Notas

O professor Javier Martin Vide, catedrático de Geografia Física da Universidade de Barcelona e presidente fundador da Associação Espanhola de Climatologia, profere a palestra As Mudanças Climáticas: uma nova realidade. O evento será amanhã (3), em Maringá. A atividade começa às 20 horas, na Câmara Municipal.

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM e organizado pela professora Leonor Marcon da Silveira. As inscrições (gratuitas) para os que desejarem certificado devem ser feitas até as 17 horas de amanhã (3), na secretaria do PGE, no bloco H-12, sala 18; ou na secretaria do DGE, no bloco J-12, sala 17.

O PGE também promove o curso Nuevas Realidades, Concepciones Y Métodos em Climatologia, com 30 horas aula, de 1º a 5 de junho. As aulas serão das 9 às 12h30. O período da tarde será dedicado para orientação de trabalhos práticos. As atividades serão desenvolvidas no auditório do bloco H-12, sala 14.

O curso é destinado a professores, a alunos de pós-graduação em Geografia (regulares, não-regulares e egressos) do PGE e de pós-graduação de áreas afins. Este curso é pré-requisito para os alunos interessados em cursar a disciplina 4056-O Estudo dos climas e suas relações com o ambiente. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas até 22 deste mês às 17 horas, na secretaria do PGE.

 

UEM/ASC

APM – 2/6/09 

A Comissão Permanente de Formatura da UEM inicia as reuniões Pró-Formatura 2009 na próxima semana, na Sala dos Colegiados Superiores, na Reitoria, a partir das 17h30. Na segunda-feira (8), será para os cursos vinculados ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH); no dia 9, para os dos centros de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) e Ciências da Saúde (CCS); no dia 10, para os cursos ligados aos centros de Ciências Agrárias (CCA), Ciências Biológicas (CCB), Ciências Exatas (CCE) e de Tecnologia (CTC).

O Cerimonial solicita aos cursos que não entregaram as Fichas de Informações o façam até esta quinta-feira (4), caso contrário, não poderão participar da votação dos oradores de cada formatura. Outras informações pelo fone 3261-3885.

O Departamento de Letras, por meio do curso de Secretariado Executivo Trilíngue, promove, de 6 a 8 de agosto, o I Simpósio Nacional Temas Hispânicos: Língua, Literaturas e Ensino. O evento conta com a colaboração do Instituto Cervantes de São Paulo.

O evento vai contar com apresentação de trabalhos. A taxa de inscrição é de R$ 40,00. Os interessados em enviar resumos ou oferecer oficinas e minicursos têm até o dia 20 deste mês para fazê-lo. As mensagens devem ser enviadas para o e-mail temashispanicos@gmail.com. Outras informações no site www.dle.uem.br.

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) aceita inscrições para a turma de 2009, a partir do dia 15 até 3 de julho. O doutorado, com área de concentração em Análise Regional e Ambiental, tem duas linhas de pesquisa: Análise Ambiental e Organização do Espaço Habitado. Serão aceitos 18 alunos.

A homologação das inscrições e projetos será no dia 7 de julho. A prova escrita será em 20 de julho. Quem for aprovado na primeira fase, vai passar por uma entrevista que será marcada entre o dia 3 e 7 de agosto. As notas das provas e análise do currículo serão divulgadas no dia 19, junto com o resultado final.

Outras informações na secretaria do PGE, bloco H-12, sala 18. O telefone é o (44) 3261-4731; o site www.pge.uem.br e o e-mail sec-pge@uem.br.

O curso de Direito da Universidade Estadual de Maringá promove a palestra A Crise Ambiental à Luz do Direito, amanhã (3). O tema será abordado pelo professor Antonio Lorenzoni Neto, do Departamento de Direito Privado e Processual da UEM, a partir das 19h30, no anfiteatro do Nupélia, bloco H-90. Durante o evento, também será o lançamento da Ação Educação Ambiental 2009/2010, que faz parte do Projeto de Extensão Os Direitos de Cidadania e Meio Ambiente. As atividades fazem parte da comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente. A presença valerá para os acadêmicos dos 2º e 3º anos de Direito noturno.

O Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP), vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM, promove, no próximo mês, o evento de extensão Subsídios Teórico-Metodológicos para a Ação Docente VI: teoria e prática no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. Voltado para alunos e professores que atuam na educação, o evento recebe as inscrições até 8 de junho, no LAP, bloco G-34, sala 4, de manhã, tarde e noite.

Na pauta, discussões sobre A Teoria e a Prática no Ensino e na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: histórico, concepções e metodologias; A Leitura e a Escrita na Educação Básica: desafios e possibilidades; A Leitura e a Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento: dificuldades e possibilidades; A Leitura e a Escrita na Educação Especial; e Compartilhando Materiais, Jogos e Práticas de Alfabetização, Leitura e Letramento. As atividades serão realizadas nos dias 10, 16, 17, 23 e 24 de junho, das 19 às 23 horas, nos anfiteatros Ney Marques e do Nupélia, e na sala do LAP, bloco I-12.

Outras informações pelo fone 3261-4897 (ramal 30) ou site www.dtp.uem.br/lap/eventos.