Notas

A convite da Universidade Positivo, o professor e pianista Hideraldo Luiz Grosso, da UEM, realiza, no dia 5 de abril, em Curitiba, recital de piano a quatro mãos, ao lado de Eula Ferrer, atual diretora do Centro Musical Laudate.

O evento, que tem o apoio da Lei Rouanet, é parte do Projeto Domingo no Câmpus, em razão do qual artistas de renome nacional e internacional têm se apresentado, sempre aos domingos pela manhã. Grosso e Ferrer interpretam obras representativas de Mozart, Grieg, Brahms e Debussy, no Teatro da Pró-Reitoria de Extensão, com entrada franca.

Na última temporada do Domingo no Câmpus (dezembro de 2008), Grosso apresentou-se ao lado de Maria Alice Brandão e Marcelo Oliveira, ocasião em que foi executado pela primeira vez no país um trio para piano, clarinete e violoncelo, do compositor pós-romântico alemão Zemlinsky. 

O Departamento de Biologia da UEM prorrogou, até a próxima sexta-feira (13), o prazo de inscrição para o curso de especialização em Ensino-Aprendizagem de Ciências e Biologia. As inscrições deverão ser feitas na secretaria do DBI, bloco H-78. O curso tem área de concentração em Ensino de Ciências e Biologia e pretende proporcionar o aperfeiçoamento de métodos, técnicas e estratégias de ensino-aprendizagem voltados para a área de Ciências e Biologia.
As aulas serão ministradas às sextas-feiras à noite e sábados de manhã e à tarde. Na estrutura curricular, disciplinas como A Pesquisa no Ensino de Ciências e Biologia; Fundamentos e Práticas para a Educação Ambiental; Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de Ciências e Biologia; oficinas de ensino-aprendizagem em Genética, Física/Astronomia Aplicada a Ciências e Biologia, Botânica, Biologia Celular, Anatomia e Fisiologia e em Química Aplicada a Ciências e Biologia, e outras.
O público alvo são licenciados em Ciências, Ciências Biológicas e áreas afins. Os candidatos serão selecionados por meio da análise de currículo. O custo é de 18 parcelas de R$ 165,00. Outras informações pelo fone 3261-4312.

Fisiologia do esforço aplicada à prescrição de exercícios é tema da aula inaugural do curso de Especialização em Personal Trainner, que será realizada no dia 27 deste mês, a partir das 19 horas, no auditório da Fadec. O tema será explorado pelo professor Marcos Polito (UEL). Informações pelo telefone (44) 3261-4314.  

Atualizar os profissionais da área de saúde que atuam em laboratório de análises clínicas, no diagnóstico laboratorial da resistência bacteriana. Esse é o foco de um curso de extensão que o Departamento de Análises Clínicas e o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas (Lepac) promovem de 24 de abril a 4 de julho.  

O curso será dividido em 4 módulos e em todos haverá demonstração de técnicas laboratoriais. A idéia é preparar os profissionais para emissão de dados microbiológicos confiáveis, que possam ser utilizados na prática clínica e na vigilância epidemiológica.   As aulas serão ministradas no anfiteatro da Fadec, no bloco 0-36, próximo à reitoria da UEM, às sextas-feiras das 19 às 23 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.  

As inscrições estão sendo realizadas até dia 24 de abril. O boleto para o pagamento da taxa no valor de R$ 200,00, que dá direito a assistir a todos os módulos, deverá ser emitido eletronicamente no site www.dcf.uem.br e recolhido nas agências da Caixa Econômica Federal.

 

Termina, no dia 16 deste mês, o prazo de inscrição para o curso de especialização em Obesidade e Síndrome Metabólica (modalidade educação a distância). O curso é oferecido pelo Departamento de Medicina da UEM e tem o objetivo de qualificar e capacitar profissionais da área da saúde com conhecimentos e estratégias individuais e coletivas, para atuarem em equipes multidisciplinares, planejando, implantando, organizando e avaliando programas de caráter preventivo e de reabilitação da obesidade e/ou da síndrome metabólica.

Os interessados deverão se inscrever na secretaria do DMD (anexo ao hospital universitário), de segunda à sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas. As aulas terão início no dia 4 de abril. Outras informações pelo telefone 2101-9119, e-mail sec-dmd@uem.br Este endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo e site www.dmd.uem.br.

 

O curso de especialização em Imunogenética, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), prorrogou, até segunda-feira (16), o prazo de inscrição. Oferecido pelo Departamento de Análises Clínicas (DAC), o curso é dirigido aos profissionais das áreas de biológicas e da saúde, desde que tenham o conteúdo de Imunologia Básica no currículo. 

As inscrições estão sendo feitas na sala da disciplina de Imunologia Básica, no DAC, Bloco I-90, câmpus universitário, das 8 horas às 12 horas.Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 261-4847.

 

Dia 16, às 20 horas, no Auditório do Nupélia, o Departamento de Ciências Sociais realiza a aula inaugural de 2009. O professor Edgard de Assis Carvalho (PUC-SP) faz a palestra Perspectivas para as Ciências Sociais no Mundo Contemporâneo. Informações pelo telefone (44) 3261-4288.