Notas

O Núcleo de Estudos Constitucionais, ligado ao Departamento de Direito Público da Universidade Estadual de Maringá, e o Centro Acadêmico Horácio Raccanello Filho realizam, nos dias 22 e 23 deste mês, o 1º Simpósio e o 1º Encontro Científico de Direitos Fundamentais e Sociedade Política.

A abertura dos eventos será no dia 22, às 19h30, no auditório Dacese, no câmpus sede da UEM.

Na programação do dia 22 estão as palestras: Limitação do poder e missão do Poder Judiciário: perspectivas para o século XXI, que será ministrada pelo doutor em Direito Constitucional, Zulmar Fachin; e Visão sistêmica da proteção jurídica do idoso, ministrada pelo doutorando, Nilson Tadeu Reis Campos Silva.

No dia 23, o doutorando Sérgio Tibiriça Amaral fala sobre Controle de constitucionalidade da omissão e o mandado de injunção; e Antonio Carlos Segatto, doutor em Direito do Estado, fala sobre A face oculta da "ação popular" como instrumento de concretização do princípio da soberania popular.

Além das palestras haverá apresentação dos Trabalhos Científicos.  As inscrições poderão ser feitas na Secretaria do Departamento de Direito Público, no Bloco D-34, sala 13, no câmpus sede da UEM. Ou ainda pelo email inscricaofundamentais2010@gmail.com. O valor da inscrição é 1 litro de leite ou 1 kilo de alimento não perecível, os quais serão doados a entidades assistenciais de Maringá. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Informações detalhadas no site http://fundamentaispolitica.blogspot.com/

Estão abertas, até o dia 22 deste mês, as inscrições para o 1º Simpósio de Biociências Aplicadas à Farmácia. O evento será realizado de 23 a 25 deste mês, sob promoção do Programa de Pós-Graduação em Biociências Aplicadas à Farmácia, da Universidade Estadual de Maringá.

O Simpósio terá como convidados a coordenadora de Área da Farmácia da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), professora Dulcinéia Saes Parra Abdalla; o professor  Ricardo Pietrobon, da Universidade de Duque na Califórnia, o pesquisador Renato Rau, do Instituto de Tecnologia do Paraná, entre outros pesquisadores da área.

Além disso, os pós-graduandos do Programa apresentarão resultados parciais das pesquisas realizadas durante o Simpósio.

A participação no evento é gratuita, entretanto, limitada a 200 vagas, por ordem de inscrição.

As inscrições devem ser efetivadas diretamente no site do programa www.pbf.uem.br. Acessando o site também é possível consultar a programação do Simpósio, que será realizado na sede social da Associação de Funcionários da UEM. Outras informações pelo fone (44) 3011-4805.

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, da Universidade Estadual de Maringá (UEM) abre inscrições para seleção 2010/2011 para os cursos de mestrado e doutorado. São 15 vagas para o mestrado e 20 vagas para o doutorado. As inscrições serão aceitas de 15 deste mês a 15 de outubro, na secretaria do Programa, Bloco G-90, sala 9.

Informações pelos ramais 4751, 4630 ou site www.pea.uem.br.

O programa Ponto & Contraponto, da UEM FM 106,9, veicula nesta sexta-feira (3), às 11 horas da manhã, edição do debate sobre o tema Política e Participação.
O programa é apresentado por Paulino Júnior e participam deste debate a professora da UEM Carla Cecília Rodrigues Almeida, o vereador de Maringá Manoel Sobrinho e o diretor-executivo do Observatório Social de Maringá, Décio Rui Pialarissi.
Ponto & Contraponto é um programa de interesse público, promovendo debates com especialistas sobre os temas em questão.
 

Entre os dias 4 e 8 de outubro, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realiza a XXII Semana do Contador de Maringá, com o tema Formando Cidadãos Para Integrar. A ideia é criar um espaço para a discussão e reflexão sobre o processo de ensino/aprendizagem, sobre a profissão contábil, no gerenciamento e salvaguarda do patrimônio público e das entidades privadas.

Além disso, o evento enfoca a discussão sobre as tendências de cenários que se apresentam em decorrência da internacionalização dos mercados, novas tecnologias e mudanças conjunturais internas do país, e se propõe a ampliar o debate a respeito da atuação do contador.

A abertura e o encerramento do evento serão realizados na Acema. Nos dias 5, 6 e 7, um workshop e apresentação de trabalhos estarão acontecendo no auditório do Diretório Acadêmico do Centro de Estudos Sócio-Economicos (Dacese), no bloco 125, no câmpus da UEM. Durante o mesmo período, outro workshop será desenvolvido no anfiteatro Ney Marques, também na Universidade.

As inscrições para a Semana custam R$ 40,00 e devem ser feitas no site www.dcc.uem.br/semana2010.

Os dois candidatos que encabeçam as pesquisas para assumir o governo do Paraná participam de eventos na UEM, entre hoje e amanhã (2 e 3). Na pauta, a política de ensino superior para o Estado.

Nesta quinta-feira (2), às 19 horas, Beto Richa se reúne com a comunidade universitária na Sala dos Conselhos Superiores, que fica no bloco da reitoria da UEM.

Na sexta-feira é a vez de Osmar Dias conversar com servidores, alunos e professores. A reunião está marcada para as 19 horas, no auditório do PDE, localizado no bloco 33.

Estão abertas as inscrições para mais um curso do Projeto de Extensão Educação Financeira Sustentável, oferecido aos servidores e professores da UEM, pela Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT). Além de aprender a economizar, as aulas contam com dicas de investimentos.

O curso Educação Financeira Sustentável: base para a prosperidade - Turma 3 está previsto para começar no dia 20 deste mês e vai até 1º de novembro. As aulas são realizadas somente às segundas feiras, das 19h às 22h, na sala 17, do Bloco 104. Os ministrantes são os professores Antonio Zotarelli (DCO) e Massakazu Takakura (DCC), além da psicóloga Clisalva Gomes Silva (PRH/DCT).  

As vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas na sala 2, do Bloco 104. Informações pelos ramais 4264 ou 4038.