem ser feitas até a data do evento, pelo site www.dfe.uem.br, com pagamento de uma taxa de $ 10,00. A palestra será às 19h30, no Bloco H-12, sala Paulo Freire. Foram abertas 50 vagas. Outras informações pelo fone 44 3261-4839.

O Projeto de Estensão Música, Poesia e Cidadania do GrupoAbaecatu está com a agenda lotada para os próximos meses. Aqueles que não assistiram ao espetáculo podem se agendar pelo cronograma abaixo:

09/10 (Quinta-feira)08h00 – Anfiteatro do Nupelia. CONALI. Organização do DLE/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Meio-Ambiente.

17/10 (Sexta-feira)14h00 - Luzamor. Professores participantes do PDE. Organização do MUDI/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

21/10 (Terça-feira) – 14h30. Cianorte.  Comemoração ao Dia do Servidor Público. Organização da Administração Central da UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

22/10 (Quarta-feira)09h00 – UNOPAR. Centro Empresarial de Londrina. II Congresso Nacional de Extensão Universitária. Organização da Diretoria de Extensão da UNOPAR. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

23/10 (Quinta-feira) – 20h00 - FAFIMAN. Semana da Ciências Contábeis. Cidadania. Organização da própria FAFIMAN em parceria com a SER-Maringá. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

29 a 31/10 (Quarta a Sexta-feira) – Encontro Estadual do Programa Cooperjovem. Organização da Associação COCAMAR – Foz do Iguaçu. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

03 a 05/11 (Segunda a Quarta-feira) – Goioerê. VI Seminário Paranaense de Educação Fiscal. Organização do MUDI/UEM.

11/11 (Terça-feira)19h00 – Anfiteatro do Bloco C-67. IV Ciclo de Arquitetura e Urbanismo – o Urbano. Organização do DAU/UEM. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania e Música, Poesia e Meio-Ambiente.

12/11 (Quarta-feira)19h00 – Casa da Cultura do Jardim Alvorada ou Teatro Reviver. Organização do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. Espetáculo Música, Poesia e Cidadania.

13/11 (Quinta-feira)18h30 – Colégio Adventista. Feira do Conhecimento. Organização do próprio Colégio. Espetáculo Música, Poesia e Meio-Ambiente.

15 e 16/11 (Sábado e domingo) – Cambará. Oficina “A música e a poesia contribuindo para a formação Cidadã”. Organização do Núcleo Regional de Educação em parceria com a Prefeitura Municipal.