Notas

A Universidade Estadual de Maringá conquistou 17 novas Bolsas Produtividade em Pesquisa/CNPq e teve a renovação de 23, passando de 107 para 122, o que representa um incremento de 14%. As Bolsas Produtividade em Pesquisa – PQ  CNPq/ Demanda 10/2008 foram nas áreas de Ciências da Vida e de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra.

Os contemplados com a renovação ou concessão de bolsas são: Adelar Bracht, Andréa Bialetzki, Andrea Paesano Junior, Ângelo Antônio Agostinho, Antônio Carlos Bento, Antônio Cláudio Furlan, Antonio José Palangana, Claudete Aparecida Mangolin, Cláudio Celestino de Oliveira, Elias Nunes Martins, Gilberto Cezar Pavanelli, Gisella Maria Zanin, Jesuí Vergílio Visentainer, João Fábio Bertonha, Joilson Dias, Juan Amadeo Soriano Palomino, Julio Cesar Damasceno, Jurandir Hillmann Rohling, Linnyer Beatrys Ruiz, Lúcia Maria Zeoula, Lúcio Cardozo Filho, Luís Carlos Malacarne, Luiz Carlos Gomes, Luiz Felipe Machado Velho, Manoel Luiz dos Santos, Maria Valdrinez Campana Lonardoni, Mário Luiz Neves de Azevedo, Mauro Antônio da Silva Sá Ravagnani, Max Jean de Ornelas Toledo, Paulo Cezar de Freitas Mathias, Paulo Sérgio Lourenço de Freitas, Pedro Augusto Arroyo, Rafael Alves de Souza, Roberto Barbosa Bazotte, Roberto Rezende, Rosângela Bergamasco, Sidinei Magela Thomaz, Silvana Marques de Araújo, Suzana Nóbrega de Medeiros e Vagner de Alencar Arnaut de Toledo.

 

 

O Departamento de Farmácia e Farmacologia da UEM aceita, de 11 a 28 de fevereiro, inscrições para o curso de especialização em Farmacologia.  

A seleção dos inscritos será feita com base na análise do currículo documentado e na entrevista. As matrículas serão efetuadas de 9 a 12 de março. As aulas terão início no dia 13 de março, com término previsto para o dia 4 de dezembro. Serão ministradas às sextas-feiras pela manhã e à tarde.

Os objetivos do curso são possibilitar a reciclagem de docentes e profissionais da área de saúde; desenvolver núcleos de estudos e pesquisas em Farmacologia; e divulgar as linhas de pesquisa da área de Farmacologia do Departamento de Farmácia e Farmacologia. Outras informações no DFF, bloco K-80, sala 17. O telefone é (44) 3261-4835, o e-mail  sec-cef@uem.br e o site www.dff.uem.br.

O Departamento de Psicologia, da UEM, aceita, até o dia 26 de fevereiro, inscrições para o curso de especialização em Teoria Histórico-Cultural (turma V).                                                       

Os interessados deverão procurar o bloco 118, sala 10, câmpus universitário, e se inscreverem mediante o pagamento da taxa de R$ 50,00 e a apresentação dos documentos necessários. A matrícula será feita no dia 26 de fevereiro, também no bloco 118, sala 10.

O curso, que terá início ainda em fevereiro, aprofunda-se no estudo da Teoria de Vigotski, Luria, Leontiev, e outros autores, para entender o homem; das questões sócio-históricas, permitindo que o aluno atue de modo coerente e efetivo; das relações entre educação e desenvolvimento humano; e das proposições possíveis ante os problemas atuais.

A teoria vigotskiana é contemplada neste curso porque se atribuem às mediações pedagógicas papel determinante para o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Entre outros objetivos, o curso visa a analisar os fundamentos da Educação e da Teoria Histórico-Cultural, por meio das categorias da filosofia marxista e do método instrumental; e valorizar o estudo de autores clássicos para a apreensão e compreensão dialéticas do processo educativo, bem como da Escola de Vigotski.

Podem se inscrever profissionais das áreas de  educação, saúde, ciências sociais, e demais portadores de diploma de curso superior. As aulas prosseguirão até o dia 5 de dezembro deste ano. São oferecidas 35 vagas.

Outras informações poderão ser obtidas na secretaria do DPI (bloco 118, sala 10), telefone (44) 3261-4416 ou site www.ppi.uem.br. O e-mail é rgcmoraes@uem.br.

Termina, no dia 20 de fevereiro, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Métodos Avançados no Estudo de Plantas Medicinais, oferecido pelo Departamento de Análises Clínicas (DAC) da UEM.

O curso abordará as principais metodologias empregadas no estudo de plantas medicinais utilizadas empiricamente nos cuidados com a saúde.

Com duração de 18 meses, o curso, com 30 vagas, terá aulas às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã e à tarde. A coordenação é do professor Celso Nakamura.

Outras informações na secretaria do DFF, bloco K-80, sala 17, ou por meio do site www.dac.uem.br/epm Os telefones são (44) 3261-4835 e 3261-4836.

O Departamento de Informática (DIN), da UEM, vai inscrever, de 2 a 15 de fevereiro, interessados em fazer o curso de especialização em Desenvolvimento de Sistemas para Web – Espweb – turma 6.

Os candidatos deverão entregar a documentação exigida na secretaria do DIN, bloco 19, câmpus universitário, ou enviá-los pelos Correios.

O resultado dos selecionados será conhecido dia 4 de março. As matrículas serão efetivadas no dia 11 de março. Outras informações sobre o curso poderão ser obtidas por meio do site www.espweb.uem.br. Os telefones são (44) 3261-4324 e 3261-4219.

O Departamento de Biologia, da UEM, abre, no dia 1º de fevereiro, inscrições para o curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia.

O prazo termina no dia 7 de março. Sob a coordenação das professoras Dulcinéia Ester Pagani Gianotto e Maria Júlia Corazza, o curso visa a proporcionar o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem voltados para a área de ciências e biologia, contribuindo para a formação continuada de professores em todos os níveis.

O público alvo são os licenciados em ciências, ciências biológicas e áreas afins. Outras informações podem ser obtidas na secretaria do DBI, bloco H78, telefone (44)3261 4312, site www.dbi.uem.br e-mail sec-dbi@uem.br, ou ainda na coordenação do curso, pelos telefones (44)3261 4724 e (44)3261 4707.

O Departamento de Odontologia da UEM receberá, do Ministério da Saúde, a título de apoio financeiro, cerca de R$ 128,5 mil para custear as atividades do curso de residência em cirurgia e traumatologia buco maxilo-facial.

O dinheiro se refere ao pagamento de bolsa-residente a dois alunos do curso selecionados no final de 2008.  Em novembro do ano passado, ao serem submetidos a uma prova aplicada pelo DOD, os dois estudantes conquistaram o direito de receber a bolsa durante dois anos.

As atividades começaram no dia 5 deste mês e a duração do curso é de três anos. A residência tem a coordenação do professor Liógi Iwaki Filho.