Notas

Começa, no próximo dia 2, a exposição “Arte Francesa”, no Museu da Bacia do Paraná, localizado na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Com o apoio da UEM e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e Diretoria de Cultura (PEC), a mostra contará com obras dos artistas Antonio Clovis Botelho e Célia da Silva Botelho. A exposição vai até o dia 14 de abril.

 

A mostra é composta por 12 peças, entre telas e utensílios decorativos.  Os temas escolhidos pelos artistas vão desde um quadro da Santa Ceia até imagens de natureza morta. Todos os trabalhos foram feitos com base na técnica de arte francesa e estão à venda.

 

A arte francesa é uma técnica artística realizada a partir de recortes e colagens de diversas gravuras, que compõem a imagem de flores, animais, ou até mesmo de uma paisagem. A sucessiva colagem (sobreposição) de uma gravura sobre a outra, resulta em um efeito tridimensional.

 

Os horários de visitação são das 8h às 11h e 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ainda podem ser agendadas visitas para escolas e grupos de turistas. Visitações no horário noturno também são possíveis, mediante agendamento prévio. Outras informações pelo telefone: 3261-4294. O Museu da Bacia do Paraná fica no bloco Q-2, próximo ao prédio da reitoria.

O Núcleo de Estudo Multiprofissional da Obesidade (NEMO), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), irá realizar duas pesquisas envolvendo pacientes que foram submetidos à cirurgia de redução do estomago para tratamento da obesidade, entre 2000 e 2008. Os estudos são financiados pela Fundação Araucária, pelo Ministério da Saúde, e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/DECIT).

O Cinuem apresenta o filme Festa de Babette, amanhã (26), às 18h30, no Anfiteatro Ney Marques, com comentários do professor Bruno De Angelis. Dirigido por Gabriel Axel, em 1987, é ambientado na Dinamarca de 1871. Segundo a sinopse, a fim de escapar da sórdida repressão da Paris de 1871, Babette desembarca, em meio a uma tempestade, na costa selvagem da Dinamarca. Na pequena aldeia de Jutland, ela procura as irmãs Martina e Philippa, senhoras muito puritanas, filhas do pastor da região, e lhes apresenta uma carta de recomendação de Achille Papin, um cantor de ópera que, no passado, fora professor de canto de Philippa.  Em sua carta, Papin lhes pede que acolham Babette em sua casa.  Por sua vez, esta lhes pede para trabalhar como criada, tendo em troca apenas um quarto para morar.  Depois de muito pensarem, principalmente pelo fato de Babette ser católica, elas terminam a aceitando.  Em pouco tempo, Babette se integra à austera tradição protestante da comunidade.

Quatorze anos depois, ela ganha 10 mil francos na loteria, o que vai lhe permitir voltar à sua pátria.  Entretanto, o inesperado acontece.  Babette resolve gastar todo seu dinheiro em um jantar tipicamente francês, a fim de comemorar dignamente o centenário de nascimento do falecido pastor, mesmo que para isso tenha que passar o resto de seus dias vivendo como criada das irmãs protestantes. Os doze convidados para o jantar, tendo sempre vivido em Jutland e sendo pessoas simples, não conheciam nada sobre a culinária francesa e, menos ainda, sobre os pratos sofisticados que eram servidos no Café Anglais, lugar onde Babette trabalhara como cozinheira. Assim, com a habilidade de fazer as pessoas sentirem prazer através do paladar, Babette faz com que o jantar se transforme num verdadeiro banquete que as duas irmãs e os habitantes da pequena aldeia jamais esquecerão.

 Depois de um período de recesso, a Universidade Estadual de Maringá voltou a fornecer nitrogênio líquido, através do laboratório de Criogenia, do Departamento de Física. O atendimento é feito das 9h40  às 11h40 e das13h30 às 17h30. Informações e agendamentos devem ser feitos no próprio Laboratório, localizado no Bloco G-67, sala 6, do câmpus universitários. Fone 44 3261-4330, ramais 210 e 204.  

O prazo de inscrição para o curso de especialização Atenção à Família e à Comunidade, oferecido pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM), foi prorrogado até 17 de abril. Os interessados devem efetuá-las na coordenação de Pós-Graduação, no Bloco 118.

A especialização é destinada a psicólogos, psiquiatras, educadores, médicos, enfermeiros, advogados, assistentes sociais e outros profissionais da área de humanas e da saúde. No ato da matrícula o aluno deverá optar pela área de formação em psicoterapia familiar sistêmica, só permitida a psicólogos e psiquiatras, ou área de formação em intervenções sistêmicas na família e na comunidade. As aulas serão ministradas quinzenalmente às sextas-feiras a partir das 18h40 e sábados de manhã e à tarde.

Os candidatos serão selecionados por meio da análise do currículo. O investimento é de R$ 50,00, na inscrição, e 28 parcelas de R$ 290,00. Outras informações pelo fone (44) 3261-4416 ou e-mail rgcmoraes@uem.brEste endereço de e-mail está sendo protegido de spam, você precisa de Javascript habilitado para vê-lo .

Fotos Ivan Amorin/Pólen SportsO Ciagym Futsal derrotou a equipe do Cascavel e assumiu a liderança do Campeonato Paranaense de Futsal, na Chave Ouro, por 3 a 1, na terça-feira (24). Com o triunfo, o time maringaense, comandado pelo técnico Adolpho Amorim, saiu da sexta posição para ocupar a primeira posição que era dos cascavelenses. O Ciagym jogou com Rogério Paulista, Leandro, Butina, Parrel e Bolinha; entraram Valtinho, Marcelinho, Lambari, Allan e Soro.