Simpósio Enfermagem PixabayCelebrando uma década, evento acontece de 15 a 17 de maio; inscrições podem ser feitas on-line até 14 de maio

Estão abertas as inscrições para o X Simpósio Internacional de Enfermagem (Sienf), que será realizado de 15 a 17 de maio, no auditório do Bloco B33, no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). De acordo com a coordenadora do Sienf 2024, professora Débora Moura, a edição deste ano é especial pois celebra uma década de existência do evento.  

O tema do evento, "Romper 'bolhas' no mundo atual para o resistir e o coexistir da Enfermagem", é o mesmo proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) para a Semana Brasileira de Enfermagem deste ano. A proposta é provocar uma reflexão sobre as conquistas e desafios da Enfermagem no mundo atual a partir de um olhar integral e inclusivo com foco na equidade, bem como o fortalecimento das organizações políticas da categoria para fazer frente aos problemas que comprometem o trabalho digno. 

A programação contará com palestras, minicursos e convidados nacionais e internacionais, atraindo docentes e discentes da UEM, de outras instituições de ensino, profissionais do Hospital Universitário de Maringá, da 15ª Regional de Saúde do Paraná, da Secretaria Municipal de Saúde de Maringá e de outros setores de saúde.  

A palestra de abertura do evento será ministrada pela presidente da seção Paraná, da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), Olga Peterlini. O tema de sua palestra é: A Enfermagem no mundo do trabalho atual: precisamos romper bolhas?  

No dia 16 de maio, o evento contará com dois palestrantes internacionais. A professora Estela Melguizo Herrero, da Universidad de Cartagena (Bolívia), irá ministrar palestra, das 14h30 às 15h30, sobre os avanços e perspectivas na liderança em Enfermagem na América Latina. Na sequência, das 15h30 às 16h30, o professor Carlos Laranjeira, do Instituto Tecnológico de Leiria (Portugal), irá proferir palestra sobre a experiência de Portugal no projeto de acompanhamento familiar pós-luto. 

Segundo a Comissão Organizadora, o Sienf 2024 será um marco na celebração da Enfermagem, proporcionando oportunidades para compartilhar experiências, intercâmbio de conhecimentos e melhores práticas em diferentes contextos, contribuindo para o avanço contínuo da Enfermagem como uma profissão vital para o sistema de saúde global. 

O evento é organizado pelo Departamento de Enfermagem (DEN), em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O DEN conta ainda com os seguintes parceiros: Programa de Educação Tutorial (PET), Centro Acadêmico de Enfermagem, Associação Atlética Acadêmica de Enfermagem (AAAEnf) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Vigilância do HIV/AIDS e da Tuberculose. 

Os participantes receberão certificado de participação no evento (16 horas) e no minicurso (4 horas).  

SERVIÇO

X Simpósio Internacional de Enfermagem

Data:  de 15 a 17 de maio de 2024

Local:  auditório do Bloco B33, no câmpus sede da UEM

Prazo de inscrições: até 14 de maio de 2024

Programação e inscrições: site do evento 

Mais informações: Contatar a Comissão Organizadora pelo e-mail: cosienfuem@gmail.com