Notas

No próximo dia 21, às 20h, no teatro Callil Haddad, o Departamento de Música (DMU) da UEM promove um Encontro de Corais. O evento contará com apresentações do Coro de câmara, Coro feminino do CCH, Coral da escola de música, Coro do laboratório de regência, Coral infanto-juvenil, Oficina coral e Coro do curso de graduação em música.

 

A direção musical fica por conta de Andréia Anhezini e Paulo Lopes. O público poderá retirar seus ingressos gratuitamente no local, uma hora antes da apresentação.

Nesta quinta feira (17), o Cinuem apresenta o documentário Edifício Master, dirigido pelo brasileiro Eduardo Coutinho. Considerado um dos mais destacados documentarista de sua geração, Coutinho, juntamente com sua equipe, entrevistou 37 pessoas, dentre os 500 moradores do Edifício Master, localizado em Copacabana, a uma quadra da praia. Entretanto, o foco do filme não é localização privilegiada, mas a intimidade e a diversidade das histórias de vida das pessoas que moram neste prédio de 12 andares e 276 apartamentos. Os comentários estarão sob a responsabilidade da professora Rosana Steinke (DHI). As atividades serão realizadas na UEM, no anfiteatro Ney Marques, a partir das 18h30.

 O Instituto Mercosul, órgão de fomento ao comércio exterior da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim), o Banco do Brasil e a Aiesec Maringá realizam no próximo dia 22 de junho, terça-feira um café da manhã com palestras voltadas as empresas que desejam exportar ou importar.

O evento iniciará às 7h45 da manhã, no Auditório Ângelo Planas, na sede da Acim com uma palestra sobre Opções de financiamento as importações, que será ministrada por Silvia Heberle, gerente de negócios internacionais do Banco do Brasil vinculada à gerência regional de Curitiba. Na palestra, Silvia irá expor os mecanismos de apoio que o Banco do Brasil oferece aos interessados em obter financiamentos para efetuar importações.

A segunda palestra será proferida pela diretora de intercâmbio corporativo da Aiesec, Diana Alves. Diana irá apresentar os Programas ExportAÇÃO e ImportAÇÃO desenvolvidos pela AIESEC para facilitar a vinda de intercambista para trabalharem em empresas de Maringá e região que desejam iniciar ou aprofundar seu processo de internacionalização.

A Aiesec é uma rede global formada por jovens universitários e recém-graduados. Atualmente a Aiesec está presente em 1700 universidades em 109 países e territórios, tendo realizado mais de 470 conferências promovendo 5500 intercâmbios profissionais no Brasil e no exterior. Em Maringá, ela funciona na UEM.

Aos interessados em participar do café da manhã, é indispensável a confirmação da presença, já que as vagas são limitadas. Os interessados deverão enviar nome completo, nome da empresa, telefone para o e-mail eventos@institutomercosul.org.br  ou ainda confirmar presença pelo telefone (44) 3025 9616.

Esse evento conta com o apoio da Acim, da NB Operadora de Intercâmbio, da Cacinor e da Noroeste Garantias.

O coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca Júnior, participou, ontem (14), na UEM, do Curso de Capacitação em Diagnóstico Precoce de Câncer de Boca. Ele falou sobre as ações do Programa Brasil Sorridente em todo o País.

Organizado pela Coordenação Nacional de Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Paraná, o evento contou com a palestra da professora da Universidade de Brasília (UnB), Nilce Santos de Melo, doutora em Patologia Bucal.

Dentistas dos municípios que integram a macrorregião noroeste, que trabalham no atendimento direto ao paciente, fizeram o curso, lotando o auditório do Nupélia (Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura).

O curso serviu como treinamento aos dentistas, para que eles fiquem aptos a fazer o diagnóstico precoce do câncer bucal, evitando que as pessoas procurem atendimento com câncer em estágio avançado, o que demanda sequelas e um alto custo no tratamento.

Diversas autoridades prestigiaram a solenidade de abertura, entre elas o diretor-adjunto do Centro de Ciências da Saúde, José Ângelo Pavan (representando a Reitoria da UEM); a chefe do Departamento de Odontologia (DOD) da UEM, Miriam Hidalgo; o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi (representando o prefeito Silvio Barros); o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, César José Campgnoli; o presidente da Associação Maringaense de Odontologia, Antonio Carlos Cariani; e representantes da Secretaria de Saúde do Paraná.

Após sua participação no evento, Pucca, que é professor do curso de Odontologia da UEM, foi recebido pelo reitor Décio Sperandio, em seu Gabinete. O reitor agradeceu o coordenador pelo trabalho que ele vem realizando no Ministério da Saúde, no sentido de viabilizar recursos financeiros para a Universidade. Sperandio fez um agradecimento especial pela atuação de Pucca na liberação de R$ 500 mil a serem utilizados nas obras da Clínica Odontológica da UEM (bloco S-08).

O diretor-presidente do Tecpar, Luiz Fernando de Oliveira Ribas, visitou nesta sexta-feira (11) a produção industrial de medicamentos do Laboratório De Ensino, Pesquisa e Extensão em Medicamentos e Cosméticos (Lepemc), do Departamento de Farmácia e Farmacologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Ele foi recebido pelo vice-reitor Mario Luiz Azevedo; pela diretora do Centro de Ciências da Saúde, Sandra Peloso; pelo coordenador do Lepemc, Nelson Ueso; e pela vice-coordenadora do Laboratório, Edeilsa Brescansin.

A visita que, inicialmente, era informal se transformou numa potencial parceria entre a UEM e o Tecpar. Ribas propôs um novo encontro para se discutir a pesquisa e produção conjunta de medicamentos, aqui na UEM.

O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá abre, nesta quinta-feira (17), a exposição Moda e História. São onze banners que ilustram o percurso da moda ao longo do tempo, organizados por alunos do segundo ano de História da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari. O trabalho foi executado no ano passado focando a evolução da moda do século XIV ao início do século XX. Os alunos pesquisaram referências bibliográficas, internet e outras fontes. A mostra apresenta a influência da Espanha e da França na moda e a influência do iluminismo e da guerra, entre outros.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas, até 30 deste mês. O Museu fica ao lado do prédio da Reitoria. Os visitantes também poderão apreciar a mostra Maringá e Sabor: o café e o desenvolvimento, que permanece até 27 de agosto. Escolas e grupos de turistas podem agendar visitas, até mesmo no período noturno, pelo fone 3011-4294.

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Maringá (Aduem) promove neste sábado, 19,  Festa Junina na Sede Campestre da Associação. A programação inclui forró ao vivo, pratos típicos e diversão para as crianças. O arraiá começa às 20 horas e entre as atrações da noite está o casamento caipira.

Pede-se a confirmação da presença até às 12 horas, de sexta-feira (18), pelo telefone 3224-1807.