Notas

A Universidade Estadual de Maringá realiza concurso público para Instrutor de Idiomas para Língua Alemã e Língua Italiana. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 deste mês, pelo site www.uem.br/concurso. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, didática e de títulos. O edital que regulamento o concurso é o 308/2008-PRH. Outras informações na Divisão de Recrutamento e Seleção, no Bloco 104, sala 28, fones 3261-4352 e 3261-4233.

O Museu da Bacia do Paraná foi beneficiado com R$ 27.449,90, do programa Apoio à Extensão Universitária 2008 (Proext), dos ministérios da Educação e da Cultura. A verba vai ser aplicada no projeto Museu, um projeto de inclusão: veja com as mãos, coordenado pelo professor Fernando Luiz Paula Santil.

O programa do governo federal é direcionado às universidades públicas brasileiras. Foram aprovados 95 projetos, sendo sete no Paraná. O projeto “Veja com as mãos” tem o intuito de contar a história de Maringá e de sua gente, por meio de artefatos (painéis fotográficos, instrumentos de trabalho rural e urbano, doméstico, indígenas, de lazer), para quem tem necessidades diferenciadas, em particular os deficientes visuais.

Por meio da participação de crianças, acadêmicos dos cursos de História, Geografia e Arquitetura da UEM, profissionais em diversas áreas, bem como os deficientes visuais associados da Associação dos Mestres e Alunos e Amigos dos Deficientes Visuais (Amaadevi), farão a descrição de 120 itens do acervo do Museu, para que os objetos tenham uma ficha histórica completa e traduzida em braille.

Essa linguagem balizará a produção de mapas, fotopapers e maquetes táteis, que auxiliarão no processo de construção do desenvolvimento da cidade de Maringá, e de textos, que subsidiarão a percepção tátil. Essa ação será traduzida em exposição no próximo ano, incluindo todos em um processo cultural, independentemente das diferenças, formatando um conceito de acessibilidade não só física, mas cultural.

 

O resultado oficial do programa pode ser visto no site www.cultura.gov.br.

O Protocolo Geral, durante o período de licença remunerada de 26 deste mês a 9 de janeiro, estará fechado, mas fará a triagem de correspondências proveniente dos Correios no período da tarde dos dias 29 e 30 deste mês e 6 e 8 de janeiro. Os setores que desejarem retirar as correspondências nesses dias devem se dirigir ao PRO e se anunciar na janela frontal, já que, por motivos de segurança, a porta de acesso estará fechada.

Uma banca externa à Comissão de Vestibular Unificado (CVU), da UEM, composta de três professores doutores, especialistas na área de Biologia, decidiu manter como alternativa correta, o item 16 da questão número 13 da prova de Biologia, aplicada na última terça-feira (2), no Vestibular de Verão 2008. 

A banca foi nomeada pelo presidente da Comissão de Vestibular Unificado, professor Doherty Andrade, em razão de questionamentos sobre a alternativa.

O programa Ponto & Contraponto desta sexta-feira (5) debate o tema Saúde Pública e Atendimento de Emergência em Maringá. Participam deste debate o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Pitol; o diretor clínico do Hospital Municipal, Ricardo Plépis; e o superintendente do HU, José Carlos Amador.

Ponto & Contraponto tem início às 11 horas, ao vivo, na Rádio UEM FM. Os contatos devem ser feitos pelo telefone 3261-4393 ou e-mail uemfm-jornalismo@uem.br. O programa é um espaço para o debate de idéias, gerando reflexão crítica e cidadania.

Numa solenidade de formatura antecipada, realizada hoje (5), no auditório do bloco C-67, câmpus universitário, 48 alunos de Medicina, 1 da Engenharia Civil e 1 do curso de Tecnologia em Meio Ambiente colaram grau pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O patrono dos formandos em Medicina foi o professor Minao Okawa e o nome de turma, in memorian, foi o do colega Antonio Gustavo de Paula Botrel.

No caso do aluno Ivan Barussi, de Engenharia Civil (Maringá), e da aluna Laila Daiana Sanches Torrente, de Tecnologia em Meio Ambiente (Câmpus Regional de Umuarama), tanto o patrono como o homenageado com o nome de turma estarão presentes apenas na colação de grau conjunta de cada curso, a ser realizada em janeiro.

A formatura antecipada é realizada somente nas situações de extrema necessidade, justificada pelo aluno interessado, e analisada pela Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA). Os que se formaram em Medicina pretendem cursar Residência Médica em janeiro. Ivan Barussi e Laila Sanches alegaram outros motivos pessoais, analisados e referendados pela DAA.

 

O Protocolo Geral da UEM informa a agenda de postagem de correspondências durante este mês, em decorrência do recesso de Natal (dia 24) e das férias coletivas (26 deste mês a 9 de janeiro). Os impressos devem ser entregues no PRO até dia 18 (até 100 unidades); o PAC, até o dia 19 (até 10 unidades); cartas simples (até 50 unidades) e carta registrada (até 30 unidades), até dia 22; e Sedex, até dia 23, às 15h30. O material que chegar após as datas especificadas será enviado somente após o retorno da licença remunerada.