Conferência 1

Objetivo foi discutir ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável

Nesta semana, ocorreu a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná, no auditório do campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Curitiba. A vice-reitora da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Gisele Mendes representou a instituição na abertura do evento. Além disso, participaram representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), da Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi), juntamente com outras 600 pessoas que lotaram o local.

O objetivo do evento foi discutir ciência, tecnologia e inovação para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico sustentável com base no conhecimento.

Com o tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento, a programação contemplou sete grupos de trabalho com diferentes temas, como financiamento da pesquisa, permanência de pesquisadores no Brasil, inovação nas empresas, programas e projetos estratégicos, divulgação científica, juventude e inclusão social.

Durante a solenidade de abertura, o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, ressaltou o compromisso do governo com a ampliação de investimentos para o avanço científico. “A ciência do Paraná vive um momento ímpar, com investimentos nunca antes alcançados, o que reflete diretamente para que o Estado esteja em terceiro lugar no ranking de competitividade nacional, com impacto direto nos resultados econômicos”, afirmou.

Ele ressaltou o aumento recente no orçamento para a ciência, tecnologia e inovação, que corresponde a 2% da receita tributária, conforme estabelece a constituição estadual. “Em 2022, foram destinados R$ 100 milhões para o financiamento de projetos em várias áreas do conhecimento e no ano passado o valor aumentou para R$ 511 milhões”, explicou o secretário. Neste ano o montante chega a R$ 708 milhões. Os recursos são oriundos do Fundo Paraná de fomento científico e tecnológico, administrado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, comentou sobre a importância da participação da instituição no evento, destacando: "Foi importante porque é uma conferência que diz respeito à ciência, tecnologia e inovação, de maneira que a gente valorize o conhecimento produzido nas universidades, para que ele possa ter uma serventia para a sociedade e ser produzido aqui dentro. Ou seja, são demandas que não são da gente para a gente mesmo, mas demandas produzidas da sociedade para as universidades, as sete universidades. Assim, a gente consegue atender essa demanda social e não ficar dentro de si mesmo fazendo pesquisas que muitas vezes têm importância mais para nós do que para a comunidade externa".

Mendes também destacou o papel da inovação, mencionando: "A entrada da inovação aconteceu na Constituição de 1988. Antes, eram apenas Ciência e Tecnologia. A partir de 2015, veio a emenda constitucional 85, que trata especificamente da inovação. Esta é justamente o produto desse conhecimento da ciência, levando a novidades que revolucionam a sociedade, tornando nossa vida mais palatável, mais fácil".

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), Mauro Antonio da Silva Sá Ravagnani, "essa conferência é parte da Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que deveria ter acontecido alguns anos atrás. Ela estava prevista para ocorrer a cada 10 anos, mas desde 2010 não foi realizada. Então, ela ocorre nos estados e depois haverá uma segunda conferência em nível regional. Aqui em Curitiba, nos dias 25 e 26 de abril, teremos a Conferência Regional Sul, com a participação dos três estados do Sul: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os pontos levantados durante os grupos de trabalho serão enviados para a Conferência Nacional, que ocorrerá no início de junho, em Brasília".

Os participantes do evento também puderam conferir ao longo dos dois dias de programação os principais projetos de ciência, tecnologia e inovação no espaço do Programa Paraná Mais Ciência, que operacionaliza a aplicação do Fundo Paraná, conforme o Plano Plurianual do Estado (PPA).

PARCERIA

As conferências contaram com o apoio de diferentes instituições de ensino superior: UTFPR; Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila); Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Instituto Federal do Paraná (IFPR); Universidade Estadual de Maringá (UEM); Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP); Universidade Estadual do Paraná (Unespar); Universidade Virtual do Paraná (UVPR);  Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e Universidade Positivo (UP).

PRESENÇAS

A conferência contou com a presença de autoridades governamentais, acadêmicas e institucionais, tais como:

Luciana Carla da Silva Azevedo, controladora-geral do Estado

Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária

Deputados estaduais Márcia Huçulak e Fábio Oliveira

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da UTFPR

Irmão Rogério Renato Mateucci, reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Salete Paulina Machado Sirino, reitora da Unespar

João Scandolara, presidente da União Paranaense de Estudantes (UPE)

O evento foi organizado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), encerra hoje (4), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba.

Com informações da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti)