Assinatura UEM MP meditação 01Termo foi assinado pela reitora em exercício, Gisele Mendes, e o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Ministério Público do Paraná (MP-PR) firmaram na segunda-feira (8) acordo de cooperação técnica entre as instituições. O termo objetiva o desenvolvimento e a execução conjunta do projeto de extensão “Terapias alternativas como ferramentas para o desenvolvimento do bem-estar individual e coletivo" junto à rede pública de ensino, nas regiões metropolitanas das Comarcas de Maringá e de Curitiba. O acordo foi assinado pela reitora em exercício da UEM, Gisele Mendes, e pelo procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia. 

O projeto de extensão é desenvolvido na UEM desde 2019 em parceria com a Associação Internacional de Meditação (SIM). O objetivo central da proposta é capacitar pessoas para a meditação transcendental, formando grupos que possam realizar a prática em conjunto e beneficiando quatro principais áreas da vida: potencial mental, saúde, relacionamentos e sociedade. 

O coordenador do projeto, professor Celso Conegero, entende que esta parceria significa um ganho muito importante, tanto para a UEM, quanto para a comunidade que vai ser atendida. “Nas escolas, levaremos o projeto Tempo de Silêncio por meio da técnica de meditação transcendental. Desta maneira estaremos contribuindo para a diminuição da violência e melhorando as relações interpessoais no ambiente educacional.” 

Segundo o documento, a cooperação técnica terá vigência de cinco anos e o acordo não poderá ser prorrogado, devendo ser firmado um novo termo para continuidade. 

Giacoia estava bastante emocionado, em seu pronunciamento, pois o dia de ontem era o último de sua gestão. Ele fez uma retrospectiva dos anos no Ministério Público e da amizade com o promotor de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto. O procurador-geral da Justiça também apontou a importância deste projeto de extensão da UEM para o bem-estar físico e emocional das pessoas, elogiando a Universidade e a promotora de Justiça Laís Letchacovski pelo apoio irrestrito ao projeto. 

A reitora em exercício falou sobre a importância do projeto e do acordo. “Agradeço a oportunidade de estar aqui, fincando essa aliança com o Ministério Público, que mais do que uma cooperação técnica que irá propagar a prática de meditação é uma importante parceria entre as instituições. O projeto funciona há cinco anos na UEM, a partir de um convênio com a Associação Internacional de Meditação, que acaba de ser renovado por mais cinco anos. É muito bom saber que ele vai passar a abranger a rede pública estadual de ensino das regiões metropolitanas de Curitiba e Maringá, capacitando não só alunos, mas também professores e técnicos que atuam nessas escolas.” 

Assinatura UEM MP meditação 02

Além do procurador-geral de Justiça e da reitora em exercício da UEM, também estiveram presentes o procurador-geral da UEM, Geovanio Rossato, o coordenador do projeto e do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM, Celso Conegero; a promotora de Justiça e voluntária do projeto, Laís Letchacovski; o procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto; o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa; e o procurador de Justiça aposentado e assessor do procurador-geral, Luiz Celso de Medeiros. 

Entre os participantes, Letchacovski, Sotto Maior e Costa falaram sobre os efeitos positivos da prática da meditação e o quanto essa terapia alternativa mudou a vida deles.