mt em curitibaNesta etapa, foram contemplados servidores da Seti, Seed e Ministério Público do Paraná, em Curitiba

O coordenador do Museu Dinâmico Interdisciplinar, da Universidade Estadual de Maringá (MUDI/UEM), Celso Conegero, esteve em Curitiba, nesta semana, para ministrar o curso “Tempo do Silêncio”, por meio da técnica de Meditação Transcendental. A atividade foi ministrada para servidores das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Educação (Seed) e para integrantes do Ministério Público do Paraná (MPPR).

A Meditação Transcendental faz parte de um projeto de extensão da UEM chamado “Terapias Alternativas como Ferramentas para o desenvolvimento do Bem-Estar Individual e Coletivo”, oferecido em parceria com a Associação Internacional de Meditação (SIM).

Em atividade desde 2019, o projeto visa ofertar, gratuitamente, os fundamentos da técnica de Meditação Transcendental e seus benefícios, com foco em estratégias para melhorar o potencial mental, a saúde, os relacionamentos e a convivência na sociedade.

“Com ampla participação e aceitação, o próximo passo é levar a proposta aos gestores das instituições de ensino superior paranaenses para compartilharmos a origem, como funciona e como a meditação transcendental se diferencia de outras técnicas”, explica o coordenador.

Ainda, segundo Conegero, os praticantes da MT manifestam mudanças significativas no cotidiano em seus depoimentos. Entre elas, dizem que alcançaram uma vida livre de estresse com o uso pleno do potencial físico e mental.

Na foto, ao centro, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona com Celso Conegero (segundo à esquerda) e servidores da Seti, que participaram do curso.

Texto redigido pela bolsista sênior de comunicação do MUDI, Silvia Calciolari