Notas

A Escola de Música da UEM abriu inscrição para o Curso de Extensão Preparatório para o Curso Técnico em flauta transversal, piano e violão. Os interessados devem ter idade mínima de 13 anos ou estar cursando o 8º ano do ensino fundamental. Ter conhecimento básico de teoria musical e nível de execução instrumental correspondente ao quinto ano de conservatório.

O curso tem como objetivo preparar o candidato para ingressar no Curso Técnico em Instrumentos Musicais, ofertando aulas individuais de instrumento e aulas teóricas, em conjunto.

A inscrição vai até 08 de setembro, e deve ser realizada na secretaria da Escola de Musica.  A taxa de inscrição de 15 reais. As aulas iniciam dia 9 setembro, com aulas coletivas às quartas-feiras, das 19 às 20h30, e instrumental a combinar.

Outras informações pelos telefones 3261-4383 / 326-4563

 

O novo presidente da Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) é o professor Emerson Arnaut de Toledo, do Departamento de Matemática. Ele se graduou em Matemática pela UEM e fez o mestrado na área de Equações Diferenciais Parciais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele substitui o professor Gentil Vidotti, que faleceu no dia 13 deste mês. Toledo foi nomeado pela Portaria nº 835/2009-GRE, de 19 deste mês, gerando efeito retroativo ao dia 17.

A 1ª Jornada Interartes Outras Palavras foi transferida para 14 e 21 de novembro. Outras Palavras é um projeto de extensão do Departamento de Letras da UEM. As atividades serão desenvolvidas de manhã, tarde e noite, no Anfiteatro Ney Marques e na Oficina de Teatro da UEM. Na programação, estão previstos minicursos, palestras, exibição de filmes, apresentação teatral, mesas-redondas. Além disso, haverá Sarau e exposições de esculturas de Gisele César e de pinturas de Mario donLeal. Entre os temas debatidos, estarão Shakespeare Contemporâneo: as transformações de Romeu e Julieta; Teatro Tete-a-Tete; A Atualidade do Teatro de Bertolt Brechet; A Tradução Cinematográfica de O Guarani; O Humor de Arthur Azevedo.

O Grupo TUM apresenta a peça teatral Medidas contra a Violência, uma adaptação de Eduardo Montagnari dos textos de Bertold Brecht e Marx. As inscrições poderão ser feitas em breve pelo site http://outraspalavras.arteblog.com.br. Os inscritos receberão certificado e o livro do evento Outras Palavras – literatura sem fronteiras.

Estão abertas, na UEM, até o dia 4 de setembro, as inscrições para os cursos de alongamento (Programa 3) e de Ballet Iniciante (Básico 1 – etapa 3), oferecidos pela Diretoria de Cultura.

O curso de alongamento é destinado à comunidade em geral e o de ballet é dirigido às comunidades externas e interna da UEM. Ambos serão ministrados pela professora Daísa Poltronieri, de 1º de setembro a 26 de novembro.

Para ingressar no curso de alongamento, o interessado precisa ter a idade mínima de 14 anos; enquanto que para matricular no curso de ballet o pretendente necessita ter a idade mínima de 7 a 11 anos.

As inscrições devem ser feitas na Diretoria de Cultura, Bloco A34, sala 04, das 8 às 11horas e das 13h30 às 17horas. Outras informações pelo telefone (44) 3261 3880.

A Universidade Estadual de Maringá realiza, de 22 a 25 de setembro, a XXIV Semana do Economista, com o tema A Economia Brasileira e a Crise Internacional.  A abertura do evento será no Anfiteatro Ney Marques, no dia 22, às 19h30. Carlos Antonio Brandão (IE/Unicamp) profere a palestra Impasses no Processo de Desenvolvimento no Brasil. Nos demais dias, estão previstos palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e um painel sobre conjuntura econômica.

As inscrições para apresentação de trabalhos podem ser feitas até a próxima segunda-feira (31). Inscrições para participação no evento sem apresentação de trabalho podem ser feitas até o início do evento, que é promovido pelo Departamento de Economia. Outras informações na secretaria do DCO, Bloco D-34, sala 118, fone 3261-4905 ou e-mail sec-dco@uem.br.

Durante toda a semana a Biblioteca Central da UEM aceita a devolução de livros e outros materiais emprestados sem a cobrança de multas por atrasos. O período de isenção vai até sábado, dia 29.  

O Departamento de Música e a Escola de Música da UEM abrem inscrições do teste seletivo para Coral da Escola de Música. As inscrições devem ser feitas no período de 24 de agosto a 17 de setembro na secretaria da Escola.   Para esta seleção foram abertas vagas para todos os naipes de vozes. Os interessados devem gostar de cantar, ter vontade de aprender música e de diversos estilos e idiomas. A única condição é ter idade mínima de 16 anos. Não é necessário ter experiência musical ou em canto coral.  

O Coro vem atuando desde 2005, e é coordenado pela professora Andréia Anhezini. Conta com a participação professora Vidilin Carvalho. Os ensaios ocorrem as terças e quintas das 18h30 às 20h30.

A Escola de Música da UEM se localiza no bloco 117.

Outras informações pelo telefone 3261-4383.