Notas

O Departamento de Informática (DIN), da UEM, vai inscrever, de 2 a 15 de fevereiro, interessados em fazer o curso de especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web – Espweb – turma 6.

Os candidatos deverão entregar a documentação exigida na secretaria do DIN, bloco 19, câmpus universitário, ou enviá-los pelos Correios.

O resultado dos selecionados será conhecido dia 4 de março. As matrículas serão efetivadas no dia 11 de março. Outras informações sobre o curso poderão ser obtidas por meio do site www.espweb.uem.br. Os telefones são (44) 3261-4324 e 3261-4219.

O Departamento de Odontologia da UEM receberá, do Ministério da Saúde, a título de apoio financeiro, cerca de R$ 128,5 mil para custear as atividades do curso de residência em cirurgia e traumatologia buco maxilo-facial.

O dinheiro se refere ao pagamento de bolsa-residente a dois alunos do curso selecionados no final de 2008.  Em novembro do ano passado, ao serem submetidos a uma prova aplicada pelo DOD, os dois estudantes conquistaram o direito de receber a bolsa durante dois anos.

As atividades começaram no dia 5 deste mês e a duração do curso é de três anos. A residência tem a coordenação do professor Liógi Iwaki Filho.

O Centro de Centro de Excelência em Atividade Física (CEAF), da UEM, reiniciou, na última segunda-feira (12) as aulas de ginástica, musculação, hidro e natação. O funcionamento ocorrerá no horário normal e os interessados em vagas podem entrar em contato com o e-mail sec-cdr@uem.br, telefone 3261-4314, irem diretamente à academia (próxima ao RU) ou à CDR (Coordenadoria de Desporto e Recreação) no Bloco M-06, câmpus universitário.

A partir do dia 26 deste mês, o Departamento de Administração da UEM vai aceitar inscrições para o curso de especialização em gestão empresarial MBA Executivo – turma 14.

O curso é destinado a executivos e profissionais liberais. Os interessados devem ter, como pré-requisito, graduação em administração ou áreas afins. A seleção dos inscritos ocorrerá por meio da análise do currículo documentado e do histórico escolar da graduação, além da entrevista, se necessário.

O prazo de inscrição terminará no dia 20 de fevereiro. As inscrições serão feitas na secretaria do curso de administração (bloco C-23), sala 212, de segunda à sexta-feira, das 8 às 11 horas, das 13h30 às 17 horas e das 19h30 às 22 horas. A inscrição poderá ser efetuada por sedex. A data limite de postagem, pelos Correios, será 20 de fevereiro.

As matrículas ocorrerão de 25 a 27 de fevereiro e as aulas terão início no dia 6 de março e serão ministradas às sextas-feiras, das 19h30 às 23 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas. Outras informações pelo telefone (44) 3261-4906, e-mail sec-dad@uem.br e site www.dad.uem.br.

A Diretoria de Cultura da Universidade Estadual de Maringá oferece duas turmas do curso de cerâmica para iniciante, de 10 de março a 10 de novembro. São ofertadas dez vagas por turma. Uma delas será às terças-feiras das 14 às 16h30 e outra às quintas-feiras das 9 às 11h30. Durante o ano, serão abordados os temas: preparo de massas, formas de construção e queimas. O candidato dever ter idade mínima de 16 anos.

De 12 de março a 12 de novembro, às quintas-feiras, das 14 às 16h30, será ministrado o curso de cerâmica avançado. No programa, constam os temas: cerâmica artística, esmaltação e engobes e queimas. Os interessados devem ter concluído o curso básico de cerâmica da UEM e ter idade mínima de 16 anos. Tanto o básico como o avançado serão ministrados por Ângela Mecking da Silveira.

O valor do curso é de oito parcelas de R$ 50,00 (uma na matrícula). As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Cultura, Bloco A-34, sala 4, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas, de 2 a 27 de fevereiro. Outras informações pelo fone 3261-3880.

O Departamento de Educação Física, da UEM, está aceitando interessados em fazer o curso de especialização em Prescrição Personalizada de Exercícios Físicos. Os interessados devem ligar para a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR), telefone (44) 3261-4314. Para obter mais informações sobre o curso, o candidato precisa entrar em contato com a CDR pelo e-mail sec-cdr@uem.br.

O objetivo do curso é proporcionar fundamentação teórica aprofundada e novas técnicas de avaliação, prescrição e orientação de exercícios para diferentes grupos populacionais (obesos, doentes crônicos, portadores de necessidades especiais, entre outros) nos diversos ambientes de trabalho (spa, academia, clínica, clube, resort, e centro de treinamento desportivo).
O curso possuirá muitos diferenciais, entre os quais disciplinas de formação clínica do Personal Trainer, oportunidade de bolsa-estagiário no CEAF, mensalidade com custo abaixo do valor de mercado, e presença de profissionais experts com pesquisadores da área na mesma disciplina, combinando a fundamentação com o exercício profissional.

As disciplinas serão ofertadas aos finais de semana, com módulos semi-intensivos no período das férias. As aulas devem ter início em março deste ano.

A Diretoria de Cultura da Universidade Estadual de Maringá (DCU/UEM) aceitará, em fevereiro, inscrições de interessados em realizar cursos de Fundamentos da Linguagem Visual: desenho e pintura; Estúdio: reflexão, criação e produções artísticas; e Escultura em Miniatura: percepção e sensibilização. Os dois primeiros serão ministrados por Tânia Machado e o último por Marcelo Monteiro. Todos exigem que os interessados tenham 17 anos completos.

O curso de Fundamentos da Linguagem Visual oferece duas turmas: uma às quartas-feiras das 19h30 às 21h40 e outra às quintas-feiras das 13h30 às 16 horas, de 11 de março a 19 de novembro. No programa, constam os temas: a forma – estrutura e representação – o estudo de observação e criação – esboços e croquis; desenho e estrutura para a pintura; a expressividade linear; a tridimensionalidade e a profundidade aplicados no desenho, recorte/colagem e pintura; imaginação criativa – a cor e estudos de configuração, espaço e efeitos; interpretação e processos técnicos – técnicas mistas e projetos tridimensionais; apresentação do projeto final.

No curso Estúdio, serão vistos os temas: estruturas da linguagem – soluções visuais – aplicação em estudos de desenho e pintura; composição visual – criação a partir de temas específicos da história da arte; características, simbologias da cor; a pintura e a textura; as formas gestuais – desenho, configuração e expressão; e apresentação do trabalho final. Este curso também tem duas turmas: uma às terças-feiras das 19h30 às 21h40 e outra às sextas-feiras das 13h30 às 16 horas, de 10 de março a 20 de novembro. O curso exige que os interessados tenham feito o curso básico de desenho.

O curso de Escultura em Miniatura será ministrado no dia 21 de março das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Serão enfocados os temas: técnica básica de escultura em miniaturas no suporte giz de gesso e processo de impermeabilização da peça. São oferecidas 12 vagas. Este curso é gratuito.

As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Cultura, Bloco A-34, sala 4, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas, de 2 a 27 de fevereiro. Outras informações pelo fone 3261-3880.