Notas

Evento que será realizado nesta sexta-feira (17), no Luzamor, abordará a plasticidade neural, a aprendizagem e a cidadania. As atividades começam às 8h30, com a palestra do tema central, que será enfocado pelo professor Marcílio Hübner de Miranda Neto. Também estão previstos a apresentação das peças teatrais O Auto da Barca do Fisco e A Farsa do Fiscal que se Casou com a Trambiqueira e do Grupo Abaecatu, debate, exibição de curtas pró-cidadania, palestra sobre o Observatório Social de Maringá, com Marcelo Galdioli, e confraternização.

As atividades são voltadas para os professores do ensino básico e comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas gratuitamente no Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), na UEM, bloco O-33, no Núcleo Regional de Educação de Maringá ou antes do evento. A promoção é da UEM/Mudi/CAE, SER – Maringá, Receita Federal, Receita Estadual, Lions Clube Universitário e Seed/NRE, com financiamento da Seti.

No próximo dia 30, o Teatro Calil Haddad será palco do 7º Show de Talentos, promovido pelo Centro de Vida Independente (CVI) de Maringá. Por meio de manifestações artísticas, pessoas com e sem deficiência vão representar e analisar questões como acessibilidade, transporte e trabalho. Além do CVI, a ANPR, a Apae de Astorga, a Anpacin, a Escola Dinâmica, o CEEBJA, o Projeto de Extensão-UEM e a AMDF também vão se apresentar.

De acordo com Gláucia de Araújo, coordenadora administrativa do CVI-Maringá, o objetivo do evento é apresentar uma atividade diferente para a comunidade. “Queremos mostrar que as pessoas com deficiência também têm talentos”, disse.

A entrada para o show é gratuita. Os convites deverão ser retirados na bilheteria do teatro, a partir das 18 horas. As apresentações começam às 19 horas.

O Centro de Tecnologia da Universidade Estadual de Maringá e o Sindimetal convidam os alunos, professores e profissionais da área para a palestra Fontes de Financiamento para P&D no Setor de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíves. A iniciativa faz parte da programação da Feira Metal Mecânica 2008.

A palestra será proferida pelo professor Florival Rodrigues de Carvalho, Superintendente de Planejamento e Pesquisa na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. A atividade está prevista para sábado (18), às 10 horas, no pavilhão do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro.

O Câmpus da UEM em Umuarama promove, na próxima semana, de segunda a sexta-feira (20 a 26), a VI Semana de Tecnologia.  As atividades começam com minicursos no período da manhã, no Centro de Tecnologia, mas a solenidade de abertura está marcada para as 19h30, no Laboratório de Hidráulica, no Bloco C.

Na programação, estão minicursos, visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água de Umuarama, mostra de pesquisa dos alunos e palestras. Entre os temas: Aproveitamento de Águas de Chuva: aspectos qualitativos e quantitativos; Estacas do Tipo Hélice Contínua; Tratamento de Água Utilizando Membranas; Sustentabilidade na Construção Civil; Análise dos Constituintes Básicos dos Alimentos; Geotecnologias Aplicadas às Ciências Ambientais; Novas Tendências na Construção Civil-Gerdau; Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto; Alterações da Lei de Crimes Ambientais; Reuso de Efluentes na Agricultura; Arquitetura de Brasília – a obra de Oscar Niemeyer; Processamento Mínimo de Frutas e Hortaliças; Desenvolvimento de Alimentos Funcionais; A Soja no Contexto da Segurança Alimentar; Limnologia Básica; Segurança do Trabalho na Construção Civil; e Aplicação do Método da Maturidade em Estruturas de Concreto Armado.  

O evento envolve os cursos de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Construção Civil e Tecnologia em Meio Ambiente. As inscrições podem ser feitas até o primeiro dia do evento, na Biblioteca do CTC. Outras informações pelo fone (44) 3621-9300.

 

 

UEM/ASC– RK – 14/10/08

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, por meio do Projeto de Pesquisa Estudos dos Fundamentos Epistemológicos da Psicologia de Vigotski do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia, os Seminários Vigotski Epistemológicos. A próxima atividade será a palestra Kant e o Problema do Conhecimento, a ser proferida pela professora Andrea Faggion, do Departamento de Filosofia na próxima terça-feira (21), às 19 horas, na sala do COU.

 

A UEM realiza, na próxima quarta e quinta-feiras, a Mostra de Profissões, com dezenas de atividades que irão movimentar o campus universitário.

Escolas interessadas em conhecer a mostra podem agendar visitas com a Pró-Reitoria de Ensino, por meio do ramal 4211, ou por meio do Núcleo Regional de Educação, pelo telefone 3218-7130.

Diversas áreas de formação estarão participando do evento, mostrando as atividades que desenvolve e ajudando o interessado a ter melhor discernimento sobre o curso.

Estarão presentes as áreas de Ciências Agrárias (agronomia, engenharia agrícola, medicina veterinária e zootecnia), ciências biológicas (ciências biológicas), ciências da saúde (educação física, enfermagem, farmácia e medicina e odontologia), ciências exatas (estatística, física, licenciatura plena em ciências, matemática e química), ciências sociais aplicadas (administração, ciências contábeis, ciências econômicas e direito), ciências humanas, letras e artes (ciências sociais, filosofia, geografia, história, letras, música, normal superior, pedagogia, psicologia e secretariado executivo trilíngue), engenharias e tecnologia (arquitetura e urbanismo, ciência da computação, design, engenharia de alimentos, engenharia civil, engenharia de produção, engenharia mecânica, engenharia química, engenharia têxtil, informática, moda, tecnologia em alimentos, tecnologia em construção e tecnologia em meio ambiente).

As atividades serão desenvolvidas em tendas instaladas nas imediações do Restaurante Universitário, das 8 às 21 horas, durante os dois dias da Mostra. Também haverá apresentações culturais e os alunos das escolas que fizerem agendamento poderão visitar o Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) e o Museu da Bacia do Paraná.