Arte 60 anos golpe militarEvento, gratuito, será no dia 5 de abril, às 19h, no câmpus sede da UEM, reunindo docentes e especialistas no tema

Os 60 anos do golpe de Estado no Brasil que depôs o presidente João Goulart, colocando fim à Quarta República e iniciando a ditadura militar que duraria 25 anos, será o assunto de uma mesa de debates no dia 5 de abril, às 19h, no anfiteatro Ney Marques, câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

A iniciativa é do Instituto Paranaense de Estudos Geográficos, Econômicos, Sociológicos e Políticos (Ipegesp), que tem na diretoria, professores, agentes universitários e estudantes da UEM. 

Com o tema "Os 60 anos do golpe empresarial-militar de 1964, mesa de debates", o evento terá, como palestrantes, o presidente do Ipgesp, professor Manuel José Espech Almeyda; o professor do Departamento de História (DHI) da UEM, Reginaldo Dias; e a musicista Samire Souza Ferreira, do Curso de Artes Cênicas da UEM, que falará sobre arte e música de resistência na ditadura. 

Além de resgatar a memória do golpe que tirou do poder um presidente democraticamente eleito, os organizadores do debate salientam que o objetivo da iniciativa é enfatizar as lições históricas deixadas pelo período da ditadura, principalmente sua relação com o imperialismo e com os interesses de classe dos que patrocinaram esse golpe. 

Para participar do evento não é necessário fazer a inscrição. O debate, gratuito, é aberto a todas as pessoas interessadas, das comunidades interna e externa à UEM. Outras informações pelo telefone (44) 99823-8807.