2024 03 13 Forum Temático DCU 60

Evento encerra nesta quinta-feira (14) e contará com a participação especial da secretária estadual de Cultura

Galeria de fotos

O evento reuniu autoridades como a vice-reitora Gisele Mendes, o pró-reitor de Extensão e Cultura da UEM, Rafael SIlva, o secretário municipal de Cultura, Victor Simião, e o diretor de Cultura da UEM, André Luís Rosa. Também estiveram presentes professores, estudantes, agentes universitários e alunos egressos, que debateram sobre a produção de arte e as políticas culturais na Universidade.

A vice-reitora falou sobre a importância dos fóruns, paulatinamente construídos, para que cheguem a primeira conferência de cultura e finalmente a uma política institucional de cultura. Segundo Gisele, "A cultura está na Constituição de 1988, dos artigos 215 e 216, a proteção à cultura, a necessidade que o Estado proporcione todo direito à cultura, o acesso a cultura e o respeito a todas as manifestações culturais". Mendes lembrou, ainda, que a Reitoria “garante todo o apoio às atividades culturais da UEM, nos diversos cursos ligados às Artes, e que as artes em geral e, particularmente, a cultura, são uma forma de construção da ciência. A gente não deve entender a arte como algo isolado da ciência, porque arte implica técnica, dança, cultura, teatro. E técnica é ciência, portanto uma forma de fazer tecnologia social. A gente não deve entender diferente. E que merece toda a nossa atenção, e nosso investimento”.

Organizado em quatro etapas, marcadas para os meses de março, maio, junho e julho, os fóruns antecedem a realização da 1ª Conferência de Cultura da UEM, que ocorre em agosto deste ano com o objetivo de aprovar o Plano de Cultura da Universidade. A DCU reforça que a participação nesses eventos e o preenchimento do mapeamento de artistas e agentes culturais, neste link, são passos fundamentais para que a meta do plano cultural seja alcançado.

Para encerrar essa primeira etapa do evento, a secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira, estará presente para abordar temas relacionados à cultura e à produção de arte. A conversa será realizada no auditório da Pró-reitoria de Ensino (PEN), Bloco B-33, às 13h30. Após a fala da secretária, haverá a “mesa 1: quem faz arte na UEM?” às 14h, e a “mesa 2: da UEM para Maringá”, às 16h.

A participação é gratuita e aberta ao público, não sendo necessário realizar inscrição. Para os interessados em assistir às palestras e fazer parte dos debates, basta seguir a programação abaixo e comparecer aos locais nos horários marcados.

14/3 - 8h30 às 12h - Auditório da Biblioteca Central

8h30 às 10h30 -  Mesa 1: quem faz arte na UEM? - com Prof. Dr. Sidmar Gomes (DMC - Artes Cênicas), César Augusto Silva (membro do CMPC e discente do curso de Artes Visuais) e Márcia Regina Paiva (agente universitária/Diretora da BCE)

10h30 às 12h -  Mesa 2: da UEM para Maringá - Victor Simião (Secretário de Cultura de Maringá e mestrando do PGC), Gabriela Narumi (egressa do curso de Artes Visuais) e Miguel Fernando (mestrando do PPH e Presidente do CMPC)

Mediação: Profa. Me. Andréia Anhezini da Silva (DMC - Música)