Notas

A Origem da Crise Financeira Global e Perspectivas de Recuperação Econômica: o papel da economia americana é tema de aula inaugural do recém-criado doutorado em Ciências Econômicas, na UEM. O tema será abordado pelo professor Edinaldo Tebaldi, da Bryant University, de Rhode Island/EUA. Tebaldi cursou a graduação em Ciências Econômicas na UEM. A aula, que faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UEM, será no dia 24 deste mês, às 19h30, no anfiteatro Ney Marques.

As atividades docentes e técnico-administrativas de 6 de setembro foram dispensadas na UEM. A medida, contida na Portaria 801/2010-GRE, não abrange serviços que não admitam paralisação. As aulas e serviços serão retomados no dia 8. No dia 7, é comemorada a Independência do Brasil. A data remete ao ano de 1822, quando, segundo a história oficial, Dom Pedro deu o Grito do Ipiranga.

A UEM, por meio do Programa Multidisciplinar de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), promove a VIII Semana da Criança Cidadã, de 18 a 20 de outubro, no anfiteatro Ney Marques. O evento abordará os temas Memória, Infância e Urbanismo; Reflexões sobre as Atividades Lúdico-Esportivas em Instituições de Contra-Turno Social na Cidade de Maringá; O Adolescente em Conflito com a Lei: política socioeducativa de Direitos; A Problemática da Infância e Adolescência em Maringá e a Ação do Conselho Tutelar; e Participação Infanto-Juvenil: experiências.

A Semana, que comemora os 20 anos do Estatuto da Criança do Adolescente, aceita inscrições dos interessados de 20 de setembro a 18 de outubro, das 14 às 17 horas, no PCA, bloco P-3 (BCE), sala 2. Outras informações pelo fone 3011-4260 ou e-mail sec-pca@uem.br.

O Hospital Universitário Regional de Maringá vai abrir inscrições para o concurso que irá escolher a logomarca/logotipo que simbolize a humanização na instituição. O trabalho vencedor será impresso nos panfletos, cartazes e outros materiais de divulgação do Hospital. Além disso, o autor será contemplado com uma viagem.

O concurso é destinado à toda a comunidade universitária: discentes, docentes e técnicos-administrativos. Os trabalhos deverão protocolados, junto com a ficha de inscrição, no Protocolo Geral da UEM, período de 20 a 24 de setembro, no horário das 7h40 às 11h00 e das 13h30 às 16h30. Para acessar a ficha de inscrição ou consultar o regulamento do concurso acesse o site http://www.hum.uem.br/.

O trabalho poderá ser elaborado por meio de qualquer técnica, devendo ser uma obra original. O autor poderá incluir no envelope um texto explicativo sobre a concepção do trabalho, de forma a facilitar o entendimento da comissão julgadora, detalhando símbolos, cores, tons ou outros recursos utilizados em sua criação.

A premiação será no dia 5 de novembro.

           

Os dados do projeto Introdução de Práticas de Inovação Contínua nas Micro e Pequenas Empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de Maringá/Cianorte (Projvest) estão na internet. Coordenado pelo professor Edwin Cardoza Galdamez, do Departamento de Engenharia de Produção da UEM, o projeto tem o objetivo de promover o desenvolvimento competitivo e industrial das empresas de confecção de Maringá e Cianorte. A primeira fase, de dezembro de 2008 a fevereiro deste ano, atendeu a 20 empresas, implantando ações nas áreas de Gestão da Qualidade, 5’S, Layout Industrial e Melhoria nos Processos Produtivos.

Os principais resultados alcançados foram avanços na qualidade dos produtos e serviços, implantação de melhorias na produção, realizações de capacitações de recursos humanos para funcionários de empresas e graduandos de diversos cursos da UEM; publicações de artigos científicos em eventos nacionais e internacionais; elaboração de monografias, dissertações e teses; inclusão de outros projetos de pesquisa científica para o desenvolvimento das ações e organização do 1º Encontro Paranaense de Moda, Design e Negócios.

O Projvest é um mecanismo de transferência tecnológica de práticas da área de Engenharia de Produção e formação de recursos humanos por meio da capacitação para as empresas do APL de Maringá/ Cianorte. A segunda fase deve ser concluída em dezembro deste ano e compreende diversas ações, como cursos de capacitação. De hoje a quarta-feira (16 a 18), no Sinveste, em Cianorte, está sendo oferecido o curso Práticas e Ferramentas da Qualidade Aplicadas na Indústria de Vestuário. De 23 a 25 deste mês, também no Sinveste, será a vez do curso Programa Aplicado à Indústria de Vestuário.

Financiado pela Fundação Araucária/Programa Universidade sem Fronteiras, conta com a parceria da UEM, Sebrae, Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest) e Sindicato da Indústria de Vestuário de Cianorte (Sinveste), com apoio da Unesp/FEB. Outras informações no Projvest, bloco 19, sala 10, fone 3011-5823, site www.dep.uem.br ou e-mail projvest@gmail.com.

O Programa Raízes Brasileiras, da Rádio UEM FM, promove a 2ª Mostra de Moda Caipira, no dia 19 de setembro, a partir das 10 horas, na Oficina de Teatro da UEM. O evento prestará homenagem especial a Tonico e Tinoco. Os grupos e orquestras participantes apresentarão músicas dessa dupla. Além disso,Tinoco receberá uma placa da UEM pela sua atuação na música de raízes. Durante o evento, também será lançado o projeto Assuntando pelo Rádio, coordenado pelo professor José Ozinaldo Alves de Sena. O programa falará sobre agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, e será transmitido pela Rádio UEM FM.

A abertura da Mostra contará com a dupla Paulo Santana e Vinícius. Também vão se apresentar o Grupo Som da Viola, de Paranavaí, que tem 20 integrantes; a Orquestra Municipal Raiz Sertaneja, de Marialva, com 35 integrantes; o Grupo Chora Viola, de Ângulo, com 25 integrantes e que foi o campeão do 3º Intercâmbio Cultural entre Cooperativas; e a Orquestra Municipal Eu, a Viola e Deus, de Santa Fé, com 25 integrantes.

O evento faz parte da comemoração dos 40 anos da UEM e será transmitido pela Rádio. A entrada é franca. Outras informações com Ricardo Viana pelo fone 3011-4356 (manhã) ou 9927-2819.

 Vale destacar ainda que, paralelo à Mostra, será realizado um almoço beneficente, organizado pelos amigos do Tinoco. Convites à R$ 100,00 para o casal. Informações pelos mesmos fones 3011-4356 (manhã) ou 9927-2819.

Estudantes do 4º ano de Engenharia Têxtil da UEM visitaram empresas no pólo têxtil de Santa Catarina e também participaram da Feira Brasileira para Indústria Têxtil (Febratex) que ocorreu de 10 a 13 deste mês em Blumenau. As visitas fazem parte da formação acadêmica para que os alunos tenham a oportunidade de conhecer na prática conceitos teóricos aplicados no curso. Os acadêmicos visitaram as empresas Kami, Diklatex, Hering,  que tem em seu quadro 12 Engenheiros Têxteis formados na UEM e seis formandos fazendo o Estagio Supervisionado, e a Fundação Blumenauense de Estudos Têxteis, empresa referência na pesquisa e análise de fios e fibras de Algodão. Acompanharam os discentes os professores Gilson Croscato e  Andréia Bortoluzzi.