Notas

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Químicos e Biológicos da UEM (Pró-Resíduos) seleciona técnicos universitários interessados em serem multiplicadores no câmpus. Os selecionados passarão por treinamento para sensibilizar e orientar os colegas sobre o descarte de resíduos; identificar necessidades de materiais para a coleta seletiva em seu setor; informar o Pró-Resíduos sobre a produção de resíduos e solicitar a sua coleta.

A intenção é selecionar entre 20 e 30 técnicos que trabalhem em laboratórios que produzem resíduos químicos. Outras informações pelo celular 9923-7641 ou e-mail estagio15_2010@yahoo.com.br.

A Universidade Estadual de Maringá, por meio da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), oferece o Curso de Extensão e Capacitação para Conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Maringá e da região. As aulas serão ministradas na quinta-feira e sexta-feira (26 e 27), das 13h30 às 17h30, no Dacese. O curso é voltado para pessoas que trabalham ou têm interesse em trabalhar em serviços para defesa e promoção dos direitos do idoso. Na programação, política pública de promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa e normas de funcionamento e finalidade do CMDI.

As inscrições devem ser feitas no CMDI, que apóia o curso, juntamente com a Secretaria de Ação Social e Cidadania, até quarta-feira (25). Outras informações pelos fones 3221-6434 e 3221-6427 (Eloacy ou Patrícia) ou e-mail sasc_cmdi@maringa.pr.gov.br.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, realiza amanhã (20), às 11 horas, debate sobre o tema Oriente Médio: perspectivas de guerra ou de paz?
O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate os professores José Henrique Rollo Gonçalves e Sidnei José Munhoz, os dois do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá.
Ponto & Contraponto tem a intenção de ser um programa de interesse público, promovendo debates com especialistas sobre os temas em questão.

Essa semana o Cinuem, Cinema na Universidade Estadual de Maringá, exibe um dos grandes clássicos do cinema americano. Quinta-feira (26), a partir das 18h30 no Anfiteatro Ney Marques toda a comunidade universitária está convidada para assistir Shane – Os brutos também amam, de George Stevens.

O filme conta a história de Shane (Alan Ladd), um misterioso pistoleiro que encara o papel de herói para defender uma pacata família. Sonhando em possuir uma fazenda para seu auto-sustento Shane enfrenta batalhas contra um rico boiadeiro (Jack Palance ), mas o verdadeiro conflito encontrado é com sua personalidade. 

Segundo o comentarista da semana Erivelto Goulart, professor do Departamento de Biologia, “A lendária versão do mais perfeito mito do gênero western, é realçado pelas intensas interpretações de seu esplêndido elenco". O tempo de duração do filme faroeste é de 118 minutos.

O professor Nobel-Augusto Perdu Honeyman, da Universidade de Almeria, na Espanha, visitou o vice-reitor Mário Azevedo nesta quarta-feira (18). Na ocasião, discutiram a possibilidade de aproximar as duas instituições e trocaram informações sobre os cursos de cada uma delas. Honeyman informou que a Universidade de Almeria mantém convênios com várias instituições do mundo. Azevedo destacou que a UEM tem muita identificação e aproximação com universidades espanholas.

Honeyman, que veio a passeio a Maringá, ministra seminário sobre aplicativos computacionais para tradução para alunos da UEM de Letras e Secretariado Executivo Trilíngue hoje e amanhã (18 e 19), às 19h30, no bloco G-34. Na sexta-feira (20), às 19h30, no auditório do Laap, bloco H-35, faz uma conferência sobre tradução e tecnologia.

O professor espanhol esteve acompanhado da assessora da Cooperação Internacional, Elza Kimura Grimshaw, e da coordenadora adjunta do curso de Letras, Rosa Maria Olher.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências de Alimentos da UEM abre vagas para a segunda turma. São 16 vagas para o mestrado e dez para o doutorado. O PPC, que tem o conceito 4, oferece três linhas de pesquisa: Processamento de Produtos de Origem Animal e Vegetal; Qualidade no Processamento de Derivados de Animais, Vegetais e Resíduos; e Funcionalidade e Segurança de Alimentos.

Os interessados em cursar o mestrado devem se inscrever de 27 de setembro a 8 de outubro no site www.ppc.uem.br. O processo seletivo inclui prova objetiva, avaliação de currículo e entrevista. O processo para o doutorado funcionará em fluxo contínuo de março a novembro de 2011 e consiste em projeto de pesquisa com aval do orientador. Outras informações no PPC, bloco J-45, sala 37-A, fone 3011-8997 ou e-mailo sec-ppc@uem.br.

A Origem da Crise Financeira Global e Perspectivas de Recuperação Econômica: o papel da economia americana é tema de aula inaugural do recém-criado doutorado em Ciências Econômicas, na UEM. O tema será abordado pelo professor Edinaldo Tebaldi, da Bryant University, de Rhode Island/EUA. Tebaldi cursou a graduação em Ciências Econômicas na UEM. A aula, que faz parte das comemorações dos 50 anos do curso de graduação em Ciências Econômicas da UEM, será no dia 24 deste mês, às 19h30, no anfiteatro Ney Marques.