2018 09 04 Fachada da Reitoria com Ipe MG 8373

Sorteio do número de vagas reservadas a PcD e afrodescendentes em concursos públicos terá transmissão pelo YouTube

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), anunciou a data e o local do sorteio da distribuição de vagas reservadas a Pessoas com Deficiência (PcD) e afrodescendentes nos concursos públicos em andamento para a contratação de docentes.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, o sorteio será realizado na próxima terça-feira (2), a partir das 8h, no Núcleo de Educação à Distância (Nead), localizado no Bloco H-01 do câmpus sede da Universidade. Os interessados também podem acompanhar de forma presencial a realização do sorteio, organizado pela Divisão de Recrutamento e Seleção (RES), da Diretoria de Recursos Humanos (DRH), vinculada à PRH.

Em cumprimento à instrução normativa nº 002/2024-PRH, os percentuais previstos na legislação para reserva de vagas a PcD e afrodescendentes - pretos ou pardos - serão calculados sobre a soma do número de vagas ofertadas nos editais de número 185, 186, 187, 208, 209, 229 e 230/2024-PRH. Os sete editais totalizam 152 vagas.

Assim, serão reservadas oito vagas para PcD e 15 para afrodescendentes, conforme a legislação estadual vigente, que determina o percentual mínimo de vagas reservado a cada categoria - 5% para PcD e 10% para afrodescendentes. O sorteio de terça-feira (2) definirá quais áreas do conhecimento terão vagas reservadas aos candidatos cotistas.

Caso não haja candidatos aprovados ou habilitados às vagas reservadas a PcD ou afrodescendentes, as vagas serão preenchidas pelos demais candidatos de ampla concorrência, conforme a ordem geral de classificação. Nesse caso, segundo a PRH, o quantitativo de vagas reservadas a cotas será somado ao percentual do próximo concurso de contratação docente aberto pela UEM.

O edital nº 106/2024-PRH, que contém as retificações da metodologia aplicada, e a instrução normativa nº 002/2024-PRH podem ser consultados no site oficial da RES. No mesmo endereço, encontram-se os editais referentes aos concursos públicos em andamento.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a RES pelo e-mail concurso@uem.br ou pelo telefone e Whatsapp (44) 3011-4352.