20240418 cmm 096e

Projeto formou faixas pretas e contribuiu para a formação de alunos da Instituição

Foto: Cauê

Hoje (18), no plenário da Câmara de Maringá, durante a sessão ordinária, o professor, sensei e pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maurício Reinert do Nascimento, recebeu homenagem pelo projeto de extensão "Aikido Paraná Dojo UEM", com a entrega do Brasão do Município e o título do Mérito Comunitário. O autor do projeto foi o vereador e vice-presidente da Câmara de Maringá, Mário Verri (PT).

"Sabemos da importância do Aikido não apenas como uma arte marcial japonesa, mas também como uma prática que promove o equilíbrio físico e mental. O projeto na UEM liderado pelo sensei Maurício Reinert hoje é referência e orgulho para Maringá, por isso a nossa justa homenagem que vem coroar uma década do Aikido Paraná Dojo UEM", afirma Verri.

Há 10 anos em atividade na universidade, o Aikido Paraná Dojo UEM foi inspirado nos princípios de Morihei Ueshiba (o fundador do Aikido) e também nos ensinamentos de Fujita Shihan (1937-2014), uma das maiores autoridades do Aikido no mundo e que enfatizava a importância de se levar o Aikido para as universidades, por serem locais de formação e transformação da sociedade.

"Em 2013, depois de cinco anos em Maringá trabalhando na UEM e de 16 anos de treino, resolvi levar a proposta de ensinar Aikido dentro da universidade. O Departamento de Educação Física (DEF) acolheu muito bem a proposta e integramos o Aikido no projeto de extensão da Coordenação de Desportos e Recreação (CDR)", conta o sensei Reinert.

Nesses 10 anos, o Aikido Paraná Dojo UEM já formou faixas pretas e contribuiu para a geração de alunos da UEM, seja em aulas, apresentações, trabalhos e estágios, contando com a presença de mestres brasileiros e internacionais. "O mais importante é o treinamento contínuo no dia a dia do tatame, no qual transmitimos os preceitos de O-Sensei de harmonia com o outro e com a natureza", conclui Reinert.