Notas

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá realiza a exposição A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População, dentro do Projeto Veja com as Mãos, de 1º a 30 de junho. A intenção é permitir aos cegos ou pessoas com grande deficiência visual a visualização do acervo do Museu pelas mãos. Os visitantes poderão tocar os artefatos, como painéis fotográficos, instrumentos de trabalho rural e urbano, doméstico, indígenas, de lazer, e ler as explicações em braile. Além disso, haverá 15 maquetes confeccionadas por alunos de Arquitetura e de Geografia da UEM, que retratam o espaço geográfico, relevo de Maringá, área de colonização da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, parte do Plano Piloto de Maringá e alguns marcos culturais da cidade.

O Projeto Veja com as Mãos desenvolve desde outubro de 2008 um novo olhar na inclusão e acessibilidade. É feito em parceria com Associação de Mestres, Amigos ao Deficiente Visual, com recursos financeiros do Proext – Extensão Universitária e Cultura. A exposição é promovida pela UEM e pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei, conta com patrocínio da Petrobrás e apoio do Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura, Museu da Bacia do Paraná, da UFTM e da Amaadevi.

Serviço: Museu da Bacia do Paraná, bloco Q-02, ao lado da Reitoria. Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Agendamento de visitas pelo telefone (44) 3261-4294.

A próxima edição do programa UEM nos Bairros será no Conjunto Requião, neste domingo (31). As atividades serão desenvolvidas das 14 às 18 horas, na Praça Miguel de Oliveira, em frente ao Posto de Saúde do Bairro. Estão previstas apresentações artísticas e culturais de grupos da UEM, entre eles, o Fogança e o TAP Sapateado, e de grupos do bairro. As crianças poderão se divertir também com muitas brincadeiras e recreação. Além disso, a população poderá ter acesso a várias informações na área da saúde. O programa é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM.

A Aiesec é a maior organização global gerida totalmente por universitários e busca jovens dispostos a realizarem intercâmbio profissional em um dos 105 países em que está presente. O trabalho pode ser realizado na área de formação acadêmica do candidato ou em projetos de desenvolvimento social.

Os interessados devem se inscrever até esta quinta-feira (28), pelo site www.aiesec.org.br/maringa. Para concorrer a uma vaga é necessário ser universitário ou recém-formado, ter até 30 anos de idade e disponibilidade para realizar o intercâmbio nos próximos três dias. Outras informações no escritório da entidade, na UEM, bloco D-67, sala 104, ou fone 3261-3688.

O Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP), vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM, promove, no próximo mês, o evento de extensão Subsídios Teórico-Metodológicos para a Ação Docente VI: teoria e prática no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. Voltado para alunos e professores que atuam na educação, o evento recebe as inscrições até 8 de junho, no LAP, bloco G-34, sala 4, de manhã, tarde e noite.

Na pauta, discussões sobre A Teoria e a Prática no Ensino e na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: histórico, concepções e metodologias; A Leitura e a Escrita na Educação Básica: desafios e possibilidades; A Leitura e a Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento: dificuldades e possibilidades; A Leitura e a Escrita na Educação Especial; e Compartilhando Materiais, Jogos e Práticas de Alfabetização, Leitura e Letramento. As atividades serão realizadas nos dias 10, 16, 23 e 24 de junho, das 19 às 23 horas, nos anfiteatros Ney Marques e do Nupélia e na sala do LAP, bloco I-12.

Outras informações pelo fone 3261-4897 (ramal 30) ou site www.dtp.uem.br/lap/eventos.

O Show de Truman, dirigido por Peter Weir, é o filme selecionado pelo Programa Cinuem desta semana e que tem Jim Carrey no papel principal. A exibição começa às 18h30 desta quinta-feira (28), no Anfiteatro Ney Marques, na UEM. Os comentários estarão a cargo da professora Ana Cristina Teodoro da Silva (DFE).

Segundo a sinopse, Truman Burbank (Jim Carrey) é um vendedor de seguros que vive em Seaheaven, um paraíso terrestre onde todos parecem conviver em perfeita harmonia. Mas seu casamento com Meryl (Laura Linney) não anda muito bem e, para piorar, ele sente-se constantemente vigiado. Decidido a investigar se realmente o estão espionando, Truman começa a perceber uma série de situações estranhas, que aguçam ainda mais suas dúvidas e levam-no à descoberta: sua vida é um show de TV. Sua vida é uma farsa, acompanhada por milhares de telespectadores. A partir de então sua luta é para libertar-se e poder viver verdadeiramente como nunca.

Na terça-feira, dia 26, acontecerá a festa de lançamento do Zombilly no Rádio, programa sobre jornalismo cultural que estreou na semana passada na Rádio UEM FM. O programa vai ao ar aos sábados, às 18 horas, na 106,9 MHz. A festa começa às 20 horas no Fernandes Bar, que fica na avenida São Paulo, 425, em frente ao Shopping Avenida Center, Haverá discotecagem e vídeos de rock e a entrada é gratuita.