I CBEM

Evento terá participação de mais de 120 estudantes, pesquisadores e profissionais de todo o Brasil e do exterior

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebe, a partir da próxima segunda-feira (15), o 1º Congresso Brasileiro de Estruturas Mistas (CBEM). O evento, que ocorre durante três dias - até quarta-feira (17) -, é o primeiro do tipo no Brasil.

O Grupo de Pesquisa em Análises Numéricas (GPNum), o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV), o Departamento de Engenharia Civil (DEC) e o Centro de Tecnologia (CTC), todos vinculados à UEM, atuam na organização do congresso.

Segundo os organizadores, ainda não havia, no país, nenhum evento destinado exclusivamente ao debate sobre estruturas formadas por diferentes tipos de materiais, como aço e concreto ou madeira e concreto.

A primeira edição do CBEM visa criar uma tradição de aprendizado e colaboração entre estudantes, pesquisadores e profissionais da área. A programação inclui palestras, minicursos e a mostra de 50 trabalhos científicos da área, além de uma apresentação musical na abertura do evento.

As atrações ocorrerão no Bloco C-67 do câmpus sede da UEM, e algumas delas terão transmissão pelo canal do CBEM no YouTube. No caso dos minicursos, a participação remota será feita via Google Meet, por meio de um link a ser enviado aos participantes.

Participações nacionais e internacionais

Com inscrições já encerradas, o CBEM terá ao menos 124 participantes, que representam 40 Instituições de Ensino Superior (IES) das cinco regiões do país. Entre os palestrantes, estão pesquisadores de sete universidades brasileiras e um do Instituto Politécnico de Bragança, de Portugal, que se apresentará remotamente. A modalidade remota ainda permitirá a colaboração de inscritos da França, do Peru, de Luxemburgo e da Colômbia.

Além de estudantes, professores e pesquisadores, participarão do evento empresários e profissionais de grandes empresas do setor no Brasil. Segundo o presidente da comissão organizadora do CBEM e diretor de Pós-Graduação da UEM, Carlos Humberto Martins, a promoção de networking entre os participantes é um dos objetivos do evento.

“Será um ambiente propício para o intercâmbio de ideias e experiências entre os diversos participantes envolvidos no projeto e na execução de estruturas mistas, além de atividades de pesquisa, inovação, sustentabilidade e ensino relacionadas à área. Estes temas estão alinhados com a expansão e a consolidação desse sistema construtivo no setor da construção civil brasileira”, afirmou.

Além de registrados nos anais do evento, os 50 trabalhos apresentados no CBEM serão publicados em uma edição especial da Revista Tecnológica da UEM.

A participação no congresso oferece certificação de até 24 horas, com carga horária adicional de duas horas por minicurso. Os apresentadores de projetos também receberão certificado.

Para mais informações ou consultas sobre a possibilidade de abertura de novas vagas, é possível contatar a comissão organizadora do evento pelo e-mail cbem@uem.br, ou pelos telefones (44) 3011-4140 e (44) 99125-5848. A programação completa do CBEM pode ser consultada no site oficial do evento.

1º Congresso Brasileiro de Estruturas Mistas

Data: segunda (15) a quarta-feira (17), a partir das 8h.

Local: hall principal, auditório e salas de aula do Bloco C-67, no câmpus sede da UEM.

Transmissão remota: YouTube. No caso dos minicursos, a participação será via Google Meet, por meio de link a ser enviado aos participantes.

Programação completa: no site oficial do evento.

Dúvidas ou consultas: cbem@uem.br, (44) 3011-4140 ou (44) 99125-5848.