Aluno na França 3

José Emanuel Pereira graduou-se em 2023 pela UEM, se classificou em 6º lugar e dará aulas de cultura brasileira

Formado em Letras-Francês, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), José Emanuel Pereira foi selecionado no processo seletivo da France Education International, programa do governo Francês, para atuar como professor assistente de Língua Portuguesa na França. Ele ocupa o 6º lugar entre os 20 brasileiros selecionados para a metrópole francesa. A UEM é a única universidade estadual do Sul do país selecionada.

Ao todo são 31 estudantes escolhidos, 20 para a metrópole francesa, nove para a Guiana Francesa e dois para Martinica. O objetivo do programa é difundir a cultura e a diversidade linguística, além de ser uma oportunidade para brasileiros vivenciarem a língua e a cultura francesas ao ensinarem o português. O estudante será responsável pelas aulas sobre a cultura brasileira.

Pereira compartilha que está muito feliz e grato pela oportunidade. “Sempre foi o meu sonho, desde que escolhi estudar francês na UEM, conhecer a França e a sua cultura”, comenta ele, recordando que conheceu o processo seletivo por meio da indicação de uma professora durante a graduação.

A seleção pertence ao Programa de Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa na França, fruto da parceria entre a França e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O programa terá duração de sete meses, com início em 1º de outubro de 2024 e término em 30 de abril de 2025.

José Emanuel Pereira é graduado em Letras com habilitação em Língua francesa, Língua portuguesa e Literaturas Correspondentes pela UEM. Ele também é instrutor no Programa Paraná Fala Francês (PFF) e atuou como preceptor de Língua Francesa no Programa de Integração Estudantil (Prointe), ambos na UEM. Além disso, trabalhou como professor temporário de Língua Portuguesa na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) e atualmente é estudante de Pedagogia pela UEM.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)