capa

Por meio de projetos de extensão, estudantes vão analisar dados que não podem ser avaliados apenas em estudos qualitativos

No dia 26 de março, representantes do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) se reuniram para convidar o Departamento de Estatística (DES) e o Programa de Pós-graduação em Bioestatística (PBE), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), para realização de projetos de extensão de análise de dados hospitalares pelos alunos. Em um movimento de possível integração do DES com o HUM, os docentes do departamento também foram convidados a conhecer os serviços ofertados pelo hospital. 

Estiveram presentes na reunião os representantes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Centro de Controle de Intoxicações, Escritório de Qualidade e do Serviço Transfusional do HUM. Além da diretora de Assistência, Rita Cristina Cardoso Cestari; a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão, Gisleine Elisa Cavalcante da Silva; o assessor Técnico Administrativo, Valmir Durante. 

A proposta é de que os estudantes de graduação e pós-graduação realizem a análise descritiva dos dados hospitalares que não podem ser analisados apenas em estudos qualitativos. Conforme a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Mariluci Pereira de Camargo Labegalini, esta parceria “é uma ferramenta importante e segura, que subsidia a gestão hospitalar na interpretação de dados coletados, gerando indicadores para tomadas de decisões”. 

O encontro teve resultados positivos e ambas as partes demonstraram interesse na parceria, que deverá ser oficializada pela superintendente do HUM, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)