Notas

O Departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá promove o IV Encontro dos Corais no dia 10, a partir das 20 horas, no Cine Teatro Plaza. Vão se apresentar o Coro Feminino do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, o Coral da Escola de Música, os Coros do Laboratório de Regência, o Coro de Câmara, o Coral Infanto-Juvenil e o Coro do Curso de Graduação em Música, sob direção musical de Andréia Anhezini e Paulo Lopes. Também está prevista a participação da Orquestra de Câmara do DMU. A entrada para o evento, que homenageia Heitor Villa-Lobos, é franca.

Na próxima sexta-feira (4), no Rio de Janeiro, o professor da UEM Sidnei J. Munhoz participa do lançamento do livro Impérios na História (Editora Elsevier/Campus). A obra foi organizada por ele, em conjunto com Francisco Carlos Teixeira da Silva e Ricardo Cabral. O livro ainda conta com a participação de dois outros professores do Departamento de História da UEM: João Fábio Bertonha e José Henrique Rollo Gonçalves.

Começa segunda-feira, (1º), o III Simpósio Maringaense de Engenharia de Produção (Simepro). Até dia 4 de junho, serão discutidos temas ligados ao ensino na área, empreendedorismo, inovação e liderança, gestão do conhecimento, gestão ambiental e sustentabilidade, logística industrial, gestão da qualidade, entre outros assuntos.

A solenidade de abertura do evento, promovido pelo curso de Engenharia de Produção da UEM e pela Empresa Júnior Dinâmica, será às 20 horas, no auditório do Colégio Nobel.

Além das palestras, que ocorrem no Nobel, o evento conta com minicursos, visitas técnicas e apresentações de trabalhos na forma oral e em painel. Os temas dos cursos, que serão ministrados nos auditórios dos blocos C-67, F-67 e da Fadec, além do Laboratório de Computação da Engenharia de Produção, na UEM, são controle de estoques, PCP, mapeamento de processos, tecnologia e qualidade de indústria de alimentos, cronoanálise, ferramenta para certificação do SS, gerenciamento do relacionamento com o cliente, clima organizacional, introdução ao gerenciamento de projetos, tecnologia da informação e ferramentas de otimização.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.dep.uem.br/simepro. Outras informações também no bloco P-03, sala 4, fone 3261-4350 ou e-mail simepro@dinamicaej.com.br.

O Programa Universidaids, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza atividades de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e Aids, no Dia dos Namorados, 9 de junho. A iniciativa é uma das atividades da Campanha UEM na Luta Contra a Aids.

O Universidaids - Programa Multidisciplinar de Estudos em Prevenção e Assistência das Doenças Sexualmente Transmissíveis e HIV/Aids, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde  da UEM, tem por finalidade oportunizar o suporte científico, acadêmico e  técnico aos trabalhos desenvolvidos para a prevenção e assistência na área de doenças sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. A equipe está preocupada com o fato de que a taxa de novas infecções pelo HIV continua a crescer anualmente, a despeito das melhorias consideráveis que já foram alcançadas em relação à mortalidade, como resultado do tratamento anti-retroviral disponível. Mas é preciso estar atento ao fato de que, no estágio atual da epidemia, há mais infecções pelo HIIV a cada ano do que mortes provocadas pela aids.

Ciente desse quadro, o grupo decidiu promover atividades no campus sede, com a ajuda de acadêmicos da UEM e em parceria com a Coordenação Municipal DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá. Serão distribuidos folders e material informativo; além de Orientação e realização de testes rápidos para o diagnóstico do HIV, no Centro e Testagem e Aconselhamento, CTA Itinerante. As duas atividades serão realizads no Bloco 10, das  7h30 às 15h00.

A programação tem apoio do Ambulatório Médico e de Enfermagem do HUM e do Lepac – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínica.

Acadêmicos e professores do curso de História da Universidade Estadual de Maringá promovem a mostra de cinema “Estamos em Guerra”, com a exibição de filmes e documentários sobre as grandes guerras mundiais. O objetivo é promover a reflexão crítica dos acadêmicos por meio de palestras e debates voltados para temas históricos, pedagógicos e sociológicos.

Na próxima quinta-feira (4), o auditório José Penalva, no bloco 8 do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM), será palco do projeto Concerto ao ½ Dia. Dois acadêmicos do curso de música farão uma apresentação, sob a coordenação do professor do Departamento de Música (DMU), Flávio Apro.

Davi Rocha, do primeiro ano, se apresenta no violão de oito cordas e Pâmela Ramos, do quarto ano, estará ao piano. A dupla vai interpretar composições de Sérgio Assad, Leo Brouwer, Mozart, Rachmaninoff, Guinga e Villa-Lobos. A entrada é franca.

Rafael Souza e Andye IoreA atração deste sábado do programa Zombilly no Rádio é o professor e músico maringaense Rafael Souza, de A Inimitável Fábrica de Jipes. Ele fala das bandas que já teve desde o final dos anos 80, critica o Femucic, lê autores que o influenciaram (como John Fante, Bukowski, Kafka) e anuncia novidades da AIFJ como o lançamento de um DVD gravado em São Paulo semana passada.

Os blocos musicais têm o resgate histórico com The Guavas (a primeira banda maringaense a lançar um CD), homenagem a Jay Bennet (ex-Wilco) que morreu na semana passada.

Entre os clássicos estão The Byrds, Thin Lizzy, The Who e Kães Vadius. Os lançamentos desta semana são a brasileira Stela Campos e a volta do Dinosaur Jr.

Entre as curiosidades estão a atriz Scarlett Johansson cantando e os romenos do Mislóvitz. Há ainda agenda de shows, dicas de cinema, entre outros assuntos.

O Zombilly no Rádio vai ao ar todo sábado às 18 horas, em 106,9 FM e também pode ser ouvido pela internet em www.uem.br

Na próxima terça-feira, a partir das 20 horas, o Zombilly no Rádio apresenta show acústico com A Inimitável Fábrica de Jipes, no Fernandes Bar (av. São Paulo, 425).

Este é o novo espaço do rock em Maringá... toda terça-feira!

E em junho estaremos no Junho do Rock, promovido pela Sonic Flower Club!

Saiba mais: www.zombilly.blogspot.com