2024 03 25 Emenda Parlamentar Deputada Federal Tadeu Veneri 8574

Ofício de liberação dos recursos foi entregue à Reitoria da Universidade na última sexta-feira (23)

Galeria de fotos

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu, na última sexta-feira (23), um ofício com a liberação de emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Veneri (PT), no valor de R$ 500 mil. Em reunião no Gabinete da Reitoria (GRE), a assessora do deputado, Regina de Paula, oficializou a entrega do ofício ao reitor da UEM, Leandro Vanalli.

Os recursos serão destinados a duas importantes iniciativas da UEM. O Projeto de Modernização da Infraestrutura de Armazenamento de Dados dos Programas de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia (CTC) será contemplado com R$ 300 mil. Os outros R$ 200 mil serão direcionados a atividades do Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia). As tratativas para a liberação da verba contaram com intermédio do Escritório de Projetos e Processos (EPP) da Universidade.

O reitor, Leandro Vanalli, expressou gratidão pela atuação do deputado em prol da educação superior, em especial pela liberação da emenda que irá fortalecer a pós-graduação e a pesquisa da instituição. “Que esta parceria entre a UEM e o mandato do deputado federal Tadeu Veneri continue a gerar frutos e benefícios não só para a Universidade, mas para toda a sociedade paranaense”, pontuou.

Assessora do deputado federal, Regina de Paula destacou que a política de destinação de emendas impositivas deve sempre buscar atender às necessidades da base da sociedade, como as universidades. “Uma das funções de um deputado é valorizar a ciência e a tecnologia, pois quando a comunidade acadêmica devolve os resultados das pesquisas relevantes à toda população, o objetivo de sua função é cumprido”, afirmou.

O coordenador técnico do EPP, Sidinei Silvério da Silva, informou que novas demandas da UEM estão em fase final de elaboração e serão, oportunamente, apresentadas ao deputado. “Investimentos como esse são fundamentais para o avanço do conhecimento e a formação de profissionais capacitados”, ressaltou.

Segundo o diretor do CTC, Romel Dias Vanderlei, a liberação dos recursos permitirá a ampliação e a modernização da infraestrutura de processamento de dados do centro. “Hoje, o CTC tem dez programas de pós-graduação, dos quais cinco já oferecem cursos de doutorado. Então, temos uma quantidade grande de pesquisadores, e a maioria das pesquisas trabalha com muitos dados que necessitam ser processados por meio de softwares e máquinas de alto desempenho”, explicou. “O recurso destinado pelo deputado Tadeu Veneri contribuirá significativamente com a melhoria da nossa estrutura de dados para o desenvolvimento das pesquisas do CTC”, completou.

A coordenadora científica do Nupélia, Andréa Bialetzki, lembrou que os projetos do núcleo são conduzidos em conjunto com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (PEA), único programa na área de biodiversidade da região Sul com nota máxima na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Com a vinda deste recurso, pretendemos melhorar a infraestrutura do núcleo para aprimorar a divulgação e a socialização do conhecimento para a sociedade, além de contribuir com a formação de excelência na pós-graduação, adquirindo equipamentos adequados e mais modernos, visando a inovação do conhecimento”, declarou.

Além das autoridades citadas, também estiveram presentes à entrega do ofício o diretor adjunto do CTC, Edwin Vladimir Cardoza Galdamez, a coordenadora do EPP, Gislaine Camila Lapasini Leal, e a coordenadora administrativa do Nupélia, Maria Cecília Olher.