Notas

Os servidores da UEM têm isenção da taxa de inscrição para o Vestibular EAD 2009 da Instituição, que será realizado no dia 25 de outubro. As inscrições podem ser feitas até 3 de setembro, pelo site www.vestibular.uem.br, nos cursos de Bacharelado em Administração Pública, Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras Português/Inglês e Licenciatura em História, oferecidos na modalidade a distância.

Para este concurso, a Universidade oferece 1.350 vagas. As provas serão aplicadas nas 19 cidades Pólos de Educação a Distância da UEM: Assaí, Astorga, Bela Vista do Paraíso, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Engenheiro Beltrão, Faxinal, Flor da Serra do Sul, Goioerê, Itambé, Jacarezinho, Nova Londrina, Nova Santa Rosa, Nova Tebas, Palmital, Paranavaí, Diamante do Norte, Sarandi e Umuarama.  

A Universidade Estadual de Maringá realizará o processo seletivo simplificado para contratações temporárias de médicos nas áreas de anestesiologia (2 vagas), cirurgia geral (1), clínica médica (5), ginecologia e obstetrícia (2), pediatria (4), UTI/adulto (2), UTI/neonatal (2) e UTI/pediátrica (2). As inscrições podem ser feitas de 2 a 8 de setembro pelo site www.uem.br/concurso. Os candidatos serão avaliados pelo currículo e títulos, que devem ser entregues de 2 a 10 de setembro, na Divisão de Recrutamento e Seleção, bloco 104. A seleção é disciplinada pelo Edital 298/2009-PRH. Outras informações pelo site ou fones 3261-4233 e 3261-4352.

A peça teatral O Auto da Barca do Fisco volta aos palcos da Oficina de Teatro da UEM nesta terça-feira (1º), às 14 horas. A apresentação faz parte das comemorações dos cinco anos da Sociedade Eticamente Responsável (SER). O texto é de Marcílio Hübner de Miranda Neto, que se inspirou em obras de Gil Vicente e Ariano Suassuna. Para o autor, do mundo medieval para o mundo atual, as mudanças foram muito pequenas, as desigualdades, a injustiça social, a exploração de uma nação por outra e a corrupção têm muito em comum.

A peça critica o modo de vida distorcido de vários elementos de nossa sociedade. Também procura ressaltar o lado bom das pessoas, trazendo consigo uma mensagem de esperança. O espetáculo é aberto à comunidade e a entrada é franca.

Alunos da disciplina de extensão rural e desenvolvimento, do curso de agronomia, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverão, no dia 12 de setembro, um Dia de Campo na Fazenda Marília, em Loanda, com o objetivo de apresentar e discutir novas técnicas e alternativas de produção pelo sistema agrossilvipastoril e da cultura da mandioca na região noroeste do Estado.

O sistema agrossilvipastoril é um modelo que consegue ao mesmo tempo conservar os recursos naturais, fixar o homem no campo e aumentar com sustentabilidade a produtividade agrícola e pecuária. O Dia de Campo também visa a fortalecer a relação entre pecuaristas, agricultores e futuros extensionistas.

Atualmente, a agricultura na região noroeste do Paraná é caracterizada pela forte presença da agricultura familiar, com a produção pecuária de leite e de corte e o desenvolvimento do cultivo de mandioca, cana-de-açúcar e citricultura, entre outras, que ganharam espaço em áreas degradadas pelas pastagens e que acabaram atraindo indústrias beneficiadoras destas culturas para a região, como destilarias, fecularias e de alimentos. Isto faz do município de Loanda um excelente local para se realizar um evento nesta linha de integração lavoura pecuária.

A saída dos participantes do evento ocorrerá no sábado (12 de setembro), às 6 horas, nas proximidades do Restaurante Universitário (RU), câmpus da UEM. Ao chegarem à Fazenda Marília, os participantes assistirão às palestras técnicas sobre o sistema de produção agrossilvipastoril, controle de plantas daninhas na cultura da mandioca e em pastagens e produção de mandioca.

O evento é gratuito, sendo que a inscrição inclui, além do transporte, café da manhã, almoço e o material do evento. As vagas são limitadas. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo fone (44) 9988-7427, e/ou com os acadêmicos do 4º ano de Agronomia, Alessandro Schneider, Alex Elpídio, Edmir Hillen, Gabriel Loli Bazo e Rafael Sanches, organizadores do Dia de Campo, sob a orientação do professor Ednaldo Michellon.

O Cinuem retorna as atividades no próximo dia 03 (quinta-feira), com a exibição do filme Barry Lyndon. Lançando em 1975, o filme foi dirigido Stanley Kubrick.

Baseado em livro de William Makepeace Thackeray, Barry Lyndon conta a história de um aventureiro inglês expulso de seu país, que tem o objetivo subir na vida, se tornar um aristocrata e conquistar a felicidade. O comentário fica por conta do professor Flávio Aprom, do Departamento de Música.

A exibição começa às 18h30 no Anfiteatro Ney Marques, na UEM.

 

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM (106,9 MHz), reprisa nesta sexta-feira (28), às 11 horas, o debate sobre o tema Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental. O programa é apresentado pelo jornalista Paulino Júnior e participam desse debate a presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Maringá (Comdema), bióloga Lídia Maróstica; o coordenador do Observatório Ambiental, professor Jorge Villalobos, da UEM; e a criadora e diretora da ONG Funverde (Fundação Verde), Ana Domingues.

 

O Laboratório de Apoio Pedagógico do Departamento de Teoria e Prática da Educação da UEM abre inscrição para o Evento de Extensão “Cinema, História e Educação”. A inscrição deve ser realizada via internet no período de 26 de agosto a 09 de setembro. A taxa de inscrição é R$ 20,00. O evento vai ocorrer de 09 de setembro a 25 de novembro. E o objetivo é contribuir para a formação continuada dos professores da rede pública, e enriquecer a formação pedagógica de acadêmicos dos cursos de licenciaturas, de alunos do Mestrado em Educação e de profissionais da educação, por meio da experiência do cinema e da análise teórico-metodológica de filmes.