2018 09 04 Fachada da Reitoria com Ipe MG 8343

Dados representam a qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado e aumentam em relação a 2019

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) mais uma vez consolida seu caráter de qualidade no ensino e excelência em dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/Ministério da Educação). No Índice Geral de Cursos (IGC), a UEM se mantém com o conceito 4, considerado alto, desde 2007.

No IGC contínuo, foi apresentado um aumento: de 3,6485 em 2019 para 3,8522 em 2022. Ainda comparando os dois anos, foram observados aumentos nos seguintes componentes: Conceito Médio de Graduação (de 3,0194 para 3,2028); Conceito Médio de Mestrado (de 4,54 para 4,6420) e Conceito Médio de Doutorado (de 4,8267 para 4,8974).

Para o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PLD), Maurício Reinert, esse desenvolvimento é reflexo do trabalho e dedicação de toda a comunidade UEM, discentes, docentes e agentes universitários na busca de excelência acadêmica, além de trazer um impacto positivo para a sociedade paranaense. “Temos muito a aprender e evoluir, por isso os resultados dos indicadores serão utilizados para que possamos melhorar ainda mais nos próximos anos”, comenta Reinert.

Cálculo do Índice

O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio e dos conceitos Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dos programas de pós-graduações stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de cada curso. Além da distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.

O índice compõe um dos três indicadores de qualidade da Educação Superior de 2022, junto com os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o CPC. Ambos são elaborados pelo Inep.

Os indicadores são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022, divulgado em outubro de 2023. Na edição, foram avaliados os seguintes cursos da universidade: Ciências Econômicas, Administração, Direito, Psicologia, Secretariado Executivo Trilíngue, Ciências Contábeis (câmpus de Maringá e Cianorte), Serviço Social (câmpus de Ivaiporã) e Administração Pública EaD.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)