Foto da palestraPalestra trouxe uma reflexão sobre a importância do cirurgião-dentista para identificar casos de lesões associadas a abusos

O Departamento de Odontologia (DOD), da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoveu a palestra intitulada “A importância da parceria dos profissionais de saúde com o Conselho Tutelar e o fortalecimento da Rede de Proteção” no dia 13 de março, que foi ministrada por Lia Chicoski. 

Lia Chicoski é Conselheira Tutelar (gestão 2020/24 e 2024/28), possui graduação em Administração de empresas pela UEM, com especialização em Direitos da Criança e do Adolescente.

A palestra, destinada aos alunos dos 4° e 5° anos do curso de Odontologia da UEM, possibilitou a reflexão sobre a importância do papel do cirurgião-dentista na identificação de lesões associadas a maus tratos e abusos de crianças e adolescentes em vulnerabilidade, para direcioná-los aos Conselhos Tutelares. 

Neste caso, é de extrema importância que sejam acompanhados pelo conselho tutelar com procedimentos de atendimento, notificação e encaminhamento. Estavam presentes Josely Emiko Umeda, Suzana Goya e Tânia Harumi Uchida, do DOD. 

No final da palestra, as professoras comentaram sobre a importância da articulação de uma rede intersetorial no atendimento e na proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência.