WhatsApp Image 2024 03 25 at 09.49.50

Recursos destinados por meio de emenda parlamentar serão usados em políticas de inclusão e permanência estudantil

Uma emenda parlamentar da deputada federal Carol Dartora (PT) destinou R$ 200 mil à Universidade Estadual de Maringá (UEM). O recurso será aplicado em políticas de inclusão e permanência estudantil, com foco na assistência a alunos cotistas da instituição.

A oficialização da emenda ocorreu na última quinta-feira (21), no Auditório do Bloco B-33, no câmpus sede da Universidade. Carol Dartora esteve na Universidade como palestrante do “16° Café, Mulheres e Políticas”, organizado pela Organização Não-Governamental (ONG) Maria do Ingá Direitos da Mulher. A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes, também participou do evento, no qual foi assinada a destinação dos recursos à Universidade.

As tratativas para a elaboração da emenda parlamentar começaram em uma outra visita de Carol Dartora à Universidade, em 2023. Na ocasião, a vice-reitora e a deputada federal conversaram sobre o possível repasse de verbas para a UEM.

Os recursos designados na última quinta-feira (21) serão direcionados a ações de assistência e permanência estudantil a estudantes que ingressaram na instituição por meio de cotas para pessoas negras. As iniciativas contempladas fazem parte das políticas de inclusão da atual gestão.

A vice-reitora, Gisele Mendes, agradeceu à deputada federal pela atuação junto à defesa das minorias na UEM. “Não adianta termos apenas cotas para entrada, precisamos da permanência do estudante cotista na Universidade. Temos cotas para várias minorias, e isso é muito bom, mas, muitas vezes, o estudante não tem como se manter. Por isso, é importante que esse recurso seja empregado na área da permanência e da assistência aos estudantes”, destacou. “Que possamos promover, cada vez mais, a igualdade e a inclusão dentro da Universidade”, frisou.

Presenças

Além de Carol Dartora e Gisele Mendes, estiveram presentes ao evento a coordenadora do grupo Conectadas UEM, Josiane Pinheiro, os representantes do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-brasileiros (Neiab/UEM) Josiane Oliveira e Delton Felipe, a coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Diversidade Sexual e Gênero (Nudisex/UEM), Eliane Rose Maio, a psicóloga do Núcleo Maria da Penha (Numape/UEM), Lorena Maria da Silva, e o diretor do Escritório de Cooperação Internacional (ECI/UEM), Marcio Pascoal Cassandre.

Também compareceram outras autoridades locais e regionais, como o assessor do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), Luis Antônio Rocha, os ex-vereadores de Maringá Humberto Henrique e Vilma Garcia e a representante do Partido dos Trabalhadores (PT) em Maringá, Clarice Gravena.

Movimentos sociais, coletivos e entidades de classes também estiveram representados no evento. Participaram a presidente do Fórum Maringaense de Mulheres, Celene Tonella, a representante do Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques (Imneam), Eva Santos, a representante do Coletivo Ana Montenegro, Thais Ferraiol, e a fundadora do Instituto Sefaz, Thaise Roth. A vice-secretária de saúde do trabalhador do Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Ensino de Maringá (Sinteemar), Marilda Pereira, e a representante da Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), Ester Constantino, também prestigiaram a palestra.