Notas

Dia 26 deste mês, o Teatro Municipal de Campo Mourão sedia uma apresentação do Duo de piano a quatro mãos, formado pelos professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Eula Ferrer e Hideraldo Grosso. No programa, constam obras de Mozart, Brahms, Grieg e Debussy.

Ferrer e Grosso realizaram, em Maringá, um ensaio aberto a convite do professor Yuri Pingo, do Departamento de Música da UEM, durante uma etapa do Projeto Convite à Música, organizado pela Secretaria Municipal de Cultua. A ida a Campo Mourão partiu da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultual, que reconheceu o grande sucesso que o Duo vem fazendo em suas apresentações por todo o Estado.

Além do recital, os professores vão participar de um Master Class (aula pública de nível avançado), na manhã do dia 27, também no Teatro Municipal.

O Departamento de Geografia (DGE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), realiza nesta quarta (17), a palestra Feições Pseudo-Cárticas e Processos Geoquímicos no Platô de São José dos Campos (SP): evolução do relevo no Brasil Sudeste. A coordenação do evento é da professora Marta Luzia de Souza.

O palestrante é a professora Lílian Coltrinari, da Universidade de São Paulo.  O evento começa às 20 horas, e será realizado no bloco C-67, auditório do Departamento de Engenharia Civil.

Inscrições na secretaria do PGE, bloco H-12, sala 18.

O Projeto de Pesquisa sobre as Políticas Públicas de Educação, Esporte e Lazer nas 21 Comunidades Indígenas do Paraná vai receber recursos oriundos de três ministérios: Esporte, Educação, Ciência e Tecnologia. Serão R$ 117 mil, dos quais boa parte será destinada a subsidiar o trabalho de bolsistas de graduação e pós-graduação.

Com esses recursos, o projeto do Departamento de Educação Física (DEF) pretende analisar a realidade das aldeias, considerando a relação das políticas públicas em sua totalidade e, também, as manifestações culturais dos povos Guarani, Kaigang, Xonkleng e Xetá, especialmente suas práticas corporais originais. A pesquisa será coordenada pelo professor Giuliano Pimentel, do DEF, com a participação de pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade, também do DEF, e do Laboratório de Arqueologia e Etnologia Etno-História (TULHA).

A equipe abriu o projeto à participação de acadêmicos envolvidos na questão indígena, dos diferentes cursos e independente da origem étnica. Os alunos de graduação e pós-graduação interessados em atuar no trabalho devem enviar mensagem para ggapimentel@uem.br, solicitando a inscrição num curso de extensão que será organizado com objetivo de capacitar e selecionar bolsistas e voluntários.

Outras informações também podem ser obtidas na secretaria do DEF, pelo telefone (44) 3261-4315.

 

Será realizado na quinta-feira (18), o Seminário Óxido de Ferro: ocorrência, preparação, caracterização e uso em catálise heterogênea. A promoção é do Departamento de Física (DFI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O convidado do DFI é o professor José Domingos Fabris, da Universidade Federal de Minas Gerais. 

O evento começa às 14 horas, no bloco G-56, sala 21.

Prorrogadas, até amanhã (10), as inscrições para o evento de extensão Subsídios Teórico-Metodológicos para a Ação Docente VI: teoria e prática no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita. As atividades serão realizadas, também a partir de amanhã, dia 10, e nos dias 16, 17, 23 e 24 deste mês, das 19 às 23 horas, nos anfiteatros Ney Marques e do Nupélia, e na sala do Laboratório de Apoio Pedagógico (LAP), no bloco I-12.

A iniciativa é do LAP, vinculado ao Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM. O evento é voltado para alunos e professores que atuam na educação. Na pauta, discussões sobre A Teoria e a Prática no Ensino e na Aprendizagem da Leitura e da Escrita: histórico, concepções e metodologias; A Leitura e a Escrita na Educação Básica: desafios e possibilidades; A Leitura e a Escrita nas Diferentes Áreas do Conhecimento: dificuldades e possibilidades; A Leitura e a Escrita na Educação Especial; e Compartilhando Materiais, Jogos e Práticas de Alfabetização, Leitura e Letramento.

As inscrição devem ser feitas, no LAP, bloco G-34, sala 4, de manhã, tarde e noite. Outras informações pelo fone 3261-4897 (ramal 30) ou site www.dtp.uem.br/lap/eventos.

O curso de extensão Conhecendo o computador e editando textos. Um curso para inclusão social.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 6 de julho, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, na secretaria do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), mediante o pagamento da taxa de R$ 15,00.

O curso, que será ministrado no laboratório de inclusão digital do Mudi, câmpus da UEM, sob a coordenação da professora Tânia Regina dos Santos Soares, é destinado à comunidade em geral.

As aulas ocorrerão nos dias 7 e 8 de julho, das 8 às 12 horas. Serão abordados os temas Iniciação ao uso de micromputadores e o uso do editor de textos word. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (44) 3261-4694.

A Associação SER (Sociedade Eticamente Responsável) realiza o I Encontro SER Voluntário na terça-feira (9), a partir das 14 horas, no Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá. Os participantes conhecerão a entidade e os treze projetos desenvolvidos. Marcelo Galdioli, relações públicas da SER, falará sobre voluntariado e cidadania, como ser um voluntário transformador e sobre os projetos da ONG.

Na ocasião, serão divulgadas as vagas disponíveis em cada projeto. Todos eles são desenvolvidos por voluntários. O evento é aberto a toda comunidade. Outras informações pelo fone 3031-5868 ou 3261-4940.