Unati

Ferramenta de gestão on-line de matrículas e registros de alunos é fruto de parceria com outros departamentos da UEM

Na última quinta-feira (18), a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), lançou um novo sistema de gestão das matrículas e registros dos alunos. Desenvolvido com o apoio do Núcleo de Processamento de Dados (NPD) e do Departamento de Informática (DIN), essa ferramenta visa simplificar e agilizar o processo de inscrição e acompanhamento das disciplinas oferecidas pela Unati.

Esse sistema possibilita que os candidatos realizem suas inscrições de forma totalmente on-line. Quando as vagas são preenchidas, o sistema automaticamente coloca o aluno em uma lista de espera, garantindo agilidade e eficácia ao processo. Além disso, o mecanismo oferece ferramentas para que os gestores possam cadastrar disciplinas, turmas e professores, realizar matrículas, controlar a frequência dos alunos, enviar e-mails em massa e gerar relatórios gerenciais, proporcionando uma gestão mais precisa.

Uma das principais características é a atribuição de e-mails institucionais aos alunos da Unati, iniciados com "un", de forma semelhante aos alunos de graduação, "ra", aos de pós-graduação, iniciados com "pg". Essa iniciativa proporciona a integração dos estudantes ao ambiente acadêmico, facilitando a comunicação e o acesso aos recursos oferecidos pela universidade.

O sistema foi desenvolvido utilizando técnicas modernas, com layouts limpos e uma estrutura intuitiva que permite sua execução em computadores desktop, tablets e smartphones, proporcionando maior acessibilidade aos usuários.

A ferramenta representa mais um passo rumo à excelência na educação oferecida pela UEM, reafirmando o compromisso da instituição em promover o ensino inclusivo e acessível a todos.

O acesso ao novo sistema pode ser feito por meio deste link.