Missão Europa edit

Representada em comitiva do governo estadual, instituição firmará acordos de cooperação com universidades europeias

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) integra, a convite da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), uma comitiva do governo estadual que partiu, ontem (5), em viagem oficial para Suécia e Áustria. A delegação, que ficará na Europa até o dia 14 de abril, conhecerá detalhes sobre o uso de madeira engenheirada na construção civil.

A missão visitará duas cidades suecas - Skelleftea e Estocolmo -, além de Viena, capital austríaca. Um dos objetivos da viagem é firmar parcerias para tornar a aplicação de madeira engenheirada uma política pública em todo o Paraná, com apoio técnico-científico das Instituições de Ensino Superior (IES) e dos institutos técnicos estaduais, como o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

A UEM será representada pelo reitor, Leandro Vanalli, cuja área de pesquisa engloba o estudo de construções em madeira. “O uso da madeira engenheirada tem se difundido cada vez mais no Brasil, e as principais universidades brasileiras, como USP, Unicamp e UFMG, têm centros de pesquisa sobre o assunto. E na UEM não é diferente: o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PCV) tem uma linha de pesquisa na área, da qual eu faço parte”, relatou.

A madeira engenheirada é um material processado industrialmente, a fim de otimizar seu desempenho para uso na construção civil. “O material estrutural é mais leve e resistente que a madeira comum, o que o torna mais durável e de fácil transporte. Outra vantagem da madeira engenheirada é a sustentabilidade, já que é um recurso que provém do reflorestamento e, portanto, renovável”, explicou Vanalli.

Acordos de cooperação internacional

Além de integrar a comitiva estadual, Leandro Vanalli assinará acordos de cooperação internacional com duas instituições europeias - o Royal Institute of Technology, em Estocolmo, na Suécia; e a Boku University, em Viena, na Áustria. Ambas instituições contam com núcleos de pesquisa e tecnologia em diferentes áreas, incluindo as construções em madeira engenheirada, tema central da viagem.

“Os acordos de cooperação têm oportunizado que servidores e estudantes complementem suas formações e se aperfeiçoem, além de serem uma estratégia importante para que as universidades se consolidem cada vez mais, com compartilhamento de tecnologia, transferência científica e evolução nos rankings internacionais”, destacou o reitor.

As tratativas para os acordos foram lideradas pelo Escritório de Cooperação Internacional (ECI) da UEM. “A Universidade vive um momento único na internacionalização, sendo muito procurada para novas parcerias. A UEM tem feito um grande esforço nessa área, nos últimos anos, sobretudo pelo belo trabalho do ECI”, enfatizou.

Agenda

A primeira parada da delegação será em Skelleftea, no norte da Suécia. Uma das atrações visitadas será o Hotel The Wood, cujos 20 andares são totalmente construídos em madeira.

Em Estocolmo, a comitiva conhecerá um bairro planejado com diversas construções em madeira engenheirada. Ainda na capital sueca, Leandro Vanalli assinará o acordo de cooperação entre a UEM e o Royal Institute of Technology.

Os últimos dias da viagem serão em Viena, sede da Boku University, com a qual a UEM também firmará termo de cooperação. A visita da comitiva à Áustria terá programação focada em empreendimentos residenciais que utilizam construções em madeira.

Comitiva

Além de UEM e Seti, a delegação do governo do Estado será composta por integrantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), o Instituto Água e Terra (IAT), o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, a Fundação Araucária (FA) e a Paraná Projetos também estarão representados na comitiva.

Ainda participarão membros de prefeituras, órgãos federais, entidades de classe e do setor produtivo, empresários e profissionais especializados do setor madeireiro.