Notas

A vida, a obra e o pensamento do filósofo francês Auguste Comte e a cultura e a história em Gramsci são temas de dois minicursos que o Departamento de Fundamentos da Educação da UEM promove. O primeiro será ministrado por Sergio Tiski, professor da UEL, no dia 24 de abril, das 7h45 às 18 horas, no auditório do Bloco F-67 (CCE). O outro será ministrado por José Mario Angeli, também da UEL, no dia 22 de maio, das 7h45 às 18 horas, no auditório do Bloco F-67 (CCE).

Tiski abordará dados biográficos e obras de Comte (1798-1857), assim como sua ligação com o Positivismo. Angeli enfocará temas como Estado e Cultura; Estado e as Relações de Hegemonia; O Papel dos Intelectuais; Concepção Gramsciana de História; e História e Cultura.

Ambos tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação. As inscrições para o primeiro curso podem ser feitas até 23 de abril no site www.dfe.uem.br e para o segundo, até 21 de maio. Cada um tem a taxa no valor de R$ 20,00. Outras informações no DFE, Bloco I-12, sala 10, fone 3011-4839 ou pelo site.

Esta aberta a inscrição para o prêmio “O Mundo Precisa de Ciência, a Ciência Precisa de Mulher”, promovido pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura, L’oreal Brasil e a Academia Brasileira de Ciências.

O objetivo do concurso é premiar pesquisas realizadas por mulheres nas áreas de biomedicina, biologia, saúde, física, química e matemática, visando desenvolver, incentivar e apoiar a participação das mulheres brasileiras no cenário científico do país.

O concurso oferece sete bolsas - auxílio no valor de 20 mil dólares. Entre 2006 e 2009, vinte e seis jovens e talentosas cientistas brasileiras tiveram seus trabalhos premiados.

Leia o regulamento no site: www.abc.org.br/loreal

A Universidade Estadual de Maringá, por meio do Programa Multinacional de Estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e do Adolescente (PCA), e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua – Comissão Local de Maringá promovem a palestra Educação Social e Novas Formas de Controle Social – hegemonias e resistências. O tema será abordado por Violeta Nuñez, professora titular de Pedagogia Social da Universidade de Barcelona, Espanha, no dia 19 de abril, a partir das 19 horas, na UEM, Anfiteatro Ney Marques. Outras informações no PCA, fone 3011-4384.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), gestão Chapa Quente - O Bonde do Amor, promove no dia 1º de abril, às 20 horas, no auditório do Dacese, aula magna com o professor Márcio Pochmann, do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Campinas e atual Presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA. A aula tem como tema Políticas Econômicas e as Perspectivas para o Brasil.

A primeira Jornada da Liga Acadêmica de Bioética ocorre nesta sexta-feira e no sábado, dias 26 e 27, na sede do Conselho Regional de Medicina à Rua das Azaléias, nº 209, em Maringá.

Na sexta-feira, às 19h30, o professor  José Miguel Viscarra Obregón profere a palestra Introdução à Bioética. Obregón é docente do Departamento Medicina da UEM e orientador da Liga Acadêmica de Bioética.

A Arte de Cuidar numa Percepção Bioética é o tema da palestra que será proferida no sábado às 10 horas. O palestrante será José Eduardo Siqueira, doutor em Bioética pela Universidade do Chile, coordenador do Núcleo de Bioética da UEL e pesquisador da cátedra de Bioética da Unesco.Siqueira também foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioética.

A organização do evento é da Liga Acadêmica de Bioética da UEM. O grupo estará nesta quinta e sexta-feira na saída do Restaurante Universitário efetivando inscrições nos seguintes horários: das 11h30 às 12h30 e das 18h30 às 19h30. As inscrições ainda podem ser feitas no local do evento, na sexta-feira. Será cobrada uma taxa no valor de R$ 7,00. Informações pelo fone 9805-2775, com Andrei.